terça-feira, 1 de março de 2011

CÂMARA DE ALANDROAL QUER INDMENIZAÇÃO DE JOÃO NABAIS

Câmara do Alandroal exige indemnização de 781 mil euros ao seu anterior presidente

A Câmara do Alandroal (distrito de Évora) exigiu em tribunal uma indemnização global de 781 mil euros ao seu anterior presidente e actual vereador João Martins Nabais, por danos patrimoniais e morais. O autarca socialista diz-se de "consciência tranquila" e aguarda que "a justiça funcione".

O pedido de indemnização refere-se a dois processos - que, segundo a agência Lusa, se encontram em fase de instrução - instaurados pelo Ministério Público (MP) e investigados pela Polícia Judiciária.

De acordo com a informação prestada na sexta-feira, na reunião da assembleia municipal, por João Grilo, actual presidente da autarquia, o MP acusou Nabais da prática de 117 crimes de peculato e 92 de peculato de uso. Na qualidade de lesado, o município deduziu um pedido de indemnização por danos patrimoniais no valor total de 766 mil euros.

O documento apresentado pelo autarca na assembleia especifica que "384 mil euros são relativos às despesas e gastos injustificados relacionados com as viagens e demais custos efectuados às custas do município e 382 mil euros às consequências, em termos de cortes das verbas devidas ao município, pelo excesso de endividamento".

De acordo com o texto, o MP acusou Nabais, num outro processo, pela prática de 29 crimes de denegação de justiça, sendo que o município pede, nesse caso, uma indemnização cível por danos não patrimoniais e morais de 15 mil euros, o que perfaz um total de 781 mil euros.

João Grilo escusou-se a prestar declarações à Lusa, dizendo que "o executivo e a assembleia municipal já foram informados" sobre a situação. "Eu não tenho nada a declarar. Deixemos funcionar a justiça", acrescentou João Grilo

Já o antigo presidente, João Nabais, acusou o seu sucessor de "atirar pedras aos outros quando tem telhados de vidro", pedindo que este "clarifique dois processos por peculato" em que estaria implicado. João Grilo assegurou que não recai sobre si qualquer acusação.

Nabais acusou também o actual presidente de estar a "politizar um processo que está a decorrer normalmente nos tribunais", aguardando "de consciência tranquila que a justiça funcione".

O socialista João Nabais cumpriu dois mandatos à frente da Câmara Municipal do Alandroal, entre 2001 e 2009, tendo perdido a liderança do município nas últimas eleições autárquicas, em Outubro de 2009. O vencedor, João Grilo, é um antigo militante socialista que foi seu vice-presidente no mandato anterior e que concorreu pelo Movimento Unidade e Desenvolvimento de Alandroal (MUDA).

Fonte: Público

19 comentários:

Anônimo disse...

Mais uma manobra para desviar atenções....

O que andam os gajos da IGAL outra vez a fazer na Câmara?

Cheira-me a opção Gestionária.

Em vez de ir informar para a assembleia dos crimes que o outro é acusado, informe tambem os municipes dos que o sr. tambem é acusado, que eu saiba 2 e mais virão

Anônimo disse...

Bem o Nabais, em oito anos garantiu de para o nosso municipio mais de 12.000.000 euros só de inecntivos (subsidios), vamos ver quando arranja este neste 4 anos !!! Vai uma aposta, nem 1.000.000 euros...

Ora muito bem, qual fica mais caro!!!

Grilo, trabalha e mete o teu pessoal a trabalhar e deixa o Homem em paz!!!

Ass:
Poejo da Esteva.

Anônimo disse...

em vez de resolverem os problemas dos alandroalenses andao so com acusaçoes .ainda hoje todos os conselhos do distrito de evora se manifestaram em evora por causa do transporte dos doentes nao urgentes menos nos. nem a camara nem as juntas de freguesia ninguem fez nada , se lhe faltar o vencimento ao final do mes ja se preocupam.. pois foi a populaçao que os elegeu deviam fazer alguma coisa isto e de lamemtar ninguem quer saber de nada.

Anônimo disse...

Olha-me para estes a fugirem com o rabinho à seringa... ehehehe!!!

Anônimo disse...

Mas não eram 31.000.000 euros? Afinal sr. presidente, anda a enganar o povo? 800 000 euros? Em quê? Viagens? Touradas? E o senhor não votou a favor, mais o seu adjunto? E não viajou? Pelo menos até certa altura.

Que sejam todos os culpados condenados, mas deixem isso para a justiça.

Trabalho é o que queremos.

RR

Elso Balixa disse...

Boas, é muito difícil perceber que o caos em que vivemos é fruto da incompetência e desgovernação dos nossos políticos???? O tipo de governo do Sr. Nabais é o espelho disso mesmo. É de lamentar haver apenas um MP, são poucos para tantos...!

Anônimo disse...

Só que as vezes o MP tambem dá cada barracada e mesmo quando não dão nem sempre ganham as causas.

Anônimo disse...

