terça-feira, 8 de abril de 2008

PESCA - O RELATO DE UMA VITÓRIA SUADA



No Domingo, realizou-se a 1ª prova do Campeonato Regional Individual da 1ª Divisão. Da 1ª Associação Regional de Pesca Desportiva de Rio.

Fernando Carvalho, aquisição do JSA-Marujos, para este ano ( Juntamente com a sua mulher, Teresa Carvalho ), foi o representante do Clube neste campeonato.

E não podia ter começado melhor a prova, uma vitória arrancada a ferros no seu sector. E aqui vos deixo o relato da pescaria contado na 1ª pessoa do singular.


Aqui vai o relatório de um Marujo que pela 1ª vez em campeonato, vestiu a camisola do Juventude Sport Alandroalense (na verdadeira acepção da palavra, o Miguel Rosinha emprestou-me a dele).

Contrariamente ás minhas previsões e aos meus receios para o dia (a previsão era de céu nublado, algum vento e chuva para a tarde) esteve um dia de pesca espectacular. Sol aberto, sem vento, tudo calminho, água chão (pelo menos onde fiquei).

Na concentração as indicações dadas pelo representante da Associação, foi que não seria permitida a pesca à burra, nem pesca de bolonhesa ou com bóias de bolonhesa em canas de inglesa, o que me agradou de sobremaneira.

No sorteio calhou-me o nº 42, o que significou que seria o nº 2 da Zona E, zona essa localizada na antiga concentração da Carrapeta – logo na entrada.

Quando chegámos à Carrapeta, o peixe saltava muito o que me levou a ficar mais tranquilo, pois tudo indicava que seria um bom dia de pesca e se o peixe continuasse em actividade...

Este era o “se” que iria ficar esclarecido dentro em breve.

Montei 3 canas de inglesa com bóias de correr (com nó, tudo legal), duas de 4,50 mts com bóia fixa (uma com bóia na ponteira e a outra cerca de 50 a 75 cm a baixo), mais uma de 4,20 mts (que levava montadada com bóia de bolonhesa, preparado para qualquer eventualidade – preparado ia eu, chibos é que não, nem vê-los) e ainda…

dois kits para a francesa. Um com bóia de 1gr e o outro com 0,50 gr.

Isto tudo para dizer que comecei à inglesa, com bóia de correr, mas com a dúvida na minha cabeça se deveria começar à francesa (a minha “mochileira”, não me conseguiu dissipar as duvidas).

Engodagem inicial na francesa com farinha (10 bolas, 5 grandes e 5 mais pequenas (tipo bola de ténis) e ainda algumas (poucas) fisgadelas de trigo. Na inglesa, engodei com cerca de 15 bolinhas de farinha, 4 bolas de asticot colado e mais 4 ou 5 bolas de sementes coladas.

Comecei à inglesa e passados alguns minutos tive dois toques espaçados. Quando fui ao toque não tinha nada. Como estava “com ela fisgada”, a francesa, decidi para mim, que assim que o meu vizinho do lado ferrasse um peixe e eu não tivesse ainda nenhum na manga, mudaria para a francesa de imediato. E assim foi…

Ao fim de pouco tempo (10 a 15 min) ele tinha já um peixe na manga e vários toques falhados. Eu continuava à inglesa e com os dois toques iniciais.

Mudança de estratégia imediata, o que levou a que demorasse a fazer com que o peixe entrasse no meu pesqueiro (cerca de 35 minutos para ter o 1º toque). Depois de alguns toques falhados (a ansiedade começava a ser muita) e de 3 peixes desferrados, 40 minutos depois do início fiz o meu primeiro peixe (o meu vizinho do lado esquerdo estava a fazer o 7º e o da direita estava também a estrear-se).

A partir daqui foi sempre a dar-lhe até ao ultimo segundo… ora eram carpas, ora eram bonitos pimpões… e no final a balança marcav 13.200 gr e o meu vizinho do lado esquerdo a fazer 10.380 gr ...



Resumindo, fiz 1º no Sector E, com uma diferença de 0,380 gr para o 2º - Álvaro Gil do AP Abrantes com 12.820 gr, (uff, foi a diferença de um peixe) tendo o 3º feito 10.380 gr.
Foi uma vitória sofrida, mas soube muito bem, mesmo muito bem...

Obrigado pelo vosso apoio.
Um abraço especial para o Miguel Rosinha, que me emprestou a camisola com a qual espero poder obter outros bons resultados no Campeonato e não só.


Fernando Carvalho.

3 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimo arranque no Campeonato Regional da 1ª Divisão, espero que este resultado te dê força e coragem para as provas que faltam cumprir.
Parabéns Fernando, estás no bom caminho...
Abraço
Miguel Rosinha

Fernando Moittal disse...

bela decrição. este pescador deve ser doutor.
abraços aos loendros amigos
Fernando Mtl
Pesco e caço mas só fotos e conversetas.

Barragem de Lucefecit disse...

Muitos parabéns pelo primeiro lugar.