sexta-feira, 29 de novembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão de Elite
Estremoz 1 – Cabrela 2
Monte Trigo 1 – Redondo 4
Perolivas 0 – Lavre 3
Juventude 1 – Portel 0
Viana 1 – Reguengos 1
Calipolense 1 – Oriola 2

Divisão de Honra 
Zona A
Borba 4 – S. Bartolomeu 1
Aldeense 1 – Corval 1
Santiago Maior 1 – Bencatel 1
Lusitano 0 – Canaviais 0.

Divisão de Honra
Zona B
Santana do Campo 0 – Alcáçovas 2
Giesteira 0 – Cortiço 1
Mora 4 – Brotas 1
Escoural 1 – Arraiolos 1
INATEL
Série B
A.D.C. S. Domingos 0 – A.D.C. Alandroal United 2. 

A.D.C. Mina Bugalho 0 – Estrela Pardais 0.

Classificação:
1º Alandroal United  7j - 21pts. 
2º Bairrense 6j - 13pts. 
3º São Domingos 6j - 4pts. 
4º Mina do Bugalho 7j - 3pts.
5º Pardais 6j - 3pts. 
Folgou Bairrense 
Série D
Rosário 4– Montoito 2.
Monsaraz 2 - Mourão 1 

 Classificação povisória:
1º Foros da Fonte Seca 6j - 16pts.
2º Rosário 7j - 14pts.
3º Mourão 7j - 9pts.
4º Monsaraz 6j. 4pto.
5º Montoito 6j - 3pts.

Folgou Foros da fonte Seca
.
FUTEBOL JUVENIL
Distrital de Benjamins Fut 7
Santiago Maior 7 – Calipolense 4.
Terena 1 – Lusitano 8. 
Distrital Infantis – Fut 7
Atlético Reguengos A 13 – Terena 2.

Ferreira de Capelins - Limpeza de lugares com história


Voluntários do Concelho de Alandroal Voltam a Participar Em Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar

Mostrando o espírito de solidariedade que caracteriza as nossas gentes, voluntários do concelho de Alandroal vão voltar a participar na Campanha Nacional de Recolha de Alimento do Banco Alimentar Contra a Fome (www.bancoalimentar.pt), nos próximos dias 30 de Novembro de 1 de Dezembro.  

Assim, e como aconteceu nas últimas edições desta iniciativa, nos dias da campanha irá encontrar à porta dos estabelecimentos do comércio local os voluntários do concelho, devidamente identificados, que vão recolher os alimentos. Este ano, além do Alandroal e de Santiago Maior, a campanha irá decorrer também nas localidades de Terena, Rosário e Mina do Bugalho. 

Se deseja participar como voluntário neste acto de solidariedade social poderá fazer a sua inscrição directamente com o chefe de equipa do Alandroal, através do contacto 926 492 134. Em alternativa poderá também inscrever-se no Banco Alimentar Contra a Fome de Évora, através dos contactos 266 771 432 ou 915 677 816.

Apelamos à participação de toda a população, seja através da contribuição com alimentos, seja através do trabalho voluntário nestes dois dias. Alimente esta ideia!

Recolha.Alimentos.Banco.Alimentar
Fonte: Gab. Imp- Município de Alandroal.

População de Alandroal Manifestou-se Contra Encerramento do Serviço de Finanças Local

A população do concelho de Alandroal manifestou-se na passada terça-feira, dia 26, contra o encerramento do Serviço de Finanças de Alandroal, numa iniciativa que contou com o total apoio do Município de Alandroal e foi encabeçada pela presidente da Autarquia, Mariana Chilra. A manifestação, que surgiu de forma quase espontânea, ocorreu na sequência de várias iniciativas contra o encerramento de serviços públicos que ocorreram um pouco por todo o país.  

Mariana Chilra, presidente da Município de Alandroal salientou que “o encerramento do serviço de finanças de Alandroal, a acontecer, é uma perda irreparável para o concelho e para a nossa população. O Alandroal é um concelho de interior, disperso, e com uma população idosa e com dificuldades de deslocação, onde os serviços do Estado são um importante factor de aglomeração e de coesão das populações. Por isso mesmo, não podemos aceitar o encerramento deste serviço”. 

A autarca salientou ainda que “que esta foi uma manifestação combinada em muito pouco tempo, quase em cima da hora, mas mesmo assim temos aqui representantes de praticamente todas as instituições do concelho. Isso mostra o descontentamento das pessoas e mostra que esta será uma perda irreparável para a população. Os trabalhadores do serviço e finanças de Alandroal, e a população do concelho, podem ter a certeza que o Município fará tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o encerramento deste serviço essencial”.

Marina Chilra assegurou ainda que “já na próxima reunião de câmara iremos tomar uma posição contra este encerramento, através da aprovação de uma moção, que faremos chegar à Inspeção-geral de Finanças, ao Governo, à Assembleia da República e aos grupos parlamentares. Também já solicitamos uma reunião à Direção-geral de Finanças para nos pronunciarmos contra este encerramento e não pomos de parte outras formas de luta”, concluiu a autarca. 
 Fonte: Gab. Imp- Município de Alandroal.

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14 ( Atualização em 30/11/2013)

Classificação da 7ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 10ª jornada da Liga Zon-Sagres.

Esta semana não vamos ter quadro de classificações, pois por motivos de ordem técnica não é possivel apresentar a classificação geral e total.

Sendo assim vou remediar o caso dando a conhecer os melhores cinco classificados da jornada e os 5 melhores do acumulado.

Top Five semanal:
1º João Balsante 53pts.
2º Nuno Mendes 52pts.
3º M. Carlos 50pts.
4º Jeremias 48pts.
5º Troco 47pts.

Como apontamento há a salientar que estes 5 primeiros têm todos o Luís Leal, jogador da jornada com 14pts. Este foi com toda a certeza o facto que fez a diferença.

Top Five acumulado:
1º. - BALSANTE- 289 pts
2º. - NUNO MENDES - 275 pts.
3º. - JEREMIAS - 270 pts.
4º. - ROSINHA - 259 pts
5º. - M. CARLOS - 259 pts. 
Aqui só há a salientar a troca de posições entre o Jeremias e o Rosinha e a entrada nova do M. Carlos para o top five em detrimento do P.T.

Por hoje fica assim, vamos ver se para a próxima semana os problemas com o Prov. Gomes já estão resolvidos.

ADITAMENTO 
30 Nov. 2013
Como referi aqui anteriormente, esta semana não foi aqui postado o quadro com a classificação geral, pois essa função é do Provedor Gomes, mas problemas de ordem técnica impediram-no de cumprir coma as suas "obrigações"! No entanto já foram resolvidos os problemas e ele fez chegar as referidas pontuações, juntamente com as suas considerações.

E são essas considerações que me levaram a fazer este aditamento, pois acho que nunca o Provedor Gomes tenha estado tão inspirado e premonitório.

Ora vejam bem as considerações do Provedor Gomes:

CONSIDERAÇÕES:: 
LIGA FANTÁSTICA: - 
O J. Balsante vai de vento em poupa! ganha o semanal e continua em primeiro na Geral!!!!
De resto tudo normal!!

LIGA ZON SAGRES,
- Porto em apuros, palpitando-me que na próxima jornada VOU ( leões ) FICAR EM PRIMEIRO LUGAR ISOLADO!!!
Capas negras fazem a folha ao Porto,
E o lampiões afogam-se no RIO!!! ( Penso que desta vez nem a PARMALAT os salva).
..
CAMPEONATO DO MUNDO 2014 - É pena que mais uma vez tenha sido demonstrado que os nossos atletas só jogam bem quando querem...

BOLA DE OURO: 1º. RONALDO, 2º. RONALDO. 3º. RONALDO, 4º, RONALDO, 5º. RONALDO, 6º. RONALDO, .....1 000 000 000º. RONALDO!!!!!! O BAIXINHO NEM A CHEIRA, E O FEIO DO FRANCÊS MUITO MENOS!!!
 
Prov. Gomes

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Alandroal - Nova Agenda Cultural Já Está Disponível

O Município de Alandroal já tem disponível a sua nova Agenda Cultural, documento onde poderá conhecer as actividades que vão decorrer no Fórum Cultural de Alandroal durante o mês de Dezembro. Com uma imagem renovada, a Agenda Cultural apresenta-lhe como principal destaque a realização da tradicional Feira do Livro, que irá decorrer entre os dias 7 e 22 de Dezembro, e onde poderá encontrar as suas obras literárias preferidas a preços convidativos.
Também a merecer destaque está a realização do Concerto de Natal da Banda do Centro Cultural de Alandroal, que se irá realizar no dia 22 de Dezembro. O teatro e a música também estarão em evidência com a realização de dois espectáculos, o primeiro deles no dia 7 de Dezembro, onde será apresentada a Escola de Música de Instrumentos Tradicionais da Escola Popular de Alandroal. Já no dia 15 de Dezembro será a vez de subirem ao palco os alunos de teatro da Escola Popular para apresentarem a peça “Natal é Amor”.  
Além disso, pode contar ainda com duas sessões de cinema, uma no dia 6 de Dezembro, onde será exibido o filme “Last Vegas: Despedida de Solteiro”, e outra no dia 20 de Dezembro, com a exibição do filme “O Conselheiro”. De referir que todos os espectáculos são de entrada gratuita e que serão realizados também de forma gratuita, sem qualquer encargo para o Município.  

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Presidente do Município de Alandroal em entrevista à TVI24

A Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra e o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré Warter Chicharro estiveram anteontem na TVI24, mais concretamente no programa Portugal Português a falar sobre as dividas do poder local. 

Veja a entrevista através do seguinte link: Portugal Português


Fórum Cultural de Alandroal Recebe Exibição de Filme Contra a Violência Doméstica

O Fórum Cultural de Alandroal recebe no próximo dia 28 de Novembro, pelas 21:30 horas, a exibição do filme “Herança do Silêncio”, obra do realizador José Meireles, que se apresenta como uma homenagem às mulheres assassinadas e vítimas de violência doméstica, em Portugal. 

Com uma duração de 35 minutos, o filme conta com as interpretações de Joana Ribeiro e Marta Melro como protagonistas e terá entrada gratuita. Após a exibição do filme haverá ainda tempo para um debate com o realizador e técnicos especialistas na temática “Violência Doméstica e Igualdade de Género”. 

Integrado no projeto “Cultivando a Igualdade”, apoiado pelo POPH, no âmbito dos Planos para a Igualdade da CIG (Comissão de Igualdade de Género), o filme conta a história de Carlos, de 47 anos, que vive com filha Luísa, de 23 anos, e que convivem com um casal conflituoso como vizinhos. A situação revolta Luísa, mas o pai, antiga vítima de violência doméstica, impede-lhe a acção. Não perca!


HERANA~1
Fonte: Gab. Imp- Município de Alandroal

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão de Elite
Redondo  – Cabrela - Adiado
Lavre 3 – Monte Trigo 2
Portel 1 – Perolivas 1
Reguengos 1 – Juventude 0
Oriola 0 – Viana 0
Estremoz 0 – Calipolense  2.
Divisão de Honra 
Zona A - Próxima jornada dia  01 de dezembro.

Zona B
Giesteira 1 – Alcáçovas 2
Mora 4 – Fazendas 0
Escoural 3 – Brotas 0
Valenças 0- Arraiolos 1

INATEL
Série B:
Alandroal United 4 – Mina 1.
Bairrense de V. Viçosa 2 -  São Domingos 1.
Descansou Pardais 

Classificação: 
1º Alandroal United  6j - 18pts. 
2º Bairrense 6j - 13pts. 
3º São Domingos 5j - 4pts. 
4º Mina do Bugalho 6j - 2pts.
5º Pardais 5j - 2pts. 

Série D
Mourão 0 – Rosário 1.  
Foros da Fonte Seca 2- Monsaraz 1.
Descansou Montoito.

Classificação:
1º Foros da Fonte Seca 6j - 16pts.
2º Rosário 6j - 11pts.
3º Mourão 6j - 9pts.
4º Montoito 5j - 3pts.
5º Monsaraz 5j. 1pto.
FUTEBOL  JUVENIL
Benjamins Fut 7
Terena 3 – Redondo 3.

PARTICULAR
Juniores Os Elvenses 3 – Amigos Mina do Bugalho 5.


ALANDROAL - Actividades Para o Fim-de-Semana

Com mais um fim-de-semana a chegar saiba que, já hoje, a partir das 21:30h, no Fórum Cultural de Alandroal, poderá assistir a mais uma sessão de cinema, onde estará em exibição o filme “Capitão Phillips”. Baseado na história real, o filme conta a história do Capitão Richard Phillips (Tom Hanks) e da tomada do navio cargueiro norte-americano MV Maersk Alabama por piratas somalis, em 2009, o primeiro assalto a um navio de carga em 200 anos. 

As actividades continuam no sábado, dia 23, com a abertura da exposição “Memórias do Lucefécit”, em que os visitantes serão convidados a conhecer melhor a história da Albufeira do Lucefécit. Ainda no sábado, o Fórum Cultural de Alandroal recebe o Grupo de Teatro da Associação Desenhar Soluções, de Santiago Maior, que irá apresentar as peças “Criada de Graça” e “O Julgamento. Não perca! 

Untitled-1
Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

Alandroal - Município Aprovou Moção de Censura Contra Cortes nas Transferências Para as Autarquias

A Câmara Municipal de Alandroal aprovou na sua última reunião de câmara, no passado dia 20 de Novembro, uma moção de censura contra os cortes previstos no Orçamento de Estado de 2014, nas transferências para as Autarquias. O documento foi aprovado por unanimidade.

O Orçamento de Estado para 2014 prevê que as Autarquias recebam menos 50,9 milhões de euros das transferências do Estado, o que, no caso do Município de Alandroal, representa uma quebra de 2,6% em relação ao que recebemos em 2013, situação que irá afectar o equilíbrio das contas do Município e a sua capacidade de investimento.

A Associação Nacional de Municípios relembra que, desde o início da alteração à Lei das Finanças Locais, o Governo admitiu que o valor das transferências para os Municípios não iria ser reduzido, estando agora a faltar à sua palavra. A Associação de Municípios entende ainda que esta situação se traduz numa violação da autonomia do poder local democrático, uma vez que não compete aos Municípios o financiamento do Estado. 

Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, esclarece que “esta situação nos preocupa muito uma vez que, a concretizar-se, nos vai dificultar bastante a vida. Por isso, entendemos que devemos reagir a estas medidas, mostrando o nosso descontentamento, de todas as formas possíveis”.

A Moção irá agora ser enviada para a Presidência da República, Presidência da Assembleia da República, grupos parlamentares da Assembleia da República, Associação Nacional de Municípios, CIMAC e Assembleia Municipal de Alandroal.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ex-Presidente João Nabais ilibado em processo de "denegação de justiça"

O processo nº 123/10.8TARDD do Tribunal da Comarca de Redondo acusava o ex-Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Nabais de 29 crimes de "denegação de justiça". Isto é, o Ministério Público acusava João Nabais de não aplicar algumas pequenas coimas ao seus munícipes, provenientes de queimadas, licenciamentos, acampamentos, etc... Infracções aparentemente cometidas durante o período de governação de João Nabais.

O julgamento processou-se no passado dia 14 de novembro e foi decretada a absolvição do arguido João Nabais. No mesmo processo o Município de Alandroal e na pessoa do agora também ex-Presidente João Grilo exigia a João Nabais o pagamento de uma indemnização ao município por danos patrimoniais e morais de 15.000.00€. Sendo o arguido considerado absolvido de todas as culpas no processo, não se coloca a aplicação de qualquer indemnização.

João Nabais, continua no entanto a aguardar o julgamento pela  prática de 117 crimes de peculato e 92 crimes de peculato de uso. Este é um outro processo e depois de um primeiro adiamento, o julgamento está agora marcado para os primeiros dias de dezembro.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

  OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora
Divisão de Elite
Redondo 3 – Estremoz 0
Cabrela 1 – Lavre 0
Monte Trigo 3 – Portel 0
Perolivas 0 – Reguengos 2
Juventude 2 – Oriola 1
Viana 2 – Calipolense 0.
Divisão de Honra -  Zona A
Lusitano 1 – Borba 1
Aldeense 0– Outeiro 2
Santiago Maior 1 – Corval 0
Canaviais 2 – Bencatel 1
Divisão de Honra – Zona B
Santana do Campo 1 – Giesteira 0
Alcáçovas 2 – Morense 1
Fazendas 0 – Escoural 1
Brotas 2 – Valenças 0
 
INATEL
Pardais 0 – Alandroal United 6.
Mina do Bugalho 1– Bairrense 2.
Rosário 0 – Foros Fonte Seca 0.
FUTEBOL JUVENIL

Distrital Benjamins Fut 7
Reguengos 5 – Santiago Maior 4. 
Calipolense 8 – Terena 1.

Distrital Infantis Fut 7
Terena 0 – Calipolense 17. 
 
Convívio Joga à Bola   

Petizes e Traquinas. Domingo ás 10h. No Complexo Desportivo de Alandroal
PARTICULAR
A.D.C. S.Domingos 2 - Amigos S. Bras dos Matos 2.


CORTE DE TRÂNSITO NA ESTRADA ALANDROAL - REDONDO

Estradas de Portugal vai proceder a corte de trânsito na Nacional 373

A Empresa Estradas de Portugal S.A. comunicou à Câmara Municipal de Alandroal que vai proceder a um corte temporário de trânsito na Estrada Nacional 373, que liga o Alandroal ao Redondo, devido à necessidade urgente de intervir num pontão existente ao KM 60 (logo à saída do Alandroal), para a sua reconstrução total. 

A empresa informa que, pela natureza dos trabalhos, será necessário proceder à interdição total do tráfego na referida via, durante um período estimado de 15 dias, a partir do próximo dia 18 de Novembro. Durante o referido período de interdição poderão ser utilizadas as estradas alternativas na circulação entre o Alandroal e o Redondo, nomeadamente a EN 254 (Bencatel) e a EN 255 (Vila Viçosa). 

A Câmara Municipal de Alandroal informa ainda que é totalmente alheia a esta situação, colaborando apenas na divulgação do referido corte de trânsito, para que o mesmo não apanhe desprevenidos os munícipes do concelho. 
Traçado alternativo proposto pelas EP.

PESCA - O REAPARECIMENTO DE UMA "VELHA" ESPÉCIE

ESCALO DO SUL


Tenho vindo aqui a falar das muitas espécies agora existentes nas massas de água da nossa região, mas com maior incidência na Barragem de Alqueva (Guadiana).

Há cada vez mais espécies novas (Invasoras), em contra partida as espécies autóctones (Nativas) são cada vez mais raras, casos da verdemã, boga, pardelha ou mesmo aqueles em via de extinção como o saramugo, caboz e o escalo do sul, o ciprinídeo que vos vou apresentar hoje.

O Peixe da foto abaixo é um escalo do sul, foi capturado esta semana em Juromenha pelo Manuel Camelo "Rola" um cinquentenário "juromenheiro" e pescador desportivo desde sempre. O "Rola" trouxe-me o peixe porque não sabia que espécie era e para ser franco, como é um peixe  tão raro nas nossa águas, eu também não o identifiquei logo.

Primeiro fiz umas buscas na net e num almanaque meu, depois enviei a foto a uma bióloga marinha, que me confirmou que era um escalo do sul e me deu mais algumas fontes. Vejam aqui: na Carta Piscícola Nacional

Este é portanto um peixe há muito existente na bacia hidrográfica do Guadiana, pelo que não é uma nova espécie, como à partida parecia ser.


Escalo do sul com cerca de 22cm. capturado em Juromenha pelo "Rola"
Nome científico: Squalius pyrenaicus
Família: Cyprinidae
Nome comum: Escalo do sul.
Tamanho máximo: 25cm (Fêmeas) 20cm (Machos)

O Escalo do sul espécie nativa que se pode encontrar desde a bacia do Tejo até ao Algarve e que se alimenta de pequenos insectos, larvas, matéria vegetal...

ATENÇÃO: Esta espécie apesar de ameaçada, pode-se pescar durante todo ano, tendo no entanto um tamanho mínimo para a sua captura, 10cm.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Alandroal - Corta Mato Escolar Apurou Alunos do Concelho Para Final Distrital

Os alunos da Escola Diogo Lopes Sequeira, participaram ontem, dia 13, na prova de corta-mato escolar, que serviu para apurar os representantes do concelho no corta-mato distrital. A competição realizou-se no Parque de Feiras e Exposições de Alandroal e contou com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal. 

O sol brilhou com alguma intensidade durante toda a manhã, contribuindo assim para o sucesso da prova, que foi também uma festa. Ao longo da manhã, estiveram em competição vários escalões etários, compostos por jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Os percursos, escolhidos em função da idade dos concorrentes, variaram entre os 1000 e os 3500 metros de distância. 

Nos escalões mais jovens, o carácter competitivo foi substituído pelo carácter lúdico, uma vez que o objectivo passava mais pela consciencialização para a necessidade de praticar desporto. Já nos escalões de infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores, a competição esteve em bom plano, com os atletas a lutar entre si pelos melhores lugares finais. 

Miguel Silva, aluno da Escola Diogo Lopes de Sequeira, foi o mais rápido da categoria de Juvenis masculinos, enquanto Sandra Caeiro triunfou em Juvenis femininos. No escalão de Iniciados, os primeiros a cortar a meta foram Luis Carmo, em masculinos, e Mara Parreira, em femininos. Em Infantis B, os mais rápidos foram Mário Silva e Raquel Pereira. Finalmente, de destacar as prestações de Pedro Carvalho e Inês Manuelito, vencedores na categoria de Infantis A. 

 Fonte: Gab. Imp- Município de Alandroal

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Alandroal: Autarquia Fixou Taxas de Derrama e IMI para 2014

A Assembleia Municipal de Alandroal aprovou ontem a fixação das taxas de Derrama e IMI, no concelho, para o ano de 2014. A grave situação financeira que o Município atravessa não permitiu a fixação destas taxas nos limites mínimos, no entanto, o executivo entendeu também não optar pelas taxas máximas, evitando desta forma sobrecarregar os munícipes do concelho.   

A proposta de IMI levada à Assembleia Municipal prevê a fixação da taxa de IMI em 0,6%, para prédios urbanos não avaliados nos termos do código do IMI, e 0,4%, para prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI, tendo sido aprovada por maioria, com os votos contra da bancada do DITA. Já a proposta para a Derrama, que previa a fixação desta taxa em 1,5% sobre o lucro tributável das empresas, foi aprovado por maioria com os votos contra da bancada do DITA e com as abstenções da bancada do PS.  Recorde-se que, ambas as propostas, já tinham sido aprovadas em reunião de câmara por unanimidade.
Mariana Chilra, presidente da Câmara Municipal de Alandroal, esclareceu que “o executivo entendeu que não deveria propor a fixação do limite mínimo de IMI, devido às dificuldades financeiras da Câmara, que são do conhecimento público e que já levaram inclusivamente ao pedido de aprovação de um Plano de Reequilíbrio Financeiro. Além disso, a aprovação do próprio Plano de Reequilíbrio, que já surge depois do Município ter sido alvo de um Plano de Saneamento Financeiro, impõe que a Autarquia tente aumentar as suas receitas. Apesar disso, também entendemos que não deveríamos fixar as taxas máximas, porque não queremos sobrecarregar os nossos Munícipes”, concluiu a presidente do Município de Alandroal.
 
Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

ALANDROAL - DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Realizou-se ontem à noite a 1ª Assembleia Municipal de Alandroal do presente mandato e tal como já antes tinha prometido, vou dar a conhecer o que deliberou a mesma.

Mas antes é importante referir, que esta 1ª Assembleia foi presidida por Maria do Céu Rosa, por falta justificada do atual Presidente José Marat Mendes. Pelo PS também houve a falta justificada de Flávio Roques, sendo substituído por António Balsante.

Por ser extraordinária, esta reunião não teve o "entusiasmo" de outras sessões, pois teve de se cingir única e exclusivamente aos pontos em apreciação, não havendo por isso lugar ao período "livre" antes da Ordem do Dia, nem período de intervenção dos cidadãos.

Ordem do dia:

1. Eleição dos representantes da Assembleia Municipal para a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central para os próximos quatro anos.

No ponto 1 foi presente uma única lista a votação e proposta pela CDU ( Lista A - Maria do Céu Rosa e José Rasteiro).

Por voto secreto a lista A foi aprovada por maioria com 9 votos a favor e 6 brancos. Aqui os Presidentes de junta não tinham direito de voto.

2. Eleição do Presidente de Junta para integrar a Assembleia Distrital nos próximos quatro anos.
No ponto 2 foi presente uma única lista a votação e proposta pela CDU ( Lista A - Ana Coelho, Presidente da União de Freguesias de Alandroal).
Por voto secreto a lista A foi aprovada por maioria com 13 votos a favor e 6 brancos.
3. Eleição do representante na Assembleia Municipal do Presidente de Junta no Congresso da Associação Nacional de Município Portugueses.
No ponto 3 foi presente uma única lista a votação e proposta pela CDU ( Lista A - Ana Coelho, Presidente da União de Freguesias de Alandroal).
Por voto secreto a lista A foi aprovada por maioria com 13 votos a favor e 6 brancos.

4. Aprovação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano 2014.
O ponto 4 foi aprovado por maioria de 16 votos a favor e 3 contra. A favor 12 CDU, 3 PS e 1 PSD, contra 3 DITA.
Neste ponto a bancada do PS justificou o seu voto na defesa das taxas intermédias, porque é o que vinha defendendo já em anos anteriores, porque entende as dificuldades financeiras em que o Município se encontra, mas também não defende a taxa máxima, porque face à atual conjuntura as famílias também não podem ser mais sobrecarregadas.

Neste ponto o DITA votou contra e apresentou declaração de voto.

5.Aprovação do lançamento de DERRAMA para o ano 2014.
O ponto 5 foi aprovado por maioria de 13 votos a favor (12 CDU e 1 PSD),  3 contra (DITA) e 3 abstenções (PS). 
Por ultimo importa referir que só darei aqui conta das minhas intervenções, pois só por essas me posso responsabilizar. No entanto se algum deputado, de qualquer força politica ali representada queira aqui dar conta das suas intervenções é só fazê-las chegar a mim de qualquer forma e essas mesmas intervenções serão aditadas a esta postagem.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

COMENTÁRIOS NO ALANDROALANDIA DE VOLTA

 Desde julho que os comentários anónimos no Alandroalandia estavam banidos, pois adivinhava-se ai um "verão quente", até 30 de setembro. Eu até sou a favor dos comentários anónimos, desde que não alimentem ódios, acusações infundadas e afins... Para que isso seja possível terá de haver sempre alguma moderação.

Como devem calcular, aquilo a acima apelidei de "verão quente", não foi mais nem menos que o período pré-eleitoral das Autárquica 2013 e eu na altura não tinha disponibilidade para fazer uma moderação atenciosa.
 
Quanto aos comentários no blogue, voltemos ao sistema inicial, comenta quem quer, como quiser e o que quiser. O comentador anónimo, não pode ser é ofensivo e aqui continua na mesma, o moderador é que julga o que lhe parece ofensivo ou não.

Também continua a velha máxima, a comentador identificado só pode ripostar  outro comentador identificado.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Alandroal: Executivo Municipal Com Pelouros Atribuídos

A distribuição dos pelouros do novo executivo do Município de Alandroal foi o principal ponto em discussão na última reunião de Câmara, que se realizou no passado dia 6 de Novembro, no auditório do edifício sede do Município.  

Assim, a Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, Mariana Chilra, vai ter a seu cargo os pelouros, Coordenação da Actividade Municipal, Cooperação com as Juntas de Freguesia, Relações Interinstitucionais, Gestão Administrativa, Económica, Financeira e Patrimonial, Recursos Humanos, Desenvolvimento Económico e Turístico, Educação e Saúde, Património e Cultura, Acção Social e Transportes Escolares e Municipais. 

Já o vice-presidente da autarquia, Daniel Padilha, fica responsável pelos pelouros Desporto e Juventude, Formação Profissional, Protecção Civil, Defesa do Consumidor, Feiras e Mercados, Serviços Veterinários, Iluminação Pública e Electrificações e Sinalização e Trânsito. 

