quarta-feira, 30 de março de 2011

PESCA - A CAPTURA DE NOVAS ESPÉCIES!


O BAGRE DE CANAL

No principio deste ano falei aqui pela 1ª vez desta espécie, e que inicialmente chamei por brincadeira de luciogato, pois não conhecíamos a espécie e assemelhava-se muito a um peixe-gato na parte da frente e a um lucioperca na parte traseira. Podem ver aqui a primeira captura registada: Luciogato

Mas agora apareceu mais uma captura, e depois de um estudo mais aprofundado e com a colaboração de alguns comentadores, chegou-se à conclusão que era um bagre ( silurídeo ). Mas que bagre, dentro das muitas variedades de bagres?

Pois bem, as pesquisas levam a um Bagre de Canal, espécie oriunda da América do Norte e a única que possui, simultâneamente, manchas e uma cauda profundamente bifurcada. As manchas podem desaparecer nos peixes maiores, que podem atingir como máximo os 27kg!

É pois mais um peixe invasor, este que o Sr. Rui Macedo capturou a norte da Ponte da Ajuda. Sendo invasor e tão predador, é imperativo que em futuras capturas, os pescadores não os devolvam à água, sejam de que tamanho forem! Apanhem e comam, porque ao que parece fazem um bom petisco. Quem não gostar, atire fora, as garças e as raposas agradecem.

Bagre de Canal, capturado pelo Sr. Rui Macedo no Alqueva, na semana passada e que pesava cerca de 600 gramas.

17 comentários:

Anônimo disse...

Soube hoje que o senhor José Guiomar foi posto fora da câmara pelo senhor presidente da câmara e soube também que existem ou existiram outras situações graves com mais funcionários da autarquia, como por exemplo uma funcionária que está de baixa com uma depressão provocada ao que se diz por uma permanente perseguição e violência psicológica exercida sobre esses funcionários por parte do presidente da autarquia.

Os sindicatos e as entidades competentes não vêem ou não querem ver a humilhação e a agressão psicológica que está a ser exercida sobre alguns funcionários?

É incompreensível nos dias de hoje assistirmos a este verdadeiro terrorismo psicológico por parte de uma pessoa que pelos vistos a sua maior preocupação é humilhar e agredir tudo e todos que tenham estado ligados ao antigo presidente.
Imaginem como estará psicologicamente o senhor José Guiomar ao ser despedido desta forma brutal, tendo a idade que tem e sabendo-se da dificuldade que há hoje em dia para se arranjar um emprego.

Não podemos permitir que estes politicos tenham comportamentos semelhantes a autênticos ditadores.

Se realmente vivemos num país democrático não podemos deixar que situações destas aconteçam e a primeira coisa que há a fazer é denunciá-las

Anônimo disse...

que triste comentário........

Anônimo disse...

O último comentário é que é muito triste........
Não deve gostar de ouvir as verdades......

Anônimo disse...

Sim, temos que nos unir e denunciar estas situaçoes, assim como outras que se passam no municipio, por exemplo, uma que me contaram ontem, parece que um determinado sr recebeu duas vezes o subsidio de ferias ou de natal, nao sei precisar, em 2009 e apesar de contactado varias vezes no sentido de o devolver ainda nao o fez, por outro lado, o presidente, mandou os funcionarios trabalhar um verao inteiro, todos os fins de semana, com a promessa de que lhe pagava, o que fez constantemente e ate hoje nada. Isto admite-se? e ninguem denuncia esta sittuaçao? Estamos num estado de direito. E o sindicato nao faz nada?

Anônimo disse...

O que dizem a estas situações, pessoas como o Cabé, o Elso Balixa e outros!

Conhecendo-os como conheço tenho a certeza absoluta que eles não concordam com esta politica do Grilo no que diz respeito a estas perseguições, tal como não concordavam no tempo do Nabais.

Também deviam de dar a sua opinião agora

Passem bem

Anônimo disse...

