domingo, 6 de janeiro de 2008

TEATRO "LA COLMENITA"

TEATRO DE CUBA NO ALANDROAL
“LA COLMENITA” – Companhia de Teatro Infantil de Cuba, vai actuar para as Crianças e Jovens das Escolas do Concelho.

Por iniciativa de vários Municípios, a primeira Companhia de Teatro Infantil de Cuba, “La Colmenita”, iniciou no passado dia 03, uma visita de trabalho a várias cidades de Portugal.

Dadas as características do espectáculo e na impossibilidade de fazer mais de duas sessões, o Município de Alandroal optou por dedicar estes espectáculos aos alunos que frequentam as Escolas do Concelho.

No Fórum Cultural Transfronteiriço de Alandroal, “La Colmenita” apresentará no dia 09 “Los Cuentos Cubanos de Andersen“ (Contos cubanos de Andersen) e no dia 10, “La Cenicienta según los Beatles” (A Cinderela segundo os Beatles), tendo como destinatários os alunos das Escolas do Concelho, pelas razões expressas no parágrafo anterior.

Ambos os espectáculos terão início pelas 15.00 horas, sendo que no dia 10, após o espectáculo haverá um encontro do Director Carlos Cremata, com os professores, técnicos e convidados presentes.

Esta digressão resulta de uma acção de intercâmbio cultural organizada pela Embaixada de Cuba em Portugal que, em conjunto com o Ministério da Cultura de Cuba, em Abril de 2007 levou a Havana uma comitiva de vários Autarcas e outros responsáveis de Entidades Culturais portuguesas, entre os quais se encontrava o Município de Alandroal.

Dos vários projectos culturais aí observados, La Colmenita destacou-se, não apenas pela qualidade mas e em especial, pela dimensão humana deste projecto de integração.
Toda a delegação portuguesa ficou entusiasmada, decidindo logo, desenvolver todos os esforços para trazer estas crianças ao nosso país.

Dado que “La Colmenita” é, antes de mais, um projecto de integração para crianças e jovens com os mais diversos problemas, será concerteza um momento lúdico com capacidades formativas, pois permitirá às nossas crianças e jovens ver materializado o conceito do slogan “todos diferentes, todos iguais”.
Para professores e técnicos, será também uma oportunidade de presenciar os resultados de um projecto de educação e integração pela arte, que pode resultar também nos vários dos problemas de socialização que afectam a sociedade portuguesa.

“La Colmenita” dinamiza actualmente programas e ateliês, em diferentes sectores de Havana e em comunidades do interior de Cuba, com ênfase na integração das crianças e adolescentes com deficiências de todo o tipo, obtendo uma melhoria substancial na auto-estima e aquisição de novas competências sociais e motoras.

Cerca de 700 crianças de toda a ilha de Cuba, são hoje membros de La Colmenita que tem apresentado as suas obras em cenários de todo o mundo, incluindo a Espanha e Estados Unidos.

Carlos Cremata, director do projecto, é hoje reconhecido dentro e fora de Cuba pelo seu importante trabalho nesta área.
Este Grupo recebeu em 2007 o título de “Embaixadora de Boa Vontade” atribuído pela UNICEF.

A representação que vem a Portugal é composta por 22 crianças e 10 adultos e farão um percurso por 9 cidades, a começar por Aljustrel no dia 3; Alcochete no dia 4; Santiago do Cacém no dia 5; em Lisboa no dia 6; Vendas Novas nos dias 7 e 8; nos dias 9 e 10 em Alandroal; em Guimarães no dia 11, Moita no dia 12, terminam em Vila Real de Santo António no dia 13.


Nenhum comentário: