quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PENSAMENTOS DO EDITOR - A PENSAR NOS MAIS NECESSTADOS

Numa das minhas visitas pelos blogues vizinhos, li no Alto da Praça ( Borba ), que a Rede Nacional de Cuidados Continuados vai trazer para o Alentejo mais 315 camas.

A Zona dos Mármores teve três candidaturas aprovadas, uma em Estremoz (Clínica Social Rainha Santa) e duas em Vila Viçosa (Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Vila Viçosa e Santa Casa da Misericórdia).

Noutra visita ao Correio do Alentejo, lá vinha, «... os beneficiárias são dos concelhos de Moura, Ourique, Castro Verde, Serpa, Estremoz, Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo, Mora, Elvas, Arronches, Marvão, Portalegre e Santiago do Cacém.

Pelos vistos o Alandroal continua a ficar de fora desta importante REDE!

Ao lado do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Alandroal, construiu-se um edifício de raiz, para esse fim, ou muito semelhante.

O edifício está pronto pelo menos há cinco ou seis anos, as obras de adaptação do edifício são continuas, mas no entanto até agora nenhum utente usufruiu daquelas instalações.

Hoje tive conhecimento que houve mais umas remodelações e “operações de cosmética” no referido edifício. Mas a julgar pelo que li em vários órgãos de comunicação social nenhuma dessas camas da Rede de Cuidados Continuados foi atribuída à Misericórdia do Alandroal.

Falou-se inclusivamente em criar-se ali um Centro de Fisioterapia, possivelmente será isso que está na calha. O que também não deixa de ter a sua importância.

Mas o Concelho do Alandroal tem de aproveitar este programa da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que visa o financiamento público para a criação/requalificação de respostas do sector social nos Cuidados Continuados Integrados.

Como frisa a ARS, «Estas novas respostas promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e constituem-se como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, que funciona essencialmente entre os cuidados de base comunitária (centros de saúde) e os de internamento hospitalar e contribuindo assim para a redução do tempo médio de internamento hospitalar e para uma mais completa reabilitação destes utentes».

As nossas instituições locais têm que estar atentas a isto, seja a Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial, Centro de Saúde, Lar Cantinho Amigo...

5 comentários:

Anônimo disse...

Mas o que anda este gajo aqui só a cagar postas de pescada.
Quem o lê, até parece que ele já fez alguma coisa pela terra dele.

Anônimo disse...

È capaz de ter feito muito mais do que tu (digo eu)...

Anônimo disse...

As instituições estão atentas.a área a que se refere é da responsabilidade da Santa Casa e do Centro de Saúde.
Penso que devia consultar a Sra. Provedora, para cabalmente poder informar os seus leitores.
Um abraço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Onde é eu já vi isto escrito.Onde anda o Srº Presidente e a sua alcateia