terça-feira, 22 de abril de 2008

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃ

Na semana passada falei-vos da nova espécie que anda a "atormentar" os pescadores da região, o Lucioperca.

Esta semana falo-vos, da espécie mais procurada nas águas interiores, o Achigã.

O achigã é uma espécie originária do EUA e México, que foi introduzido no nosso pais no inicio da segunda metade do século passado, constituindo actualmente um taxon muito importante do ponto de vista desportivo e alimentar.

Em Portugal teve uma excelente aclimatação, ocupando presentemente a quase totalidade das bacias hidrográficas, excluindo as do Lima e a fracção sudeste das Ribeiras do Algarve.

O achigã cinge-se maioritariamente a barragens e a zonas líticas de vegetação abundante e com corrente não muito forte; estas características correspondem sobretudo aos troços médios e inferiores dos cursos de água.

É uma espécie carnívora que se alimenta maioritariamente de peixes, podendo ingerir também crustáceos, anfíbios e micro-mamíferos.

Mas é no Alqueva que se podem capturar os maiores exemplares, como é o caso daquele que vos apresento abaixo. Um belo exemplar de 3,100kh, capturado por Célio Chino


Para se obter uma captura assim, é necessário haver a combinação de três factores:

Equipamento apropriado, pescador experiente/persistente e amostra indicada pela AL-SPORT :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Como o equipamento apropriado é uma geleira bem cheia, não há experiência/persistência que consiga capturar um xixitinho que seja!!!!! :)
Nota: No ano passado, com as amostras da Al-Sport, até consegui apanhar 2 cágados!! Eheheh

Anônimo disse...

É para que vejas! A captura é sempre garantida, não falha :)