quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

JARDIM, QUE NOME?


No passado dia 25 de Novembro, o Alandroalandia lançou um repto aos seus leitores. Rebaptizar o Jardim das Meninas, agora que vai ser totalmente remodelado.

As propostas aceites foram:

Jardim Arnaldo Passos
Jardim Mariana Pereira
Jardim das Palmeiras.

No entanto, importa referir que só soube posteriormente a esta minha iniciativa, que em Reunião de Câmara, já foi aprovado por unanimidade o nome de Arnaldo Passos para aquele local.

Ainda assim e mesmo que pouco ou nada possa mudar, decidi manter a votação prevista e apresentar a vontade dos leitores em Assembleia Municipal.

Para isso vai aparecer na barra lateral, a partir de amanhã uma “enqueta” , com uma sondagem onde cada um pode votar no nome que melhor se adequar ao local.

Só que mais não seja, que sirva para que a Sociedade Civil participe e diga de sua "justiça"!

6 comentários:

Anônimo disse...

cONGRATULO-ME QUE AINDA HAJA QEM ACREDITE QUE A SOCIEDADE CIVIL TEM UM PAPEL A DESEMPENHAR NOS DESTINOS DA NOSSA TERRA E QUE O PODER SE DEVE EXERCER COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

Varandas disse...

Já antes expliquei porque a minha escolha vai para Jardim Arnaldo Passos.

Agora gostava de explicar porque é importante dar nomes homenageando pessoas.

Até admito que se possa chamar a um local, Praça dos Figos,Pça das Oliveiras, Rua dos Gafanhotos, etc...
Para memória futura, provavelmente chegaríamos à conclusão que tinham existido aquelas coisas. O que também tem alguma importância.

Mas e as pessoas? Se não forem homenageadas na altura certa, caem muito provavelmente no esquecimento.

O caso que surgiu agora: D. Manuela Pereira, senhora que nunca conheci e nunca tinha ouvido falar dos seus feitos, nem eu nem ninguém perto da minha geração.

Mas pelo que ando a descobrir agora, foi uma Alandroalense de relevo e no entanto foi esquecida por muitos dos seus contemporâneos. É esse esquecimento que não quero, para o Arnaldo Passos por parte dos meus contemporâneos.

Mas não me vou esquecer de aprofundar os meus conhecimentos sobre a D. Mariana.

Anônimo disse...

Daí a melhor proposta talvez seja D.Mariana, precisamente para não nos esquecer-mos dela...e uma vez que está mais esquecida na memória das pessoas do que o nome Arnaldo Passos...

Anônimo disse...

E que tal uma Rua um jardim ou outra coisa qualquer com o nome deste grande Alandroalense?!
JOÃO PAULO ROMA PEREIRA

Este sim merece.

Anônimo disse...

Concordo com o anónimo da 10.40, foi um jovem que levou o nome do Alandroal bem longe e nunca esquecendo as suas origens e morreu a combater pela paz no mundo, não sou da Familia mas conhecia-o relativamente bem é era um grande HOMEN

Anônimo disse...

Arnaldo Passos sem duvida,fui ele quem deu vida ao jardim,pelo menos na nossa geração.era ele quem juntava as meninas nas noites de verão e nas festas de Setembro comendo os famosos hambúrgueres feitos com pó da muralha.Arnaldo morreu e toda essa magia foi com
ele!
Há quem diga que as palmeiras ainda choram a sua morte nas noites de verão!
E QUEM NÃO CHORA!!!????

M. Valente