terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alandroal: Criado “Conselho Consultivo do Presidente da Câmara”

Reforço da Participação dos Cidadãos para Enfrentar os Grandes Desafios que se Colocam ao Concelho

Criar um espaço onde cidadãos, de reconhecido mérito e idoneidade, que não ocupem cargos de natureza política – e que, por origem ou afinidade estão ligados ao Alandroal – são convidados a reflectir em conjunto com o Presidente sobre as grandes linhas de intervenção municipal em matérias de natureza social, económica, cultural, e outras. Com este novo fórum de debate procura-se aumentar as formas e os espaços de participação da sociedade civil na tomada de decisões e na vida autárquica.

Esta reflexão é tanto mais importante, crucial e necessária num momento em que o concelho enfrenta uma crise económica sem precedentes na nossa memória colectiva recente e quando estão em cima da mesa assuntos tão importantes como a Reorganização Administrativa do País, a Reforma do Poder Local ou a procura de modelos de desenvolvimento sustentável para os territórios interiores de baixa densidade.

A reunião de instalação deste órgão não vinculativo, que reunirá trimestralmente, e que tem como missão aconselhar o presidente da autarquia alandroalense decorreu no passado dia 3 de Dezembro com a presença de cerca de 50 conselheiros.


João Grilo, presidente do Município de Alandroal, mostrou-se muito satisfeito com o leque alargado e representativo de personalidades ligadas ao concelho que aceitaram o convite referindo que “esta medida é de extrema importância para um concelho que tem vindo a perder massa crítica e que precisa de se mobilizar para crescer, precisa de unir esforços e estabelecer grandes objectivos comuns capazes de envolver e comprometer a população na construção do seu futuro”.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

27 comentários:

Anônimo disse...

Este conselho tinha alguma credibilidade se as pessoas que o constituem tivessem sido propostas por entidades/pessoas isentas e apartidárias.
O senhor presidente deve-se julgar a pessoa mais idónea do concelho, para tomar ele a iniciativa de andar a convidar os amigos dele para este orgão.
Enfim, é mais uma à Grilo
Isto deve ser tornado público

Brigada 71

Anônimo disse...

Acho que devia convidar quem o tem andado a difamar!!

Anônimo disse...

Pela foto!!! Logo percebemos que é uma reunião de apoiantes MUDA e CDU e 4 ou 5 caras disfarçadas... que andam a ver o que vai dar!!!

Entristece-me mesmo muito ver situções destas no meu concelho, pensava que iriam acabar... Mas não são cada vez mais evidentes!!!!

Do mais deploravél... Pelo menos este conselho devia reunir sem presidencias de presidente do municipio e sem vereadores... apresentar linhas gerais de orientação por escrito ao executivo (Vereador e Presidente). E não nesta rede do quero posso e domino e eu sou Poder....

Mais uma vez... a ideia que esta prevista na lei já algum tempo... foi desperdiçada, por este senhor !!!

francisco tátá disse...

=Pela foto!!! Logo percebemos que é uma reunião de apoiantes MUDA e CDU e 4 ou 5 caras disfarçadas... que andam a ver o que vai dar!!!=

Como "não temo não devo" -assino e identifico-me não só assinando, como mostrando a cara.
Faça o mesmo se tem coragem e diga-me em que "escala estou inserido", para que lhe possa dar a resposta devida, (não aqui, mas pessoalmente)
Chico Manuel

Anônimo disse...

não ficaram todos na foto

Anônimo disse...

Esta tenho mesmo que comentar. Sou do Alandroal, trabalho no Alandroal, etc... Ao olhar para a plateia, gostei de ver algumas pessoas, que conheço e sei que o unico interesse que têm é o Alandroal, não têm interesse económico próprio, até porque alguns já estão reformados, como é o caso do meu amigo Xico Manuel, porque há outros Xicos na plateia.
Tem piada, porque nunca ouvi falar deste conselho, ahhh pois, foi por convite do presidente... Tem piada que isto faz-me lembrar os conselhos de ansiões niponicos. Mas no Japão os jovens aprendem com os mais velhos, porque estão disponíveis para aprender, será que o presidente está? Duvido, mas duvido mesmo.

R. R.

Anônimo disse...

ACERTAREI???

Vêm cá. Emitem sonoras opiniões. Bebem uns sonoros copos. Vão embora silenciosamente. E, POR SUBTIS APROVEITAMENTOS, AGUARDAM PELA QUEDA DA ÁRVORE.

Sempre assim actuaram.

E agora João??? Deste-lhe guarida.

C.N.N. - Na Europa a DEMOCRACIA está "defunta".

No continente americano, NEM SE FALA.

