domingo, 13 de janeiro de 2008

INCONFIDENCIAS DO EDITOR - JORNALISTA

Coluna do jornal Boa Nova, ora escrita por Manuel Varandas ora por Rosinha.

Agora que ganhei a pretensão que sei dactilografar algumas palavras ( não sei o que me deu! ), vou tentar explicar-vos como isto me aconteceu.

Andava eu no meu 11º ano em Vila viçosa, quando ainda no principio do ano cheguei ao pé da minha mãe e lhe pedi mil e tal escudos para o livro de jornalismo.

"... Iiiii, filho jornalista!!! nan dexo , ind'ontem d'sserom na tlevisão que mataram um, naquela guerra, coitadinho..."

Nem eu queria, nem quero ser, mas lá expliquei que fazia parte do programa curricular daquele ano e assim apanhei os mil e tal dos antigos " paus" e adquiri o livro.

Professor? O Padre Mário, homem de grande sapiência e com uma notável biblioteca e fototeca privadas. Material indispensável para motivar os alunos a fazer trabalhos de grupo , era coisa que não faltava.

E que resultou num ano muito proveitoso, na aprendizagem da linguagem e truques jornalísticos básicos. Alguns ensinamentos persistem outros não, mas aqueles que foram assimilados, serviram para anos mais tarde receber um convite para director do jornal, Voz do Alandroal.

Esta também mais uma experiência inolvidável, que despertou em mim a vontade de manter os meus conterrâneos informados, e de levar àqueles que estão longe noticias do "sitio". Pena que tenha durado só dois anos, 89/90.

Em 96/97, outra nova incursão pelas noticias do Alandroal, uma coluna sobre desporto, no jornal Boa Nova.

Depois do desaparecimento deste, foi a travessia do deserto nas noticias escritas do Alandroal, até ao aparecimento do blogue Alandro al. Publicação que comecei a acompanhar periodicamente, para saber "do longe, o que se passava cá perto". Incontingências só possíveis graças ás novas tecnologias.

E foram estas novas tecnologias, que me alimentaram novamente a pretensão para a escrita, primeiro com alguns textos que enviei para o " Xico Manel", o editor do Alandro al, que me ajudou e encorajou nesta nova aventura, que é o Alandroalandia.

Aventura que também espero, não dure por muitos anos. Rouba muitas horas, das muitas que tenho! Por isso, quando estiver a ser mais pretensioso que aquilo que possam aceitar, avisem-me para que possa descansar. Pararei, mas voltarei quando mais aprender.

Fiquem bem. Manuel Varandas

Um comentário:

lmt disse...

É um prazer ler os teus escritos. Bem hajas. Luis Tata