Sr Presidente, é evidente que conhece o nome que lhe deram, mas nao conhece o nome que tem. O povo confiou em si, nao tem vergonha? O outro abusou e excedeu limites, mas o sr ja ultrapassou tudo, o outro ao menos ajudava os municipes e funcionarios, o sr trama-os e engana-os descaradamente, ale das perseguiçoes psicologicas. Talvez agora as televisoes tambem gostem de saber estas coisas

Anônimo disse...

com toda a certeza que vao gostar. Voçes so têm que se unir e denunciar o que se passa, isto nao passa pela cabeça de ninguem, so no alandroal, unam-se e movimentem-se que a lei está do vosso lado. Quando for ao alandroal vou deixar o meu contacto com o rosinha e podem contar com os meus serviços, ainda para mais estando 2 amigos meus de infancia incluidos no rol de enganados pelo Presidente.Falam aqui no sindicato, mas quem pertence agora aí no alandroal ao sindicato, é que as pessoas que dele faziam parte, pelo menos, ha 3 anos, nao eram pessoas para ficar caladas perante estas situções?

Anônimo disse...

Deviam fazer estas denúncias com provas e assinando por baixo, assim ninguém os leva a sério.
A escrever nos blogues anonimamente não ajudam os vossos amigos, muito pelo contrário...
Espelho meu, espelho meu...

Anônimo disse...

Assim sera, na devida altura, ou pensas que sao so voces que sabem denunciar situaçoes???

Anônimo disse...

É só afoitos, aqui todos dizem que dão a cara mas ninguém assina.

Quando aí for, faço e aconteço….

Vamos criar um movimento e tal….

As pessoas têm a memória curta infelizmente, já se esqueceram do que fez o nabais.

Martin

Anônimo disse...

ESTÁ ENGANADO CARO MARTIN EU NÃO ESQUEÇO O QUE FEZ O NABAIS MAS TAMBEM NÃO ESTOU CEGO PARA VER O QUE FAZ O GRILO, O OUTRO FEZ ASNEIRA E MUITA E ESTE ESTÁ A FAZER O MESMO, ESSA É QUE É A VERDADE, É QUE O GRILO NÃO É DEUS COMO O SR. E OUTROS O QUEREM FAZER OU INFELIZMENTE O JULGAM.

CARLOS BICA

Anônimo disse...

Caro Carlos Bica,

Eu também não estou cego, nem nunca me viu (ouviu) dizer (escrever) que o actual presidente é o “melhor do mundo”, nem é isso que eu penso, apenas estava a dizer que o que estas pessoas estão a dizer que grilo faz, já o nabais fez há mais tempo, mas nessa altura provavelmente calhava-lhe bem.

Martin

Anônimo disse...

