quinta-feira, 1 de março de 2012

ESTÁDIO DE ALANDROAL QUASE TERMINADO.

Tenho acompanhado a par e passo a construção do Complexo Desportivo de Alandroal, mas agora já posso dizer que este Complexo Desportivo vai ser uma realidade.

Esta 1ª foto foi tirada no final do ano passado, aquando do alcatroamento dos acessos, estacionamentos e recinto desportivo.

Na semana antes do Carnaval começou a ser colocada a relva, na foto acima pode ver-se o recinto já metade relvado. Foto tirada na terça-feira de Carnaval, com tudo parado, mais uma firma que não quis saber das directrizes de Pedro Passos Coelho.

Na foto acima, as bancadas, balneários e marcação das linhas.

Sendo eu um defensor deste Complexo Desportivo, mas ainda assim, não posso deixar de tecer algumas considerações ao que acho menos bom neste projecto. E o menos bom, direi até mau, está presente nestas bancadas e balneários.

Para quem gosta de assistir aos espectáculos desportivos proporcionados por estes espaços, sabe que a comodidade é essencial para atrair espectadores, mas estas bancadas foram feitas para "afastar" espectadores. Ficaram viradas para oeste, que foi a pior direcção possível para os espectadores. Pegando nas nossas condições climatéricas e há hora a que são normalmente disputados as maiorias dos jogos, os espectadores ficarão de frente para a chuva, vento e o pior de tudo, o sol! Dir-lhe-ei caros leitores, aquelas bancadas vão ter sempre menos gente que as imediações, depois me dirão.

Já quanto aos balneários, são grandes, bonitos, funcionais, mas na minha visita guiada deu para confirmar o já suspeitado, não têm um único ponto de luz natural. O que não se compreende, numa altura em que os arquitectos são induzidos a aproveitar aquilo que a natureza nos dá, a bem do ambiente, do Planeta e da economia. Vai ser um gastador de luz enorme!

Estes pormenores cheguei-os a discutir com alguns responsáveis no inicio do projecto, quando ainda era possível remodelar esse mesmo projecto, mas as minhas sugestões, como me disseram na altura, eram do senso comum e não baseadas em questões técnicas! Pois é verdade, mas parece-me que mais uma vez o conhecimento empírico é possuidor de uma maior razoabilidade que o técnico em questão.

Por ultimo e como curiosidade, porque muita gente pergunta, as três casotas por cima das bancadas, são dois WC's para o público e ao meio um bar de apoio.

Nesta outra foto, já tudo relvado e com marcações para futebol, rugby e duas marcações para futebol 7. A branco para futebol, amarelo para rugby e azul para futebol 7.

Por fim uma ultima curiosidade, das vezes que subi ao castelo para tirar fotos do Complexo Desportivo Luís Figo ( Ainda se irá chamar assim?), reparei que na cobertura do coreto no Rossio do Arquiz se encontravam 5 bolas! Qual a leitura? Os jovens Alandroalenses gostam muito de futebol, mas a habilidade é duvidosa. Pode ser que agora com o novo campo relvado a mestria melhor!

Manuel Varandas.

24 comentários:

Anônimo disse...

Grande Rosinha, parabéns pelas bonitas fotos e textos explicados que escrevestes, ao dares a conhecer e entender a toda a população as condições do novo campo de futebol em Alandroal.

Anônimo disse...

Estou a ver um coreto onde não cabe uma banda a tocar. Grandes inteligências tivemos por cá....

Anônimo disse...

Engenheiros e Arquitectos fazem as obras, mas também erram aos olhos do povo.

Anônimo disse...

E agora quem vai usufruir deste grande projecto????

Anônimo disse...

so foi acabado porque ou o acabava ou devolvia o dinheiro.
grande facada rsrsrsrrs

Anônimo disse...

Quem vai usufruir?
O povo com certeza!
Só não vai quem não quem não quer.

Anônimo disse...

As bolas estão lá porque ao coreto lhe falta o "chapéu"... Para quando o acabamento do "pequeno" coreto?

Anônimo disse...

OS QUE DIZIAM MAL DO DITO ESTÁDIO SÃO OS PRIMEIROS A +POREM LÁ OS PÉS ATÉ VÃO ESTAR NA INAUGURAÇÃO.
FALAM MAS É SÓ TRETA QUANDO LÁ ANDAREM FILHOS E NETOS QUE TEM TODO O DIREITO A TER UM ESPAÇO DIGNO PARA DESPORTO E LAZER JÁ NÃO VÃO ACHAR A DITA OBRA UM DISPARATE ASSIM TÃO GRANDE, MAS VÃO TER QUE ENGOLIR O GRANDE SAPO, POIS SABEM QUEM FOI O VERDADEIRO MENTOR E CRIADOR DO DITO, NÃO FOI COMO QUEREM JÁ FAZER PARECER aRANHAS OU GRILOS.

Anônimo disse...

foi o teu amigo EX autarca Joao Nabais que mandou fazer, se nao podia ser assim dizia que nao estava bem, ele era a entidade maxima na CMA.

Anônimo disse...

Não foi o meu amigo porque não conheço a pessoa pessoalmente como o caro comentador conhece e pelos vistos tambem é tu cá tu lá com o actual, presidentes é consigo se calhar é dos que mamou e continua a mamar, de facto não é o unico.
Mas pelo menos reconhece que o outro é que fez obra mal ou bem, dentro ou fora de tempo fez e estes só acabam porque não têm outro remedio, aliás estes nada fazem a não ser concluir o que o outro começou.

Anônimo disse...

E se conseguirem concluir tudo o que o outro deixou inacabado, já são muito, muito, muito, bons.

Anônimo disse...

Deves um dos que tinha la tacho com o nabais...o homem com o dinheiro que gastou num relvado de cáca, conseguia relvar os campos do concelho todo...e claro agora o grande alandroalense (ou deverei dizer Elvense??) é que vai jogar nesse campo...haaa é verdade voçes nao teem equipa

Anônimo disse...

Pergunte a este novo Presidente porque é que já com mais de dois anos á frente da autarquia ainda nada fez no sentido do desporto assim como em quase tudo.
Ou a culpa de não termos equipa vai ser etaernamente do Nabais, este está lá a fazer o quê ?????
Pelos vistos a dizer a toda a hora que a culpa de tudo é do outro até da sua incompetencia...

Anônimo disse...

Perguntem ao JSA (presidente da assembleia geral do JSA, presidente do JSA e tesoureiro do JSA) como deixaram as contas do clube e porque razão deixámos de ter equipa. Perguntem, porque perguntar não ofende.

Anônimo disse...

NÃO SEI SE É PARA SUGERIR UM NOME PARA O ESTÁDIO MAS EU TENHO UMA SUGESTÃO - ESTÁDIO DE FUTEBOL DO CONCELHO DE ALANDROAL - JÁ QUE A MODALIDDAE AÍ A PRATICAR VAI SER O FUTEBOL E CONCELHO DE ALANDROAL PARA SE SABER QUE, UM DIA, AQUI EXISTIU UM CONCELHO CHAMADO DE ALANDROAL.

Anônimo disse...

Também faço uma sugestão- antes de o concelho acabar podes basar e assim não empestar. O nome do estádio pode ser estádio municipal anti-corrupção.

Anônimo disse...

Tem toda a razão é que estes ultimos Presidentes onde se inclui o actual são uns grandes incompetentes, e levaram e continuam a levar este concelho á ixtinção.

Anônimo disse...

Olhe que não... olhe que não...

Correio da Manhã
19 Fev 2012

"IDOSOS COM DÍVIDA DE 50 MIL €
Camara do Alandroal ainda não pagou operações realizadas em Cuba."

O algodão não engana...

Anônimo disse...

Correio da Manha

A notícia publicada FOI PAGA

...para fomentar estes e outros NECESSÁRIOS...comentários.

Ainda não perceberam que estão a ser utilizados para ???

Juiz Forense

Anônimo disse...

Como somos julgamos....

Anônimo disse...

Belo estadio, obrigado Nabais os desportistas e o Alandroal estão de parabens.
Não é o caro que o vai inaugurar mas foi graças a si que o temos, obrigado.

Anônimo disse...

EÇA...de novo???

...que venha o estádio com "inteligentes" e "oportunos" investimentos de centenas de milhares e milhares de euros e...que se lixe o edifício (em degradação)da Aldeia de Ferreira onde JÁ SE DEVERIAM ACOLHER idosos carenciados da Freguesia.

Só neste País, neste Distrito e neste Concelho se consentem TAIS BARBARIDADES.

Neste País porque o Ministério da Solidariedade e Segurança Social tem permitido, ao longo de mais de uma década, não apoiar a solução devida ao uso do equipamento profundamente construído com as ajudas do POVO (mas também se entende: Os ministérios e os ministros quando lhes cheira a "POVO" logo temem: hum!!!!!!!!!!á aqui mão do Povo e, vai daí CUSTE O QUE CUSTAR...não se apoia. O que aqui se está a passar é mais UM CRIME SOCIAL).
Neste distrito, porque antes a Governadora Civil e agora a Directora da SEGURANÇA SOCIAL analisaram e analisam e, lá das suas "altas, verticais e insuspeitas capacidades comentam": Hum!!!!á aqui mão do Povo e, vai daí CUSTE O QUE CUSTAR...Não sei de nada. NEM SEI ONDE FICA FERREIRA DE CAPELINS.
Neste concelho, porque tanto o anterior regedor do concelho(ocupado "com assuntos" bem mais importantes) como tanto o actual - seu seguidor - não ligaram, nem ligam a COISAS MESQUINHAS, do Povo.

E já lá vão 12 anos de completo abandono daquela obra e dos seus "devidos" utilizadores..

Passeios aos Açores, á Madeira, a Cuba (envoltos em interesses "escusos") ao Lago, aqui e a além, TOURADAS (com assaltos á bilheteira) cartões do idoso e do jovenjoso, do pai, da mãe, do filho, da filha, do neto, da neta (cartões!!!), natais, almoços dos dias "tais e tais" caçando CORRUPTIVAMENTE os votos destas pessoas de bondade e humildade ancestrais, não resolveram os graves problemas da interioridade nem do agravamento da devida qualidade de vida que MERECEM OS IDOSOS DE FERREIRA E DO RESTO DO CONCELHO

Isto é...com "uns trocos" retirados ao milionário investimento no ESTÁDIO da sede do concelho, as obras do Lar e Centro de Dia de Capelins estariam prontos a albergar TANTOS necessitados e os "Séniores" da Freguesia não se sentiriam abandonados (após 12 anos) pela Câmara, pelo Governo Civil e pelo Governo "de Lisboa".

Até quando esta população honesta "Aperta a mão" a esta desonesta gente???????????????

Azenha d'El-Rei/2012/III

Anônimo disse...

Excelente comentário

Anônimo disse...

Realmente um excelente estadio só tem um senão , onde estão as centenas de jovens deste concelho super jovem ? será que os idosos vão voltar ao futebol ? Mais uma obra tipo forum e coisas que realmente fazem falta as populações cadé ? deixo a questão no ar ...