sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ESCOLA DO ALANDROAL, QUE EXEMPLOS?

Ouço alguns pais dos alunos que frequentam o Agrupamento Vertical do Alandroal, queixarem-se da “pouca vergonha dos professores fumarem à porta da escola com os alunos”.

De facto eu não diria pouca vergonha, mas que é moralmente pouco correcto, é. Certo que todos sabemos que não podem fumar dentro do espaço da escola, tanto uns como outros e que a actual escola está em funcionamento a prazo.

Mas o actual estado de coisas, não abona a favor da classe daqueles que têm como função educar e dar exemplos de cidadania.

Como esperam que crescem aquelas crianças com 6, 7, 8... anos, que quando entram á porta da escola vêm em amena cavaqueira os professores a fumar juntamente com os alunos mais velhos e que por ventura até têm ordem dos pais para o fazer?

O mais provável é que aos 11, 12 anos, também já estejam a fumar, porque para eles “é coisa mais natural do mundo”, pois sempre o viram fazer aos seus educadores e alguns colegas que até eventualmente “idolatram”.

A Direcção da escola até pode argumentar que, o que se passa fora dos portões da escola não é da sua competência. Mas não é bem assim, porque se passa no perímetro exterior da escola e inclusive há cinzeiros colocados nas imediações do principal portão de acesso ás instalações.

Estou a falar neste tema, não é por estar contra alguém em particular, mas por estar a querer proteger o futuro de muitas crianças e dar voz a muitos pais revoltados.

3 comentários:

António Prates disse...

Esta nova Lei origina situações lamentáveis como esta, e no meu humilde raciocínio foi pensada em cima do joelho... acaba por ser o que as palavras descrevem em todos os Alandroais do país. Uma vergonha!

E já que aqui estou, aproveito para desejar a todos quanto se deliciam neste espaço de cultivo, um Natal repleto daqueles sorrisos que dispensam palavras e que exultam a saúde interior que há em nós!

Anônimo disse...

Eu diria "pouca vergonha de muitos pais" !

Sabem que os filhos fumam e bebem, dão-lhes dinheiro para isso, chegando inclusive a beber e fumar juntamente com os filhos e agora admiram-se desta situação!

Muitos pais precisavam era de ter educação, pois são eles os grandes responsaveis pelo comportamento dos filhos

Anônimo disse...

Meus amigos:

Não fumo nem nunca fumei senão o fumo dos "outros".

E quando digo "outros" estou a referir-me a todas as classes sociais de homens ou mulheres...

O cheiro do tabaco é altamente desagradável para os não fumadores...

E era bom que eles percebessem isso.

Principalmente aqueles cujo estatuto lhes permite na Sociedade lugar priviligiado.

Era bom que percebessem que emitem um odor desagradável, e, que só por delicadeza lhes não lançamos isso na cara!