quinta-feira, 3 de março de 2011

A POLÉMICA DO (NÃO) TRANSPORTE DE DOENTES!

Afinal em que ficamos? Quem é o responsável por não se passarem credenciais de transporte para vários serviços de saúde aos Alentejanos?

O Governo diz que está tudo na mesma, mas alguns médicos ( no Alandroal todos ), recusam-se a assinar muitas credenciais. Sei por exemplo que em Estremoz continua tudo como dantes, há inclusive credenciais para transporte em táxis. Mas no Alandroal, Vendas Novas, Montemor, Mourão... as credenciais não são assinadas, mas não será tudo o mesmo Pais? A lei não será igual para todos? É com toda a certeza. O problema está na interpretação que cada Director dos Centros de Saúde dá à lei e depois "quem se lixa é o mexilhão"!

Em baixo publico os dois documentos publicados pelo governo, relativos ao transporte de doentes. A circular, emitida pouco depois, vem suspender a orientação do despacho relativo à necessidade dos utentes fazerem prova de insuficiência económica. O próprio governo considerou, oportunamente, que não estavam reunidas as condições para aplicar esta regra.

Até então existia o Despacho Ministerial n.º 4/89, de 13 de Janeiro, que institui o princípio do prescritor pagador e aplica-se ao caso da requisição de transporte por motivos clínicos.

Assim, e segundo a informação disponível, não existem alterações às regras de transporte, apenas uma maior consciencialização dos médicos para a problemática.




Clique nas imagens para ler os despachos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Os responsáveis desta situação, é incompetência dos serviços no alandroal

Anônimo disse...

Parece que não é só no Alandroal...Redondo, Vila Viçosa, Borba, Reguengos, Mourão, etc...
É um país de incompetentes...

Anônimo disse...

Na segunda feira visitou o Concelho do Alandroal o Deputado Joao Oliveira, tinha pedido ser recebido no Centro de Saude.
NO entanto o Dr. Carapinha alegou não ter tempo para o receber, assim está a saude no Alandroal

Anônimo disse...

MAS QUE GRANDE BAGUNÇADA...

Nem na Guiné-Bissau se faz pior.

Conakri

Anônimo disse...

o dr carapinha nao tem tempo para receber ninguem,mas para almoços e lanches bem demorados ja tem e para dizer nao a tudo e a todos tambem tem tempo para mandar recados pelas funcionarias,enfim tudo o que e bom esta no alandroal.

Carlos Pinheiro disse...

Meus amigos. O problema não é do Alandroal. O problema é nacional e está bem à vista com os documentos que tiveram o cuidado de publicar. Os senhores do poder e alguns pequenos aprendizes de feiticeiro, que aparecem sempre, tudo estão a fazer para cortar cegamente nas despesas. Mas cortar naquilo que deviam cortar, que era nas gordiras do próprio sistema, isso eles não fazem. Nos carros, nas viagens sempre sobejamente acompanhadas, nas grandes almoçaradas e outros banquetes, nos telemóveis, nos acessores, nos seus gabinetes, nas Autoridades, Entidades, Intitutos e outras coisas que só dão despesa e que foram criando para dar lugar, sempre bem pagos aos seus apoiantes, isso ái eles não cortam. Mas os outros que se andam a preparar para entrar para o poder são iguaizinhos, tirados a pepel quimico.
Vejam bem que a Liga dos Bombeiros foi mandatada em 26/02/11 para entabular negociações com o Ministério da Saúde sobre esta problemática do transporte de doentes. Mas eles lá no distio deles, no Ministério não aceitam o que a Liga propõe e não propoe nada de mais. Por isso, se calhar a manifestação nacional dos Bombeiros e até a entrega de uma acção nos Tribunais não estará fora de causa. No dia 26 no alentejo, em Monforte, a Liga vai reunir o seu Conselho Nacional. Vamos a ver o que aquilo irá dar. Mas não podemos desistir de direitos consignados na consituição como é o direito aos cuidados de saúde e o transporte de doentes faz parte desse direito.