Anônimo disse...

"este conselho devia reunir sem presidencias de presidente do municipio e sem vereadores... apresentar linhas gerais de orientação por escrito ao executivo"

Esta eu acho boa. Não digo que fosse sempre assim, mas quando o Conselho decidisse que havia uma razão forte para o fazer e estivessem de acordo a maioria dos conselheiros, devia excecionalmente poder funcionar assim.

Mas os senhores conselheiros é que sabem como devem atuar.

Anônimo disse...

Só para que saibam o que são os Conselhos, para que servem e como funcionam...

"O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, por ele presidido.

Ao Conselho de Estado compete pronunciar-se sobre um conjunto de actos da responsabilidade do Presidente da República. Deve também aconselhá-lo, no exercício das suas funções, sempre que ele assim o solicite.

O Conselho de Estado é constituído por membros que o são por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam e por membros designados pelo Presidente da República e eleitos pela Assembleia da República."

Anônimo disse...

São os chamados Velhos do Restelo

Anônimo disse...

"Vêm cá. Emitem sonoras opiniões. Bebem uns sonoros copos. Vão embora silenciosamente."

Se alguns beberam foi à conta deles... e aí, ninguém tem nada a ver com isso. Essa já foi a mais.

Anônimo disse...

=Vão embora silenciosamente.=

Bonito!
Isso só demonstra delicadeza.
Quer dizer que mesmo que alguns se embebedassem partiram sem incomodar ninguém.
Um exemplo a seguir.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar o Sr. Presidente da Câmara é livre de criara a sua estrutura pessoal, nunca poderá é evocar que é um conselho consultivo do Presidente da Câmara porque essa figura não existe.
Em segundo lugar parece-me que a CDU não tem nenhum dos seus quadros nessa estrutura, pelos menos pela fotografia não vejo lá ninguem.
Mas penso não estar muito enganado o Grilo está a procurar reconstituir o MUDA uma vez que o actual está todo desarticulado, por isso quem se quiser deixar enganar deixa, eu pelo meu lado penso que é preciso é criar uma alternativa credivel para dar dignidade ao Alandroal.

Anônimo disse...

Obrigado Caramada... (07/12/2011 08:50:00)

Todo o concelho tem a sua opinião!!!

Pois não dá mais para disfarçar, esse Movimento já foi... a ganância do poder que move os Homens de Hoje... assim o perpétuou!!!

Estamos na presença de um "II SHOW Grilesco", na procura de reconstituir algo....

Bem o Povo como diz o "Sr. Grilo", só é parvo 1 vez!!! Não mais...

Quanto este conselho consultivo, ele nasce mal e a vida será muito curta e onde os próprios presentes já sente mal ao estarem presentes...

Pois tanto nos convites como nas aceitação destes ... algo vai mal!!!

Nenhum ex-presidente está presente!!! Nenhum ex-vereador estar presente...

POdem não ter feito grande trabalho no passado, mas podiam pelo menos apresentar as suas vivênivas, menos boas! De modo a não se repetirem num futuro próximo...

Lobo do Lucefécit

Varandas disse...

Ao leitor "Luís Lopes",

Quanto à sua interpelação ao comentador XPTO, ela só pode entrar depois de você se identificar convenientemente. Entrando com uma conta de mail aberta, enviando par o meu e-mail, ou identificar-se de qualquer uma forma inequívoca.

Só Luís Lopes, não é suficiente, lamento.

Isto tudo dentro da politica deste blogue, que só é permite o direito de contestação ou argumentação a um leitor identificado, por outro leitor identificado.

Rosinha.

Anônimo disse...

QUANDO UMA PESSOA SE MOVE NA VIDA SÓ POR ÓDIOS COMO É QUE ALGUM DIA IA CONVIDAR EX-PRESIDENTES OU EX-VEREADORES.
ESTE ORGÃO FAZ LEMBRAR AQUELES ORGÃOS "DEMOCRATAS" QUE EXISTEM OU EXISTIAM NOS PAÍSES DE LESTE OU DE ÁFRICA

Anônimo disse...

onde andou este monsieur e esta fraulen - casal perfeito? -que decide os destinos do Alandroal?E estivemos nós tanto tempo com políticos de segunda, quando tínhamos UM de primeiríssima água e UMA de suma intelectualidade? Fomos leigos. Fomos distraídos.Fomos incompetentes. Tínhamos um homem em Casas Novas e andámos sempre aos zig-zag. Isto sim. Isto é de político. Reconhece agora algum mérito(só consultivo)àqueles que criticou nas suas posturas e opiniões.
Pode ser que desta forma deixemos de ser distraídos, incompetentes, leigos, e passemos a ser só e unicamente imbecis.

Anônimo disse...

Como não tens aqui o esclarecimento do blog do MUDA e este é o local mais parecido para responder, então lá vai.
O conselho do presidente da câmara, invensão do Grilo, devia reunire em casa dele... Já que o mesmo nem está consagrado, nem o próprio tem poder para o criar, logo aqui roça a ilegalidade. Quando o mesmo diz que só escolheu os iniciais, e que esses podem propor outros, claro que só vai entrar, os "parentes próximos" porque os outros jamais, foram escolhidos a dedo. A oposição ali não pia. Depois sr. presidente, veja lá bem quem vai e onde vai e quem vai, e já agora se é o senhor que reune com a proteção cívil entre outros? Terão esses conselhos o mesmo funcionamento que este? E tão alargados... Chamo a isto tudo, mais uma palhaçada... Como pode o senhor aceitar a critica dos conselheiros, se nem a dos blogs, aceita.

Fique bem.
Espero que o Alandroal e os Alandroalenses acordem, pois no dito conselho há pessoas que não são do Alandroal.......

R. R.

Anônimo disse...

Este conselho é tão giro que nos conselheiros até há dois da mesma casa, marido e mulher... representarão quem???

E jovens??? Abaixo dos 40? e entre os 40 e os 50? 1, 2, 3??? Não mais que isso...

Quando é a próxima reunião? Qual a agenda? É à porta fechada??? Mistério... Secretismo???

Ao que chegou o Alandroal na mão de gentinha que só pensa em si e no seu bolso.

Anônimo disse...

Pelos vistos há grande dor de cotovelo por este presidente abrir as portas da câmara à participação dos cidadãos.

Talvez preferissem o velho estilo do orgulhosamente só...

Anônimo disse...

A opção por personalidades que não exerçam cargos políticos, limita desde logo a inclusão dos anteriores presidentes da Câmara, excepto o Presidente Melrinho, não sei se foi convidado? Já agora gostava de ver divulgada a lista de ilustres convidados do conselho consultivo! Bom, mas alguns dos anteriores presidentes, nem às reuniões dos cargos que desempenho comparecem, como iriam comparecer a um conselho que pretende estabelecer a ligação do Presidente com a sociedade?
É normal que surjam tantas críticas estamso habituados que os alandroalense prefiram forma de estar um pouco mais distantes....

Anônimo disse...

Talvez preferissem o velho estilo do orgulhosamente só a acabar acabar com o nosso concelho, como quase ia acontecendo.
Agora que temos abertura para falar e não presta, vai lá vai...

Anônimo disse...

ABERTURA PARA FALAR SÓ SE FOREM OS AMIGOS E SIMPATIZANTES DESTE PRESIDENTE QUE TAL COMO O OUTRO PRATICA A POLITICA DO QUERO POSSO E MANDO, NESTE ASPECTO NADA MUDOU.
NÃO INTERESSAM AS COMPETÊNCIAS DAS PESSOAS, INTERESSAM OS VERDADEIROS INTERESSES DO CONCELHO, O QUE CONTINUA A VALER SÃO OS EGOS E TEIMOSIAS PESSOAIS E A E A POLITICA RELES DO ESTÁS POR MIM OU ÉS CONTRA MIM.
IGUAIS EM TUDO ATÉ NO NOME.

Anônimo disse...

Este comentário anterior resume bem o que se passa neste concelho actualmente. É uma guerra surda entre Grilo e Nabais e o que realmente interessa a todos os municipes do concelho que é o desenvolvimento do mesmo passa para segundo plano.
Está na hora de correr com estes politicos de meia tigela e colocar à frente do concelho pessoas sérias e crediveis

Anônimo disse...

"Está na hora de correr com estes políticos de meia tigela e colocar à frente do concelho pessoas sérias e credíveis"
Rosinha, este comentário não está identificado e ofende as pessoas visadas, neste caso os políticos que estão à frente do nosso concelho, só pergunto a quem vão os visados (os políticos) responder?
Se uns comentários não entram, porque entram outros?
Mas atenção, isto passa-se em todas as postagens!!

ATENTO!

Anônimo disse...

Vejo na fotografia caras conhecidas, alguns amigos meus e outras pessoas que conheço de vista. Curioso, não vejo na foto ninguém com responsabilidades no endividamento brutal do concelho, e muito menos acusados pelo ministério público da prática dos crimes de corrupção e peculato. Felizmente!

Anônimo disse...

Isso é porque vês mal... Olha que há por ali alguns que secalhar não se livram disso pois também contribuiram para o estado a que isto chegou... Olha lá melhor.