quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MUNICÍPIO DO ALANDROAL, GOP E ORÇAMENTO


A Assembleia Municipal de Alandroal, aprovou, por maioria, com 12 votos favoráveis do PS e 1 voto a favor do PSD, 6 votos contra da CDU e 1 abstenção do PSD, as propostas da Câmara Municipal relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento (GOP) para 2008, assim como, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e o Plano de Actividades Anuais (PAM).

O Orçamento camarário para 2009, ultrapassa os 20,8 milhões de euros e foi estruturado para dar continuidade à estratégia de desenvolvimento para o Concelho que a autarquia iniciou em 2002 e que reforçou em 2005.

"Esta estratégia foi sufragada por maioria absoluta dos nossos munícipes, havendo assim razões mais que suficientes para seguir o mesmo rumo. 2009 não será fácil e conscientes dos constrangimentos da crise, iremos reagir como já fizemos antes. As dificuldades não nos vão inibir de continuar com o desenvolvimento e de procurar sempre as melhores soluções para promover o crescimento e a modernização do nosso concelho", afirma o presidente da Câmara João Nabais.

No último ano, a Câmara, assumiu novas responsabilidades, algumas delas com grande peso na gestão, em especial, as relacionadas com a transferência de poderes na Educação, sector que passou a ter um peso considerável na despesa da autarquia.

As verbas destinadas aos instrumentos de gestão do PPI e do PAM de 2009, apresentam grande volume e o seu peso no Orçamento assemelha-se ao de 2008. Em comum existe uma continuidade da estratégia de desenvolvimento iniciada em 2002. Por outro lado, se em 2008 havia que fazer face à mudança do Quadro Comunitário de Apoio (QCA) para Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN), em 2009 "as necessidades são semelhantes, pois precisamos de concluir parcerias e dar início a novos projectos e candidaturas sob pena de não usufruirmos do apoio imprescindível do QREN, incluindo a constituição de uma nova Associação de Municípios, a Comunidade Intermunicipal de Municípios do Alentejo Central", explica o edil.

O documento foi desenhado para consolidar os investimentos iniciados em 2008 em todo o concelho. "Este Orçamento reflecte os fortes investimentos que temos em curso em todas freguesias, dos quais saliento o Centro Educativo de Pias – EB1 (Santiago Maior), a ampliação do Cemitério de Juromenha, a comparticipação na ampliação do Lar de Idosos «Cantinho Amigo» em Santiago Maior, do novo Lar de Idosos da APIT em Terena e da nova Creche «O Chaparrinho» em Alandroal, além do investimento indirecto através da empresa Águas do Centro Alentejo, na renovação e modernização de todo o Sistema em Alta de Abastecimento de Água ao Concelho e renovação de todas as Estações de Tratamento de Águas Residuais", assegura João Nabais.

Ainda numa lógica de continuidade, e para a sede do concelho, foram inscritas as verbas necessárias à conclusão da nova Biblioteca Municipal, do Estádio Municipal Luís Figo e Parque Verde Urbano adjacente, da nova EBI 123. Esta última, à semelhança do Centro Educativo de Pias, vai ser dotada de um Pavilhão Gimnodesportivo equipado para ser utilizado pelas associações desportivas do concelho.

Para João Nabais "2009 será fundamental para o lançamento faseado de novos projectos que, com o QREN a exigir novas formas de intervenção e gestão, condicionam, desde já, o volume deste Orçamento".

Mas em termos globais, são vários os projectos que a autarquia inscreveu no Orçamento para este ano. Trata-se da requalificação da Praça da República na vila de Alandroal, da iluminação do castelo de Alandroal, da construção do CETA – Centro Empresarial e Tecnológico de Alandroal, da construção de uma nova Creche em Santiago Maior, do lançamento de loteamentos habitacionais em Santiago Maior, Juromenha e Alandroal, da construção de uma Biblioteca em Terena, da construção da 2.ª fase da Zona Oficinal de Santiago Maior, construção das infra-estruturas da Zona Oficinal de Terena, da construção da Casa Mortuária em Cabeça de Carneiro, da recuperação do Caminho Municipal 1109 entre o Rosário e Ferreira Capelins, da reconstrução da Rede de Distribuição de Água em Baixa e a conclusão do processo em Mina do Bugalho, Casas Novas de Mares e Largo dos Grilos – Aldeia da Venda, da conclusão da Rede de Esgotos em Casas Novas de Mares e da construção do Depósito Elevado em Montejuntos.

Embora as GOP contemplem vários projectos turísticos, o destaque vai para o Projecto Fortaleza de Juromenha, cujo lançamento da obra se prevê para o primeiro semestre de 2009, mas que já deu os primeiros passos com a construção do Caminho Pedonal, da vila até ao Regolfo de Alqueva.

Trata-se de um investimento que para além da recuperação do património e da construção de uma 'aldeia turística', promove um investimento de 20 milhões de euros e garante a criação directa de 100 postos de trabalho. Ainda no sector do turismo, a Câmara tem projectada a construção da Zona de Recreio de Águas Frias (Rosário), num investimento calculado em 1 milhão de euros.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

A postagem anterior foi removida porque a pergunta feita foi julgada improcedente. E a utilização das alcunhas não me pareceram correctas.

Volto a reafirmar que este blogue não serve para achincalhar ninguém, seja de que quadrante for.