sábado, 26 de janeiro de 2008

PROJECTOS PARA O ALQUEVA


A barragem do Alqueva é o principal ponto de atracção para os 11 projectos do sector turístico no distrito de Évora que serão hoje apresentados na vila medieval de Monsaraz, numa sessão que conta com o primeiro-ministro, José Sócrates.

O pacote de projectos representa investimentos no valor global de quase dois mil milhões de euros (1876 milhões) no distrito de Évora divididos por 11 projectos cujas obras, na maioria dos casos, arrancam este ano.

O projecto de maior dimensão é o Parque Alqueva, que prevê mil milhões de euros e a criação de dois mil postos de trabalho ao longo de duas décadas. O promotor é a Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações de José Roquette. Classificado como PIN (Projecto de Interesse Nacional), o Parque Alqueva prevê aldeamentos turísticos, hotéis, agricultura biológica, campos de golfe, centros equestres e de conferências, desporto náutico e unidades de saúde. O projecto, cujo estudo de impacte ambiental está em consulta pública, aguarda também a declaração de utilidade pública dos terrenos.

Ainda em Monsaraz, fica a Herdade do Barrocal onde será realizado um investimento de 90 milhões de euros promovido por uma parceria entre a família Maria do Carmo Martins Pereira e o grupo Aquapura, de Diogo Vaz Guedes, António Mexia e Miguel Simões de Almeida. Um hotel, unidades de alojamento e agricultura biológica são as valências.

O concelho de Mourão irá receber dois projectos. A Herdade das Ferrarias é uma parceria da Guadiana Parque e do Grupo Bernardino Gomes e prevê um investimento de 75 milhões de euros num hotel, zona desportiva, aldeamento turístico, e um "Medical SPA". Na Herdade do Mercador, o Grupo Sousa Cunhal quer investir 120 milhões de euros numa área com hotel, centro náutico, SPA e aldeamentos turísticos. O grupo conta ainda investir 45 milhões de euros na Herdade das Valadas em Montemor-o-Novo, num aldeamento turístico de luxo com heliporto, pomares de citrinos, e vinha.

Évora recebe quatro projectos. A Frontino de Jaime Antunes vai aplicar 250 milhões de euros no Évora Resort que prevê dois hotéis, residências, complexo de desporto ao ar livre, agro-pecuária e vinha. Para a herdade dos Almendres, está previsto um investimento de 100 a 150 milhões de euros com hotel e campo de golfe. O pacote tem ainda dois hotéis para a cidade de Évora. No Redondo, o grupo Atlântica investirá 100 milhões de euros na Herdade da Palheta, com hotel, turismo imobiliário e equipamentos de lazer. No Alandroal, uma empresa municipal de capitais mistos aplicará 20 milhões de euros na reabilitação da antiga Fortaleza de Juromenha

Nenhum comentário: