sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - COMPENSAÇÕES

E o Alentejo?

Agora que definitivamente parece que o Aeroporto Internacional de Lisboa, vai mesmo ser construído na margem sul, mais precisamente nos concelhos do Montijo, Alcochete e Benavente, que estão englobados nas regiões da Estremadura e Ribatejo.

Vêm agora os concelhos circundantes á Ota, que são igualmente da Estremadura e Ribatejo, só que do outro lado do Rio Tejo, exigir compensações financeiras e favorecimentos para os seus munícipes, alegando que as suas expectativas foram goradas e que muitos projectos imobiliários estiveram parados 10 anos, á espera de uma decisão que não lhes foi favorável.

Eu não levo a mal aos Autarcas, quererem zelar pelo bem dos seus munícipes, nem da sua região. Mas ao Governo entrar nestas jogatanas! Chamar e reunir com os Autarcas para lhe anunciar facilitismos?

Ò meus amigos!!! A quase totalidade daqueles terrenos e interesses são de privados, que jogam com a especulação imobiliária, ora a estes está ligado o “ capital de risco “, umas vezes perde-se outras ganha-se, a lei do mercado é assim mesmo.

Quem perde sempre, é o interior Alentejano.

Que não vai ter um metro quadrado de aeroporto ( felizmente fica perto ), não tem uma única auto-estrada sem portagens, não tem um tecido industrial patrocinado pelo estado, não tem uma Barragem de Alqueva, a funcionar nem a 10% da sua capacidade, porque falta sempre um parecer disto ou daquilo. Foram décadas de abandono.

Já agora, alguém compensou aquela geração de Alentejanos que estiveram 40 anos á espera de Alqueva? E quantos mais anos vai ter de esperar esta geração, para que os deixem começar a construir os seus projectos.

Vai sendo hora dos Presidentes dos Municípios Alentejanos, chegarem também junto do Governo e reivindicarem os seus direitos e compensações.

Manuel Varandas.

4 comentários:

francisco tátá disse...

Cada vez se torna mais "obrigatório" lêr os teus "pensamentos.
Além de bem escritos versam assuntos que nos fazem pensar.
Estás no caminho certo. Força
Um abraço
Chico

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui e comentem!Saudações.

João Transmontano disse...

Sim senhor, amigo Varandas, gostei deste teu pensamento, acho que tens toda a razão...
Continua com estes teus pensamentos porque nós aprendemos muito com eles.
Um abraço

Anônimo disse...

não subscrevo a tua opinião mas envio o abraço de sempre
Comissário