sexta-feira, 2 de março de 2012

ALANDROAL - PROGRMA DA III MOSTRA GASTRONÓMICA DO PEIXE DO RIO

Programa da III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio Está a chegar a altura de nos sentarmos à mesa para saborear alguns dos melhores pratos de Peixe do Rio, confeccionados pelos restaurantes aderentes à III Mostra Gastronómica do Peixe do Rio. É já no próximo dia 2 de Março que tem início esta “saborosa” iniciativa do Município de Alandroal.

Os restaurantes e cafés aderentes:
“Casa Mateus”, “Adega dos Ramalhos”, a “Chaminé”, o “Monte Agrícola”, “A Maria”, a “Herdade dos Barros”, “O Tarro”, “A Lanterna”, o “Zé do Alto”, as “Pirâmides de S. Pedro”, “Hortelã da Ribeira”, “Pateo de Cascalhais”, “Central Alandroalense” , “Central de Orvalhos” e “Savana”

21 comentários:

Anônimo disse...

Noticias acerca da extinção de freguesias no concelho:

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=52701


Joaquim Gil, Cano, 01-03-2012 18:05
Nunca ninguém ganhou uma eleição como independente, sem antes se ter popularizado, em nome de um partido, se os políticos são considerados, generalisadamente vigaristas, os dicidentes são asquerosos, se todos pensassem nisso, estes oportunistas não apanhavam um voto sequer, quando se sentem ameaçados nos seus interesses, tornam-se defensores do povo, imbecis!!

Domingos Grave Carmona Festas, Ferreira, 01-03-2012 15:06

Exmº Sr. Presidente Presumo que a sua preocupação não será propriamente com a fusão das juntas de Freguesia mas sim com o facto de essas fusões originarem menor intervenção dos partidos políticos, isto é menor empregabilidade dos militantes de base dos partidos politicos. Um bom gestor camarário defenderia a extinção de todas as juntas de freguesia deste concelho e assumiria o compromisso perante as populações afetadas de investir em cada uma das freguesias extintas a totalidade do dinheiro poupado em vencimentos resultante dessas extinções. Por exemplo se extinguisse a freguesia de Capelins (Stº António) e o dinheiro poupado em vencimentos o investisse no lar de idosos de Ferreira de Capelins, para além de estar a contribuir diretamente para o bem estar da população da atual freguesia estaria ainda a contribuir diretamente para a criação de um maior número de novos postos de trabalho auto-sustentáveis. Presumo que essa Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Capelins continuam sem nada fazer para apoiar a conclusão do lar de idosos de Ferreira de Capelins. Isto mostra claramente a falta de visão económica e de gestão municipal a que esta autarquia tem estado sujeita ao longo de décadas. Querer justificar a existência destas Juntas de Freguesia é uma mera ilusão económica que mais cedo ou mais tarde irá levar à extinção do próprio Município, resultando daí a sua integração parcial nos concelhos de Reguengos, Redondo, Vila Viçosa e provavelmente uma pequena parte para Elvas, tudo isto porque nenhum presidente de Câmara teve capacidade de desenvolver políticas municipais que levassem à criação de emprego no próprio concelho e consequentemente os seus munícipes foram obrigados a sair para outras regiões do país sendo pouquíssimos aqueles mais tarde regressaram às suas terras.

Anônimo disse...

É com a mostra de peixe que lá vamos, são tantas as pessoas que o Alandroal que é uma vila grande não tem um unico lugar para se parar o carro e os restaurantes tem filas de horas.
São todos iguais querem é festas e petiscos agora trabalhar e bem e ter competência para as coisas importantes é que está de chuva.
Peixe podem ficar com ele tem muitas espinhas e não puxa carroça nem uma autarquia para a frente, é curto.

Anônimo disse...

PS E PSD=CORRUPÇÃO

Anônimo disse...

PS E PSD E INDEPENDENTES DA TRETA = A CORRUPÇÃO.
E AINDA FALTA NO ROL O PCP QUE POR AQUI ESTÁ CHEIO DE MAÇÃS PODRES.

Anônimo disse...

Isto é que vai por aqui uma açorda......senão vejamos:quais os restaurantes do nosso concelho que têm como especialidade ou simplesmente como hábito de constar nas suas ementas o famoso peixe do rio? Para nós, comensais da zona, sabemos que são dois ou três que têm o hábito de o fazer, e que realmente o sabem fazer. Temos consciência que a crise é grande e que os restaurantes têm necessidade de facturar mas a verdade é que esta mostra de peixe do rio em termos gastronómicos é uma fraude. O que a maioria destes restaurantes serve durante todo o ano é carne de porco feita de diversas maneiras e a pouco mais que isto se resume!Comparando, vir aom Alandroal comer peixe do rio é como ir a Setúbal ou a Sesimbra a uma mostra gastronómica de porco preto só porque alguém se lambra de o fazer.E é assim que pelos lados do Alandroal vai a cultura gastronómica e outros tipos de cultura.........tudo sem coerência e ao sabor do vento............

Anônimo disse...

a semana gastronómica do peixe do rio tem, a meu ver, duas qualidades inquestionáveis: colocar o grande rio Guadiana no Concelho e dar a conhecer o produto que dele provém. o que me parece a mim, indo de encontro ao comentário de 04/03/2012 das 20:10 é que peixe do rio existe todo o ano. sei que há restaurantes, neste concelho, que todo o ano confecionam peixe do rio mas que há outros que nem por isso. não consta da ementa diária, semanal ou mensal da maioria dos restaurantes que estão nesta mostra. então o que é a mostra gastronómica do peixe do rio? é isto mesmo: uma vez por ano os restaurantes fazem uns pratos de peixe (bom peixe e bons pratos sem qualquer dúvida) mas que não estimulam a restauração nem a curto, nem a médio nem a longo prazo. é um acontecimento pontual que sem uma politica forte e descentralizadora não estimula a economia ou o turismo ligado a um dos melhores e maiores elementos naturais deste concelho O RIO GUADIANA.

Anônimo disse...

O que estimulava e muito a economia era comer peixe graúdo em Cuba. Um prato de geminação muito apreciado para degustar euros com molho cinco estrelas.

Anônimo disse...

Isso é tudo muito bonito mas a verdade é que as pessoas vem de toda a parte do país durante todo o ano para comerem comida alentejana como migas, pezinhos de coentrada, porco preto grelhado e de outras formas e de peixe do rio querem lá saber.
Estamos a tentar dar ás pesoas o que elas não querem nem temos de todo tradição a não ser numa ou outra aldeia ou uma ou vez por ano na pesca com os amigos.

Guadiana assim não vais lá, É POUCO MUITO POUCO, MAIS UMA BRINCADEIRA DE MENINOS GRANDES.

Anônimo disse...

Conseguem, gastar mais qua quilo que ganham, assim não-vamos-lá...

Anônimo disse...

O comentário 05/03/2012 18:51:00 está 5*****estrelas!

Maria

Anônimo disse...

RIO GUADIANA?????????
no conselho do Alandroal????
Isso já não existe.

Existe sim o grande lago de Alqueva

Anônimo disse...

" Anônimo disse...
O que estimulava e muito a economia era comer peixe graúdo em Cuba. Um prato de geminação muito apreciado para degustar euros com molho cinco estrelas.

05/03/2012 18:51:00"

Tem toda a razão pergunte isso ao actual Presidente que tambêm se estimulou e muito a comer lagostas e a fumar puros lá por Cuba e que saiba também ficou em hoteis de 5 estrelas e não pagou com o seu dinheiro foi a conta e ainda levou aconpanhante como todos sabemos também á conta do Municipio.
Deveriam ter vergonha em defender gente desta que é tão cubana como os outros que por lá tambêm foram.

Anônimo disse...

Não é verdade,este presidente nunca foi a Cuba. pode ter ido a outros sitios mas nao a cuba. Cuba so do Alentejo...

Anônimo disse...

Pois pois houve várias pessoas que levaram acompanhantes

Anônimo disse...

Sim claro, os amigos metralhas....

Anônimo disse...

Este Presidente nunca esteve foi em cuba no alentejo agora em HAVANA esteve e toda a gente o sabe, não venham para aqui defender quem mente e tem alcunha disso com mais mentirinhas da treta.
Quem sai aos seus.....

Anônimo disse...

cuba entra aqui para destabilizar e para provocar mais uma discussão estéril que não leva a nada uma vez que o atual presidente está a resolver a questão onde deve ser resolvida - na barra dos tribunais. penso efetivamente que se houve gasto do dinheiro publico em beneficio próprio então que seja punido e que o dinheiro seja devolvido por todos os que ganharam diretamente ou indiretamente com a situação. espero ver arrumada esta questão rapidamente sob pena de esta discussão (estéril) se prolongar no tempo e impedir que o debate sério, a liberdade democrática de opinar e a intervenção na politica local seja um beneficio para o concelho.
ja falei aqui algumas vezes que o alimentar da chama anti nabais tem muito a ver com a contra informação que é necessária para impedir que assuntos sérios sejam comentados e opinados realisticamente. andamos à volta com esta questão à tanto tempo que nos corta, às vezes, a vontade de contribuir para um debate sério e construtivo.

Anônimo disse...

Falando de debate sério e construtivo a verdade é que aderi mais uma vez a esta mostra gastronómica e este ano ainda foi pior que os outros anos, peixe a maioria foi para o lixo, a culpa de certo é da dita crise, mas a verdade é que a maioria das pessoas que v~em de fora , v~em ás migas, aos pezinhos e não querem saber de peixe do rio nem vieram por cauda de mostra nenhuma.
A verdade é que se querem que isto vá para a frente e deja conhecido a nivel nacional têm que fazer bem mais.

Anônimo disse...

Mentes... mentes...

Anônimo disse...

Não sabes dizer mais nada é que isso é pouco e ridiculo...

Anônimo disse...

Nã sejas tã antipático...