sábado, 26 de março de 2011

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ordem de Trabalhos:
1.Sopa de cogumelos e Mista de grelhados, acompanhados pela inevitável salada mista. ( Este ponto é variável semanalmente ).
Cogumelos, houve-os em sopa, assados e em ovos mexidos.

Os cogumelos são um menu "nobre", ninguém recusa, mesmo quando contamos histórias de envenenamentos, alguns ficam perplexos, perguntam com olhar atencioso se a pessoa que os apanhou é de confiança, mas ainda assim ninguém se recusou a comer as várias formas como eles foram confeccionados. Alguns repetiram tanto a sopinha de cogumelos, que mal tocaram nos grelhados que vieram a seguir. Quanto aos grelhados, como já aqui uma vez disse, grelhados, são grelhados, o segredo só está mesmo na escolha e corte da carne.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

As principais discussões de ontem, foram sobre a crise em geral e sobre alguns factores que a causaram em particular. E falou-se mais a nível local, mas extrapolaram-se os mesmos efeitos e defeitos por todo o Pais. Apontei Eu alguns exemplos, onde se gastam dinheiros injustificadamente e que a pouco e pouco têm vindo a mirrar os cofres do Estado.

Exemplifiquei muito levianamente assim:
A escola de Alandroal tinha há 25 anos 400 alunos, mas 6 contínuos davam conta de todo o recado. Actualmente os alunos são sensivelmente os mesmos, mas os actuais cerca de 20 auxiliares ( contínuos ), estão-se sempre a queixar que têm muito trabalho!

O asilo de Alandroal tinha há 25 anos atrás 40 idosos, mas 4 funcionários davam conta de todo o recado. Actualmente os seniores ( idosos), são sensivelmente poucos mais, mas os cerca de 15 funcionários, estão-se sempre a queixar que têm muito trabalho!

A cantina da Câmara de Alandroal, servia há 15 anos cerca de 30 almoços dia, 2 cozinheiras davam conta de todo o recado. Actualmente serve menos almoços e tem o dobro dos funcionários!

Isto são tudo números aproximados, mas não hão-de andar muito longe da realidade. Depois apliquem essa mesma máxima a toda a Câmara, Centro Paroquial, etc..., etc... E depois, sem muito esforço, a Institutos Públicos, Empresas Públicas, Empresas público-privadas, Cargos Políticos, enfim apliquem outra vez essa máxima a todo o Pais. Assim descobrem porque é que o Estado está sem dinheiro.

Mas deixemos as desgraças, essas foram discutidas só entre o Aphia e Eu. Os outros Tertulianos estavam bem mais divertidos. Até o mais recente Tertuliano, o "Peregrino" esteve super divertido, mas ainda assim, considera ele nos seus tenros 2 anos, que há certos caminhos que são um perigo. Não fora ele um peregrino!

Os divertidos falaram dos jogos da bola de antigamente e da vida quotidiana. Recordaram-se os craques Alandroalenses dos anos '70, Américo, Homero, Corneta, Monteiro, Melão, Humberto, Zé Talasso, Sousa, Neves, Sebastião, Martinho, Pisco, Cardoso... Também se falou do Zé Silva, esse alguns dos os mais novos já não se lembram dele a jogar à bola. Pudera, pois parece que ele abalava sempre mais cedo, não gostava nada de perder e infelizmente para ele e para os outros isso acontecia muito frequentemente. Infelizmente também para os outros, porque parece que a maior parte das vezes a bola era dele e se ele estava a perder ia embora e a bola ia com ele! Acabava a jogatana.

Eu lembro-me particularmente de um jogo, tinha eu para ai os meu 7 anos, isto em 1973. Jogo no Alandroal para a FNAC ( INATEL ), contra uma equipa que eu já não me recordo. Na baliza de costas para nascente, lance perigoso na área do Alandroal, e Monteiro fez aquilo que melhor sabia fazer, "matou" o lance, mas de tal forma foi a "sarrafada" que partiu a perna ao adversário!

Na altura ainda não havia ambulância no Alandroal, lembro-me da entrada em campo de uma carrinha verde alface, que era pertença do meu vizinho Tabuinhas, para ir buscar o lesionado e leva-lo ao Hospital de Alandroal.

Mas foi a falar na vida alheia ( que feio! ) que a "Folk" largou a alarvidade da noite. Depois de ter passado água por cima de muita roupa, disse então ela:
« Vocês não me perguntem mais nada, que eu não gosto de falar da vida das outras pessoas!» Gargalhada geral, pois então!!!

9 comentários:

Varandas disse...

Ao comentador (a) que quis fazer a defesa das actividades do Centro Paroquial.

