segunda-feira, 14 de março de 2011

CENSOS 2011


Durante os meses de Março e Abril o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o apoio de todas as Autarquias e Juntas de Freguesia do país, realiza a maior operação estatística em Portugal, os Censos 2011.

O objectivo dos Censos 2011 é o de recensear todos os cidadãos e famílias residentes no território português, independentemente da sua nacionalidade, bem como todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação. A recolha de dados decorre simultaneamente em todo o território nacional e a resposta ao questionário dos Censos é obrigatória por Lei.

Os dados individuais recolhidos destinam-se apenas a fins estatísticos, são confidenciais e estão sujeitos a segredo estatístico, pelo que não podem ser divulgados. Todos os profissionais envolvidos na execução dos Censos estão obrigados, por Lei, ao dever de sigilo, podendo, em caso de infracção (até agora nunca ocorrida) ser processados civil e criminalmente. Os recenseadores estarão visivelmente identificados e prestarão todos os esclarecimentos, e eventual apoio, necessários ao preenchimento dos questionários.

A informação recolhida nos Censos é determinante para os governos centrais, regionais e autarquias, para empresas, para outras entidades públicas e privadas, para investigadores e para cidadãos em geral.

A informação disponibilizada pelos Censos é, pois, de grande utilidade para a definição de políticas a nível regional e local e para o planeamento de infra-estruturas e serviços essenciais à população. Já sabe, a partir do próximo dia 21 de Março responda aos Censos 2011 pela Internet ou, se não lhe for possível, preencha os questionários em papel e exerça o seu direito de cidadania.

Em 2011 os Censos apresentam uma novidade, a recolha de dados pela internet (e-censos) Até aqui, esta operação estatística, que se realiza de 10 em 10 anos, apenas contemplava a recolha de dados em papel.
As fases dos trabalhos de campo

A primeira fase dos trabalhos, a distribuição dos inquéritos, iniciou-se no passado dia 7 de Março e decorre até ao próximo dia 20. A segunda fase, destinada às respostas pela internet, decorre entre os dias 21 e 27 de Março. A terceira fase dos Censos, que vai decorrer entre 28 de Março e 10 de Abril, vai servir para recolha de questionários em papel e internet. Finalmente, entre os dias 10 e 24 de Abril decorre a última fase, em que apenas serão recolhidas as respostas em papel. Em todo o caso, poderá existir a necessidade de se prolongarem os trabalhos, para controlo de qualidade.

Como decorrem os trabalhos de campo?

Na primeira fase dos trabalhos de campo todas as residências serão contactadas por um recenseador, para entrega da documentação relativa à operação (questionários em papel e um envelope fechado, contendo os códigos de acesso para a resposta segura pela Internet). Neste contacto o recenseador vai ajudar a explicar qualquer dúvida que possa ter. A partir do dia 21 de Março deve responder aos Censos. Se optar por responder pela Internet o recenseador não voltará a contactá-lo, uma vez que é notificado por SMS de que a sua resposta já foi dada. Caso opte por preencher os questionários em papel o recenseador voltará à sua residência para recolhê-los.
Mais informações

Durante todo o período em que dura a operação dos Censos 2011 estará disponível a Linha de Apoio 800 22 2011 (chamada gratuita), nos dias úteis das 9h00 às 20h00. Além disso, poderá também consultar o site www.censos2011.ine.pt ou deslocar-se ao Gabinete de Inserção Profissional da Câmara Municipal de Alandroal, na Rua Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues nº7.

Fonte: Gabinete Imprensa Município de Alandroal.

8 comentários:

Anônimo disse...

Por favor podem fazer o favor de me explicar uma questão?
Na Freguesia de santiago de Maior o Coordenador dos Censos 2011 é o Presidente da Junta de Freguesia, por esse serviço à Nação vai receber cerca de 1000€, mas este senhor já ganha da Junta de Freguesia cerca dev 800€, porque está a meio tempo.
A lei impede que se acumule as duas verbas, logo ou faz os Censos sem ganhar nada ou não recebe da JF.
Não seria mais logico e mais humano ter dado a uma pessoa desempregado essa verba para coordenar os Censos. Em minha opinião trata-se de uma grande embrilhada quem me pode ilucidar esta trapalhada?

Anônimo disse...

QUANDO VÃO PARA LÁ É PARA MAMAR O MAIS POSSIVEL E ESTES COMO SÓ TEM 3 ANOS TEM QUE MAMAR TUDO O QUE PODEM ENQUANTO É TEMPO E TEM TEMPO.
IAM MUDAR, ESTÁ BEM Á VISTA A MUDANÇA.

Anônimo disse...

Cada um só tem o que merece...
Uns mamaram enquanto poderam, agora é a vez de outros...

Não sei porquê a estranheza...
Sabem todos a mesma cantiga, poleiro pra mim, e euros pra.....MIM....

Anônimo disse...

O COMETADOR DE 15/03/2011 21:22:00

LÁ SABE DO QUE FALA E DE MAMAR SABE BEM DO ASSUNTO, POLEIRO PARA ELE E EUROS PARA ELE, ESTÁ TUDO DITO.

Anônimo disse...

sabem é todos a mesma cantiga, querem é tacho e a população que se lixe, sempre assim foi e sempre irá ser, e esta é daquelas a que se pode chamar de mais um abre olhos!!!!!

Anônimo disse...

Então já esqueceram que o ex-, com uns dinheiritos a mais que o outro ex- lhe transferiu para a Junta, sacou ardilosamente de UM TEMPO INTEIRO? Em contexto de ilegal enquadramento "autárquico/executivo?"
Com rendimentos de EMPRESÁRIO AGRÍCOLA, INDUSTRIAL, COMERCIAL e sabe-se lá mais quantos?

O actual é da continuidade.

É DA EQUIPA DO ANTERIOR.

Com ligeiras alterações de "maquilhagem".

Do Alto do Santarém

Anônimo disse...

pois é, eu também concordo, mas o outro nunca enganou os municipes a dizer que ia para lá e não queria o dinheiro, eu tb acho que ele ganhava muito, mas pelo menos estava lá e andava por aí, este mentiu, ganha pouco menos do que o outro e nunca lá está só se preocupa com a sua vida, por isso afinal quem é pior?estamos é tramados porque só lá pomos no poleiro os que não prestam...também são só os que se candidatam

Anônimo disse...

Terminou a primeira fase dos censos e eu ainda não fui contactado.Vou continuar á espera de ser visitado cuidado com a multa.