quarta-feira, 9 de abril de 2008

PESCA - A CAPTURA DE LUCIOPERCA

Na Barragem do Lucifécit, de há três anos a esta parte, tem acontecido com alguma frequência a captura de uma nova espécie de pescado. A Lucioperca.

Domingos Pais, com um belo exemplar.
A foto está um bocadinho tremida, não sabemos
se foi da emoção do pescador, se da habilidade
do fotógrafo, Canelhas :)

Este é um bom exemplo, dos muitos tirado já este fim de semana, da nova espécie que anda a deixar os pescadores da região muito admirados.

Escusado será dizer, que durante a semana tem sido um corrupio de pescadores a entrarem-me na loja à procura das amostras "milagreiras", capazes de enganar semelhante espécie.

Como são muitas as amostras capazes disso, não as vou agora aqui enumerar, mas deixo-lhes a ficha técnica da espécie:


Lucioperca (Sander luciperca, Linnaeus 1758)

A lucioperca é uma espécie de origem europeia, que foi introduzida ilegalmente em Espanha já no decurso da década de setenta do século XX, para fomento da pesca desportiva, pelo seu elevado valor para esta actividade.

Presentemente encontra-se em franca expansão no nosso pais, atingindo a quase totalidade do rio Douro, rio Tejo, barragens Cimeira (Lamas de Olo), Torrão, Alto Rabagão, bacia hidrográfica do Cávado, do Ermal e bacia hidrográfica do Ave; recentemente foi também referenciada na bacia hidrográfica do Guadiana, mais concretamente na barragem de Lucefécit.

A lucioperca surge maioritariamente em troços com corrente fraca e alguma profundidade. Em adulto possui um regime alimentar exclusivamente piscívoro/carnivoro.

3 comentários:

Barragem de Lucefecit disse...

Gostei muito deste artigo.
Aliás, todo o blog representa um excelente trabalho.
Parabéns.

Templo do Giraldo disse...

Grande peixe.Parabens ao Pescador.Belo peixinho para um petisco, No Monte Agrícola ,nas Hortinhas.
Lá ao do amigo "zico".
Um Abraço

João Silva disse...

Ja apanhei um lucio perca de 30 cm na barragem da Marateca. foi a primeira vez que vi aquele bicho. Foi apanado com uma medalha prateada.