Por seu lado, o vereador Inácio Germano passa a ser responsável pelos pelouros -Ordenamento do Território e Urbanismo, Arruamentos e Rede Viária, Saneamento Básico, Habitação, Limpeza Pública, Recolha e Tratamento de Resíduos Sólidos e urbanos, Jardins e Espaços verdes e Cemitérios.
Recorde-se que o executivo municipal já tinha definido como dia de atendimento semanal dos 
munícipes as quintas-feiras, a partir das 10:30 horas, no edifico sede do município. 

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora


Divisão de Elite.
Lavre 2 – Redondo 1
Portel  1– Cabrela 6
Reguengos 2 – Monte Trigo 1
Oriola 4 – Perolivas 1
Calipolense 2 – Juventude 2
Estremoz 0 – Viana 3.
Divisão de Honra 
Zona A
Borba 3 – Aldeense 1
S. Bartolomeu 7 – Santiago Maior 1
Corval  0– Canaviais 3
Bencatel  0 – Lusitano 2.
Divisão de Honra 
Zona B
Mora 8 – Santana do Campo 0
Escoural  0– Alcáçovas 0
Valenças 1 – Fazendas Cortiço 2
Arraiolos  6 – Brotense 0.
INATEL
Rosário 1 – Monsaraz 1
Mina do Bugalho 2 – S. Domingos 2
Descansa o Alandroal United
DESPORTO JUVENIL

Distrital Benjamins Fut 7
Santiago Maior 4 – Redondense 1
Terena 2 – Borbense 5
Distrital Infantis Fut 7
Redondense  7– Terena 1.

PARTICULAR
ADCR Alandroal United  5– Freguesia S. Brás dos Matos 4
 

sábado, 9 de novembro de 2013

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL

O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL de Alandroal, na próxima terça-feira.




 José Narciso Marat Mendes, Presidente da Assembleia Municipal de Alandroal, faz público, que no próximo dia 12 de novembro de 2013, pelas 20:30 horas, se realizará, no auditório do Edifício Sede da Câmara Municipal, uma Reunião Extraordinária da Assembleia Municipal de Alandroal, com a seguinte ordem do dia:

1. Eleição dos representantes da Assembleia Municipal para a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central para os próximos quatro anos.

2. Eleição do Presidente de Junta para integrar a Assembleia Distrital nos próximos quatro anos.

3. Eleição do representante na Assembleia Municipal do Presidente de Junta no Congresso da Associação Nacional de Município Portugueses.

4. Aprovação das taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para o ano 2014.

5.Aprovação do lançamento de DERRAMA para o ano 2014.

NOTA: Como é do conhecimento da maiorias dos leitores deste espaço, eu sou Deputado Municipal na Assembleia Municipal de Alandroal e fui também nos 3 mandatos anteriores e por norma nunca fazia qualquer considerando sobre o que se passava nas referidas sessões, mas é minha intenção, a partir da próxima assembleia informar os leitores deste espaço do que mais importante se passou na Assembleia Municipal de Alandroal.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

XIX LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT 2013-'14

Classificação da 6ª jornada da XIX Liga Fantástica Al-sport ´13/14, que se disputou à 9ª jornada da Liga Zon-Sagres. 
 
 
Top five semanal:
1º. - NUNO MENDES - 37 pts. 
2º. - L. FERNANDO -35 pts
3º. - ROSINHA  - 35 pts. 
4º. - HUGO - 34 pts. 
5º. - BALSANTE - 34 pts. 

 Top five acumulado:
1º. - BALSANTE- 236 pts
2º. - NUNO MENDES - 223 pts. 
3º. - ROSINHA - 222 pts
4º. - JEREMIAS - 222 pts. 
5º. - P. T. - 219 pts.

CONSIDERANDOS: 
LIGA FANTÁSTICA: 
Tudo normal, penso eu, com o senão das pontuações miseráveis que estamos conseguindo, fruto das pontuações individuais dos nossos jogadores. 
Faço agora um reparo e uma pergunta:_ Qual o critério para os senhores do Record  considerarem o César Peixoto como jogador da semana? Não concordo, deveria ter sido o Tarantini!!!!!
LIGA ZON SAGRES:
Nós LEÕES, não queremos ser considerados candidatos ao título deste ano, mas com os convites que nos fazem, se calhar lá teremos que aceitar... esperem,os pelos próximos capítulos!!! 
CHAMPIONS - Para Porto e Benfica, segundo já diz o J. J., só na Playstation!!! O porto talvez consiga cair na Liga Europa, mas os lampiões nem ai caiem, dão um trambolhão tal que nem sabem donde são! Eu bem avisei que já não ganham mais jogo nenhum, ( lampiões) mas como são arrogantes até ao PSG querem ganhar... 
Até sábado,.. e ponham cortiça nas costas! 
Já me esquecia... na Grécia nem a jogaram com 12, conseguiram empatar...  A NOVELA ROBERTO  continua, pois este senhor CONTINUA A SER JOGADOR DO BENFICA!!!! A CORRUPÇÃO CONTINUA...

