sábado, 26 de janeiro de 2008

ALQUEVA "DA MAIOR IMPORTÂNCIA"


Alqueva. Projectos turísticos vão criar 3.754 empregos

O primeiro-ministro, José Sócrates, afirmou hoje que os complexos turísticos projectados para o distrito de Évora, sobretudo para o Alqueva, são da «maior importância», devido ao peso nacional do sector para o emprego, exportações e investimento.

José Sócrates falava no final de uma sessão, hoje realizada na vila medieval de Monsaraz, onde foram apresentados 11 novos projectos turísticos de «excelência» para o distrito de Évora, num investimento de quase dois mil milhões de euros e que prevêem a criação de 3.754 postos de trabalho.

«Estes projectos turísticos, com grande qualidade ambiental, são da maior importância», disse Sócrates, destacando o peso económico da actividade turística em Portugal.

O Chefe do Governo enumerou ainda outros investimentos públicos em curso ou projectados para o Alentejo, como a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid, atravessando o Alentejo, o aeroporto de Beja e complexo industrial e portuário de Sines.

Os onze novos projectos turísticos previstos para o distrito de Évora, sobretudo para Alqueva, representam um investimento total de 1,8 mil milhões de euros.

Quatro dos complexos estão projectados para Évora, dois para Reguengos de Monsaraz e outros dois para Mourão, estando os restantes previstos para Alandroal, Redondo e Montemor-o-Novo.

O projecto para o concelho do Alandroal, é feito através de uma empresa municipal de capitais mistos, vai aplicar 20 milhões de euros na recuperação e reabilitação da antiga Fortaleza de Juromenha, criando 71 habitações, para aluguer turístico e venda.

Nenhum comentário: