quarta-feira, 23 de março de 2011

APARELHOS TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE (TDT). O QUE COMPRAR?


Há pouco tempo, um familiar veio ter comigo para o ajudar na compra de um aparelho compatível com a sua TV, pois tem uma « boa televisão » e não quer comprar uma nova.

Tudo isto porque, recentemente foi lançada uma campanha de sensibilização nas TV's nacionais sobre mudança para televisão digital terrestre (TDT). E como o Governo português já antes alertara os consumidores sobre a extinção das emissões analógicas de televisão e a passagem obrigatória para as emissões digitais em Abril de 2012, importa fazer aqui um pequeno esclarecimento.

Nem todas as TV's precisam do aparelho descodificador TDT, só as que não têm incorporado o sistema HD ou HDMI e mesmo das mais antigas para os consumidores que já têm qualquer um dos sistemas pagos, MEO, Cabo, Zon..., também não precisam do aparelho.

Só precisam mesmo do aparelho descodificador, as TV's sem HD e que estejam a utilizar as antenas convencionais analógicas. As antenas podem ser as mesmas, mas há que ter cuidado é ao escolher o desc0dificador, porque nem todos dão para os canais portugueses.

Que equipamento é necessário para ter TDT?
Para ver televisão de acesso livre em formato digital é necessário ter um equipamento descodificador que será ligado ao televisor. Existem vários modelos e marcas de descodificadores que estarão disponíveis para venda no mercado, uns mais simples, apenas com funções de recepção de sinal, e outros com funcionalidades mais avançadas, como a Pausa TV ou a capacidade de Gravação.

Os equipamento descodificador tem de ser compatível com a norma europeia DVB-T e com o formato de compressão MPEG4/H.264. ( Fonte Portugal Telecom )

Atenção aos consumidores que estão a adquirir equipamentos em Espanha, o formato de compressão para o pais vizinho é diferente, lá é MPEG2. Estes aparelhos servem para ver os canais espanhóis, mas nunca para ver os canais portugueses. Para que pretender comprar em Espanha, terá de ter em atenção esse mesmo formato. O mais seguro é comprar numa qualquer loja em Portugal.

Por ultimo, a suspensão das emissões analógicas de televisão vai ocorrer em três fases: 12 de Janeiro de 2012 para os emissores e retransmissores que cobrem uma faixa litoral do território continental; 22 de Março de 2012 para os que asseguram a cobertura nos Açores e na Madeira; e 26 de Abril de 2012 para os restantes emissores e retransmissores. No entanto já estão disponíveis emissões em TDT actualmente em Portugal.


3 comentários:

Anônimo disse...

eu ja comprei o meu em espanha a pessar de ser mais barato consigo ver os canais porugueses

Anônimo disse...

Rosinha muito boa esta explicação, gostei, axo que é uma boa forma de esclarecer as duvidas que muitos certamente teriam.

Quanto ao comentario anterior é natural que neste momento em Espanha ja se comprem aparelhos que de para ver os nossos canais, devido a Espanha ir passar para o mesmo sistema que nós MPEG4, o importante quando se compra seja onde for é verificar que o aparelho é MPEG4, este formato dá para os nossos canais nacionais e inda nos abre os canais da vizinha.
cumprimentos

Emidio Pisco

Anônimo disse...

Boas

Atenção que há televisões HD que também necessitam do descodificador. Nas caracteristicas tem de ter o DVB-T, ou então dizer em qualquer lado TDT.
Deve-se ter atenção a isso, porque ainda há televisões novas à venda que necessitam do descodificador.
O melhor é perguntar sempre na loja.

Martin