Claro e nem sempre têm razão...quantas vezes existem processos sem razão? Não estou a dizer que seja este o caso, mas temos exemplos de vários neste concelho. O melhor sería abrirem os olhos e deixarem-se disto porque todos sabemos que não leva a nada, os problemas do nosso concelho é que não se resolvem com estas guerras.

Anônimo disse...

Os problemas do nosso país não se resolvem enquanto os corruptos ocuparem cargos de poder. Iremos estar sempre tramados!

Anônimo disse...

O Grilo a reclamar dinheiro de viagens!!!!!!

Ahhhhhh

Então ele também tem que devolver porque também foi a muitas

Isto está muito engraçado

Anônimo disse...

HAJA ALEGRIA E BOA DISPOSIÇÃO!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

preocupa - me muito o estado das "coisas" politicas aqui neste interior que gostava de não ver esquecido. preocupa-me o facto de parecer que não há preocupação. aqui andamos à volta com o nabais( que a justiça se há-de encarregar) e dificilmente falamos dos factos reais. aparentemente aqui fala se de tudo. mas fala-se de tudo remetendo para o nabais as causas e as consequências. fala-se do que não há. analisa-se e avalia-se tudo o que é negativo. não vi aqui uma análise da nossa situação politica, económica e social com objectivos que se possam concretizar. é tudo difuso. um bocadinho até desconcertante. quero eu dizer que deviamos aqui analisar o estado das "coisas" agora, com aquilo que temos, tomando como ponto de partida o que existe. tamos isto, partimos daqui, queremos chegar ali - vamos trabalhar neste sentido.
não é isto que está a acontecer. o que acontece é - estamos aqui porque o nabais nos deixou aqui / assim, não podemos avançar porque o nabais nos deixou aqui / assim, não podemos ir para ali porque o nabais esteve aqui / ali / assim não podemos fazer assim porque o nabais fazia assim / aqui / ali ...
e ainda :
fazemos assim porque o nabais não fazia assim
pensava eu que tinhamos mudado de presidente mas afinal o nabais continua na camara do alandroal. afinal o nabais apesar de ter perdido as eleições, de ter tido uma administração desastrosa e ( confirmar-se) pecaminosa continua a ter importância. alguém diria que o importante "é falarem de mim, mesmo mal, mas falem de mim porque isso me mantém vivo".

Anônimo disse...

A avaliar pela qualidade dos comentários, o Alandroal teve e tem o que merece!

Anônimo disse...

E quem foi que disse que não se está a fazer? Não se está é a fazer nada que dê nas vistas, como anteriormente se fazia, mas está-se a pagar dívidas, a tentar endireitar as contas, a pagar a fornecedores que estiverem anos à espera de ver os seus fornecimentos pagos, enfim está a Câmara a arrumar a casa tentando não criar muitos focos de novas dívidas. Isso não é trabalho? Isso não é objectivo? Não temos já muitas obras feitas? Se já ficaram quase todas feitas dos anteriores executivos agora para que se vai gastar dinheiro nessas mesmas obras (ou outras parecidas)?! Para algumas infelizmente nem dinheiro há para as terminar, mas vamos lá por partes e ir pagando o que o dinheiro chega para paga e de seguida tentar o que falta (penso eu). Quanto ao Alandroal ter o que merece... talvez não, podemos dizer quanto a isso,que nem todas as pessoas são iguais!

Anônimo disse...

E aos jovens que trabalharam na última expo!!! Já foi pago o que lhes deviam?

Fiscalista

Anônimo disse...

MAS O SR. PRESIDENTE JOÃO NABAIS (NO SEU TEMPO) NÃO PAGOU ESSA DÍVIDA? É QUE E EXPO FOI EM JULHO E ELE SÓ SAIU EM NOVEMBRO... BOLAS, NÃO POSSO CRER QUE NÃO PAGOU A ESSES JOVENS! MAS NÃO FAZ MAL, DEU-LHE BONS PROGRAMAS DE MUSICA, FICOU TUDO PERDOADO!

Anônimo disse...

Resposta a Elso Balixa:

"Boas, é muito difícil perceber que o caos em que vivemos é fruto da incompetência e desgovernação dos nossos políticos???? O tipo de governo do Sr. Nabais é o espelho disso mesmo. É de lamentar haver apenas um MP, são poucos para tantos...!"

Sr. Elso é fruto sim de toda essa incompetencia, senão vejamos:

Grilo, durante 3,5 vota sempre todas as propostas a favor ao lado do Nabais ... não será tb co-responsavél por todos esses anos!!! Ou no seu ponto de vista é apenas o Nabais e não o Grilo uma vez que é seu amigo!!!

Concordo consigo...

Sacaio atento...

Anônimo disse...

barracada de terra,se se pode chamar mas a terra em si não tem culpa mas o que tem dentro....tristeza de conçelho

Anônimo disse...

E QUEM FAZ AS TERRAS? QUEM FAZ OS CONCELHOS?