quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PESCA - A CAPTURA DE MAIS UMA NOVA ESPÉCIE NO ALQUEVA

PERCA-SOL MANCHADA

Volto uma vez mais a referir que com a construção da Barragem de Alqueva e a consequente extensão das águas, tem-se vindo a verificar uma maior diversidade de espécies animais neste lado do Alentejo.

A família dos peixes é a que tem conhecido um maior número de surgimento de novas espécies.

Já aqui tinha falado do lucioperca, breme, peixe gato, abletes, bagre... Agora apareceu uma nova espécie de perca-sol (Vulgo:Xanxito ou xixito, depende da zona)

O Peixe da foto abaixo, foi capturado ontem pelo Tarruca (Pescador profissional: 926756849) no Alqueva.


 O Tarruca apanhou este peixe nas suas redes e como nunca tinha visto igual, preservou-o num reservatório com água e veio ter comigo para tentar deslindar o mistério. Eu também nunca tinha visto nada igual, mas logo me deu parecenças com uma perca-sol, mas sem ter a certeza.

Fiz umas pesquisas e posso agora confirmar que este peixe é a PERCA-SOL MANCHADA, mais uma variante de perca-sol.  Pelo que me disseram, esta variante é já muito comum no Baixo Alentejo (Mértola, Aljezur...).

Vejam em baixo as variantes de percas-sol existentes no mundo, e como podem ver, a imagem D corresponde tal e qual ao peixe que o Tarruca apanhou ontem, engrossando assim o número de espécies conhecidas no Alqueva.

Fonte: Universidade de Henderson (USA)
Nome científico: Lepomis gibbosus
Família: Centrarchidae
Nomes comuns: Perca-Sol, Peixe-sol (Também conhecidos como xixitos em muitas regiões de Portugal)

A perca-sol é uma espécie invasora e que se alimenta de pequenos insectos e ovas dos outros peixes, pela que é proibida a sua repovoação. Este é no entanto um peixe comestível.

ATENÇÃO: Esta espécie nunca deve ser transferida para outras massas de água

3 comentários:

Anônimo disse...

A especie em causa não tem nada a ver com a perca-sol!!!

Apesar de muitas vezes serem confundidas!!!

O peixe em causa é pertence a familia dos ciclideos...uma familia diferente da perca-sol..

O peixe em causa chamam-lhe Xanchito...o nome cientifico é cichlasoma facetum!

Veja o seguinte pagina.
http://www.cartapiscicola.org/

cumprimentos!

Luís disse...

Boa Tarde.
Gostaria de perguntar, se os senhores não podiam fazer tipo uns documentário sobre os peixes na nossa região, como se reproduzem, como se pescam, como é feita a sua reprodução e o seu cruzamento, acho que seria algo interessante para este blog.
Já agora queria agradecer aos senhor pelas informações que transmitem á população sobre as novas espécies que aparecem na nossa região, e de noticias da nossa vila, espero que este blog continue por longos anos.
:)

Anônimo disse...

Isso já existe no Alqwueva há 10 anos