Relativamente ao primeiro comentário feito sobre a situação actual do Sr José Guiomar deixem utilizar o vosso ultimo paragrafo para dar inicio á minha observação..” Se realmente vivemos num país democrático não podemos deixar que situações destas aconteçam e a primeira coisa que há a fazer é denunciá-las”.. Foi isso mesmo que aconteceu, denunciar o que estava ilícito tendo a aprovação legal da inspecção ordinária da IGAL isto é, os mesmos vieram confirmar que o senhor José Guiomar tinha entrado para o quadro do Município do Alandroal SEM CONCURSO DE ADMISSÃO, logo sem qualquer enquadramento legal ! Só se fez aquilo que os senhores nos aconselha ..denunciar causas ilícitas!!
Se a situação do senhor Guiomar neste momento não é das melhores.. e ficar desempregado numa idade avançada acarreta bastantes consequências para alem de monetárias mas também psicológicas.. mas com certeza que o senhor também não é tão ingénuo de que nada soubesse do que se tinha passado na sua “admissão” na Câmara , quando todos sabem que para entrar para o quadro tem que haver um concurso publico ..e posteriormente passar por fazes de selecção/avaliação ate chegar a um consenso ( geral baseado na avaliação ) ate escolher a pessoa k reúne todos os requisitos para entrar para o quadro para cumprir a função para o qual é destinado …e finalmente, vir publicado no Diário da Republica o resultado do concurso. ISSO CHEGOU ACONTECER COM O SENHOR JOSE GUIOMAR ??? NÃO!!
Agora pergunto-vos: qual é o objectivo ao denunciar situações ilegais?!..É REPOR A VERDADE ( e esta traz sempre consequências ).. ou… fechar os olhos e deixar que tudo fique na mesma só porque a pessoa já tem uma certa idade?! Se fosse para ficar tudo igual não valeria apena denunciar situações ilegais. Sempre ouvi dizer que aquele que oculta um acto ilícito é tão ou mais culpado do que aquele que o cometeu.
Mas se fossemos a pensar assim..as prisões também ñ tinham presos..porque tínhamos que perdoar a todos pelos seus actos ilegais ( uns porque eram novos demais para ficarem muitos anos a cumprir pena numa prisão..outros porque a nível de saúde os iriam prejudicar psicologicamente..outros porque tendo filhos pequenos não iriam acompanhar o crescimento dos mesmos..ETC, ETC )…e deixávamos de ter justiça!!
Quem tratou da medida de transferência do senhor José Guiomar , RECURSOS HUMANOS sabe perfeitamente os procedimentos para a admissão de um funcionário para o quadro da câmara!! OU NÃO??!!
Se essa funcionaria está de baixa com uma depressão provocada.. ( passo a citar o que os senhores escreveram …” permanente perseguição e violência psicológica “ .. ) não é por “perseguição” do actual presidente da câmara mas sim perseguida pela própria consciência pesada ( e vergonha publica em relação aos colegas de trabalho e por se ter deixado corromper..) que sabe que foi contra a lei na admissão do funcionário ..e agora em plena auditoria que está a decorrer na câmara foi-lhe conveniente estar de atestado durante o período em que ocorre a auditoria. Há baixas psicológicas quem vêm na altura certa e que têm uma duração durante um período conveniente!
…” É incompreensível nos dias de hoje assistirmos a este verdadeiro terrorismo psicológico por parte de uma pessoa que pelos vistos a sua maior preocupação é humilhar e agredir tudo e todos que tenham estado ligados ao antigo presidente.”.. em relação a esta afirmação apenas vos digo que com certeza o presidente João Grilo tem muito mais em que pensar ..nomeadamente pagar as dividas/herança do antigo presidente autárquico João Nabais que só para relembrar está a dever ao Município do Alandroal 780 mil euros por danos morais e patrimoniais.
Para terminar peço-vos para pensarem por vós próprios (independentemente da opção politica ) e não se deixem influenciar por boatos que só têm um objectivo …querer a todo o custo tornar a mentira numa verdade!!

Anônimo disse...

mas parece que no relatorio da igal tambem se aconselha um processo disciplinar a um funcionario, mas como é amigo do presidente, ignorou-se essa parte, so se ligou ao que era amigo do nabais

Anônimo disse...

parece... não tens a certeza....... hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!

Anônimo disse...

vao a pesca e deixem a politica

Anônimo disse...

Eu a pensar que ia ler algum comentario sobre o peixe e no fim esta aqui mas é uma grande peixeirada . Sr Rosinha por favor não coloque os comentarios que nada tem a ver com o artigo em questão . deixem a politica e aproveitem a vida vão a pesca e respeitem a natureza se possivel devolvam o peixe de novo a agua. ps . no meu caso gostaria de poder pescar essa expecie no alqueva e sou apologista da introdução do siluro porque desenvolveu muito o turismo no norte de espanha e neste momento precisamos gravemente de dinamizar o alentejo profundo e essa introdução seria uma mais valia para turismo e empregos e não esqueçamos temos um grande lago com muito poucos predadores e ainda por cima com muitas expecies introduzidas tipo peixes gatos, abletes,pimpões estes ultimos uma verdadeira praga e nos concursos nunca deviam de ser devolvidos a agua.