P

Alandroal - Cinema em Novembro.

Fonte: Gab. Imp. Município de Alandroal.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PESCA - A CAPTURA DE MAIS UMA NOVA ESPÉCIE NO ALQUEVA

PERCA-SOL MANCHADA

Volto uma vez mais a referir que com a construção da Barragem de Alqueva e a consequente extensão das águas, tem-se vindo a verificar uma maior diversidade de espécies animais neste lado do Alentejo.

A família dos peixes é a que tem conhecido um maior número de surgimento de novas espécies.

Já aqui tinha falado do lucioperca, breme, peixe gato, abletes, bagre... Agora apareceu uma nova espécie de perca-sol (Vulgo:Xanxito ou xixito, depende da zona)

O Peixe da foto abaixo, foi capturado ontem pelo Tarruca (Pescador profissional: 926756849) no Alqueva.


 O Tarruca apanhou este peixe nas suas redes e como nunca tinha visto igual, preservou-o num reservatório com água e veio ter comigo para tentar deslindar o mistério. Eu também nunca tinha visto nada igual, mas logo me deu parecenças com uma perca-sol, mas sem ter a certeza.

Fiz umas pesquisas e posso agora confirmar que este peixe é a PERCA-SOL MANCHADA, mais uma variante de perca-sol.  Pelo que me disseram, esta variante é já muito comum no Baixo Alentejo (Mértola, Aljezur...).

Vejam em baixo as variantes de percas-sol existentes no mundo, e como podem ver, a imagem D corresponde tal e qual ao peixe que o Tarruca apanhou ontem, engrossando assim o número de espécies conhecidas no Alqueva.

Fonte: Universidade de Henderson (USA)
Nome científico: Lepomis gibbosus
Família: Centrarchidae
Nomes comuns: Perca-Sol, Peixe-sol (Também conhecidos como xixitos em muitas regiões de Portugal)

A perca-sol é uma espécie invasora e que se alimenta de pequenos insectos e ovas dos outros peixes, pela que é proibida a sua repovoação. Este é no entanto um peixe comestível.

ATENÇÃO: Esta espécie nunca deve ser transferida para outras massas de água

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Barragem do Lucefecit com 42,6% da sua capacidade.

 A barragem do Concelho de Alandroal é a que tem a 4 percentagem mais baixa a nível Nacional.


No último dia de Outubro e comparativamente com o último dia do mês anterior (Setembro) verificou-se um aumento do volume de água armazenado em 6 bacias hidrográficas e uma descida em 6.  

De acordo com o boletim mensal do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), das 57 albufeiras monitorizadas, 14 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 3 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total.

Na Bacia do Guadiana duas albufeiras (Alqueva e Enxoé) têm disponibilidades superiores a 80%; seis albufeiras estão entre os 50 e 80% (Abrilongo, Beliche, Caia, Monte Novo, Odeleite e Vigia) e só a do Lucefécit está abaixo dos 50% . 

Em Outubro as Bacias do Guadiana, Sado e Mira, estavam acima da média de armazenamento.

Fonte: SNIRH

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS

OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

FUTEBOL
Distritais da A. F.  Évora



Divisão de Elite

Lavre 5 – Estremoz 1
Redondo 3 – Portel 1
Cabrela 1– Reguengos 1
Monte Trigo 0 – Oriola 0
Perolivense 1 – Calipolense 2
Juventude 2 – Viana 2

Divisão de Honra – Zona A
Santiago Maior 1 – Borbense 2
Canaviais 3 – Outeiro 1
Bencatel 4 – Corval 0
Lusitano 3 – Aldeense 0.
Divisão de Honra – Zona B
Santana do Campo 0 – Escoural 2
Alcáçovas 2 – Valenças 4
Fazendas 0 - Arraiolense 3
Giesteira 0 – Mora 2.


INATEL
Bairrense 1 – Alandroal 4
Folgam Mina e Rosário

 DESPORTO JUVENIL

Benjamins Fut 7
Borbense 1 – Santiago Maior 2
Infantis Fut 7
Terena – Borbense. Sábado ás 10,30h.
PARTICULAR

Amigos de São Brás dos Matos 4 - Veteranos São Mamede (Portalegre) 4


«Amigos de São Brás dos Matos»: Marco Pedreiro, Jorge Coelho, Paulo Matos, Duarte Fialho, Pedro Almeida, Pedro Barradas, Flávio Galhardas, Quim, Glaedson, Martins, Ramos, Fábio Galhardas, Rafael, João Rocha e Carlos Rodrigues.