Tenho-lho a dizer que o mesmo só não entrou, por se exprimir de uma forma ofensiva, como compreenderá.

Mas ainda lhe digo, tente defender o Centro sem ofender, assim ganhará mais adeptos para a sua causa e as pessoas ficam a saber das valências do Centro.

Mais lhe digo, não tenho nada contra o Centro, sou o 1º a defender este tipo de instituições, e sei que este nos faz muita falta nos dias que correm. Só disse que, de uma forma geral, os dinheiros neste tipo de instituições públicas não estão a ser bem aplicados. É a minha opinião, cada um terá a sua, mas a julgar pelo que ouço em todo lado, não andarei muito errado.

Por ultimo, na minha "alarvidade", não pretendi atingir o Centro em particular, apenas generalizei as causas de tantos gastos no nosso Pais, e o Centro não é uma excepção a esses gastos, é uma regra.

Rosinha.

Anônimo disse...

Então qual serão as propostas dos tertulianos? Despediam-se essas pessoas todas, que dizem (ou diz o Rosinha) estarem a mais? E depois, iam para o desemprego, para o rendimento mínimo, ou simplesmente abandonavam o Alandroal e iam procurar trabalho noutro local?
Não são estes funcionários, que ganham pouco mais que o ordenado mínimo que levaram o país à falência, são os directores, vice- directores, acessores e por aí adiante das empresas públicas, que ganham balúrdios, mais ajudas de custo,carros e casas, e que, na sua maioria, são incompetentes que gerem muito mal essas empresas.

Anônimo disse...

Concordo perfeitamente com o Rozinha.

Ele no seu artigo de opinião não está a dizer mal de ninguém nem muito menos a especificar quem ganha 500 euros!

Agora que as coisas podiam funcionar muito melhor a nivel de todos os organismos públicos, privados, semi-públicos, lá isso é verdade, atendendo ao número e tipo de funcionários que cada um tem.

Varandas disse...

Resposta ao comentador de 28/03/2011 18:32:00,

E rigor, não lhe consigo responder, porque não conheço o Plano de Actividades e Orçamento do Centro, nem a realidade financeira do mesmo.

Mas poço-lhe adiantar que defendo sempre o emprego, e despedir funcionários só em ultima instância, e só para salvar a própria existência do Centro. Se ele entrar em insolvência, não se perderá um emprego ou dois, perdem-se todos. Depois ainda há a possibilidade de ajustar alguns salários mais elevados.

Vale mais sobreviver "magro", do que morrer "gordo"!

Não se esqueçam que o Centro ajuda dezenas de famílias carenciadas e só existindo e possuindo liquidez conseguirá continuar a ajudar essas famílias.

Atenção, o que digo para o Centro, aplica-se na generalidade a outras instituições públicas e público-privadas. Falo aqui no Centro, porque a pergunta foi sobre o Centro Paroquial.

Cumprimentos, Rosinha.

Anônimo disse...

Não podia estar mais de acordo com tudo o que aqui foi dito, e concordo plenamente com o que o Rosinha diz no seu ultimo comentário. E acrescento, sendo o centro social uma instituição ligada à Igreja, como é que se compreende alguns dos vencimentos de alguns técnicos/direcção. Será que aquilo que fazem em prol do centro e da comunidade, justifica esses vencimentos? Ou será que devia ser como nos bombeiros em que a direcção ganha ZERO? Será que havia pessoas a querer estar na direcção por amor à camisola? Acredito que sim.

RR

Anônimo disse...

Embora não conhecendo ao promenor as actividades do Centro, parece-me algo desproporcionado a relação entre o número de técnicos que trabalha no mesmo e o serviço prestado à comunidade.

Anônimo disse...

Sou o comentador de 28/03/2011 18:32:00 e não me estava a referir a centro nenhum em particular, estava a falar de todos os exemplos que o Rosinha deu no seu artigo, escolas, câmara, centro, asilo e por aí, e como estes serviços são importantes para a fixação de pessoas no concelho.
Concordo plenamente que algumas dessas instituições possam estar a funcionar mal, mas quase me atrevia a garantir que não é pelo número de funcionários que empregam mas sim por má gestão daqueles que os gerem.

Anônimo disse...

Gostaria que fosse publicada a receita da sopa de cogumelos, não conheço e gostaria de provar.
Por favor, alguém que publique.
Obrigado

Anônimo disse...

Ao comentador de 29/03/2011 das 17:14:00 (receitas de sopas de cogumelos é fácil, escreve:sopa de cogumelos carrega na seta e tem logo muitas á escolha tão fácil como saltar á corda.J.L