quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA


CRUZADA EUCARÍSTICA ALANDROALENSE.

Mais uma foto e explicações facultadas por um ilustre Alandroalense.

Esta foto foi tirada em 1935, aos “Cruzados” Alandroalenses e tem a particularidade de ser a única actividade que na altura permitia a aprendizagem em conjunto dos sexos masculino e feminino, mas sempre acompanhados por mulheres adultas a que davam o nome de Zeladoras. Já na escola oficial as turmas, ou eram só femininas ou só masculinas.

O Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) é o ramo infanto-juvenil do Apostolado da Oração. A ala-jovem dos devotos do Coração de Jesus. Pio X, que foi o grande Papa da Eucaristia, motivou o nascimento da Cruzada Eucarística. Durante a Primeira Guerra Mundial – de 1914 até 1919 – , o Sumo Pontífice pediu que as crianças, os adolescentes e os jovens se unissem, numa Cruzada Universal, rezando pela paz no mundo.

O apelo vingou. Por volta de 1933, a Cruzada Eucarística somava quase três milhões de associados, internacionalmente. No Alandroal também eram muitos e costumavam ir aos concelhos vizinhos divulgar os dois pilares do movimento, O EVANGELHO e A EUCARISTIA.

Um comentário:

francisco tátá disse...

Que grande postagem...
Seria muito bonito que os que sabem algo sobre o assunto nos contassem mais coisas.
Eu lembro-me por exemplo de receber todos os mêses (e já era grande) uma folhinha enviada pela minha PROFESSORA PRIMÁRIA, DONA ANTÓNIA (com letra grande porque o merece) que segundo agora me apercebo teria algo a vêr com o relatado.
Um povo sem memória...
Xico Manel