quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

PENSAMENTOS DO EDITOR - SAPs

SAPs fechados ou não?

De Norte a Sul temos visto nas televisões Nacionais, populações vir à rua insurgir-se contra o fecho dos "Centro de Saude".
Recordo-me de ver os nossos vizinhos do Redondo fazer vigílias. Os de Vendas Novas fazer cortes de estradas e por esse pais fora, muitas Comissões de Utentes surgiram.

Ora o que está em causa, não é o fecho dos Centros de Saude, mas sim o fecho das urgências no período da noite. Os tão famigerados Serviços de Atendimento Permanente ( SAP ), que fazem parte dos Centros de Saude ou de antigos Hospitais, como era o do Alandroal, esses sim é que deixam de fazer o atendimento permanente.

O Governo, na pessoa do Sr. Ministro Correia de Campos quer reorganizar a rede de cuidados de saude, e isso passa pelo encerramento nocturno dos SAP com uma média de atendimentos inferior a 10 utentes por noite e na necessidade de gastar menos e melhor nos serviços de saude.

Ora está bem de ver que nessas condições, estão os SAPs dos pequenos Municípios do interior. O que nos deixa a nós "Provincianos" e por ordem do Ministro Correia de Campos, sem autorização de ficar-mos doentes à noite.

Agora como primeira prioridade e mesmo antes de começarem a preparar o vosso futuro para 2008, pensar quando vão ter férias? Comprar casa? Comprar carro? Ter um filho?, parou..., parou..., prioridade absoluta "... não ficar doente à noite...". Ou então mudem-se para os grandes centros urbanos, isto tudo sou eu a dizer!

Mas também digo que, um SAP como os que estão em causa, que para funcionarem têm de ter pelo menos um médico, um enfermeiro, um auxiliar, secretariado e se quiser-mos cumprir a lei, um segurança. E depois esses mesmos SAPs, não têm um o equipamento que lhes permita fazer a transmissão de um simples electrocardiograma ou lhes faculte um Desfibrilhador Automático.

Então para que nos servem os SAPs, assim nestas circunstâncias!? Se hipoteticamente eu estiver doente em Santiago Maior, chamo uma ambulância, que me leva para o Alandroal, chego ao Centro de Saude, tenho cinco pessoas à minha espera para me assinarem uma credencial para ir para o Hospital de Évora. Entretanto chego a Évora, tenho à minha espera o sistema de triagem de Manchester que me atribui a pulseira amarela ( Urgente ), são mais 120 minutos a juntar aos outros 90' que levei em todo o trajecto. Ao todo são 3,5h. sem ter verdadeiramente uma urgência.

Aqui entra o outro programa do Governo que o Sr. Ministro se esqueceu de implementar antes de ter pensado em fechar os SAPs:

As ambulâncias do INEM, VMER, SBV e SIV, que deviam estar já implementadas em todo o Pais. E que em caso de emergência, estariam em menos de 30' em qualquer casa Portuguesa.

A Viatura Médica de Emergência e Reanimação é um veículo rápido de intervenção pré-hospitalar, constituída por um médico e enfermeiro, dispõe de equipamento para o Suporte Avançado de Vida em situações do foro médico ou traumatológico. Actuando na dependência directa dos CODU, as VMER têm base hospitalar, funcionando como uma extensão do Serviço de Urgência à comunidade. Têm como principal objectivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência.

As Ambulâncias de Suporte Básico de Vida são tripuladas por dois técnicos de ambulância de emergência. Do equipamento faz parte material de avaliação e estabilização, quer nas vertentes de trauma e doença súbita. Estão também equipadas com Desfibrilhador Automático Externo.

A tripulação da Ambulância de Suporte Imediato de Vida é constituída por um enfermeiro e um técnico de ambulância de emergência. Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma ambulância de suporte básico de vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.

Assim, sim. Penso que teríamos serviços mais rápidos de saude e possivelmente mais frutuosos.

Sr. Ministro, antes de fechar qualquer unidade de saude, crie primeiro as alternativas. Faça quanto antes a implementação dos programas previstos para o INEM. Pois o Centro de Saude do Alandroal, já está fechado à anos no período da noite.

SAPs fechados ou não? Fechados, mas à condição.

Manuel Varandas.

2 comentários:

Anônimo disse...

É a vergonha da assistência médica que temos neste país!

Em vez de fazerem estádios de futebol, expos, grandes eventos desportivos,etc, etc, invistam esse dinheiro no mais importante que há para todos nós, a saúde!

Será que os ministros e familia são assistidos nos mesmos hospitais onde os cidadãos comuns são??

Anônimo disse...

A saúde é o bem mais precioso que nós temos e para estes governantes há outros valores que são mais importantes é esta a nossa selva