terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CANTARES DOS REIS NO ALANDROAL


Ontem à noite, vésperas do dia de Reis, o Grupo de Cantadores dos Reis do Alandroal andaram pelas ruas da Vila a representar as tradições da noite de Reis.

Como eles dizem «... Dantes, cantava-se à porta dos lavradores que ajudavam a mitigar carências reais, contribuindo para minorar dificuldades óbvias e patentes dos "trabalhadores rurais"»

Actualmente já não é assim, pois lavradores já não vai havendo e por inerência, tão pouco trabalhadores rurais. As dificuldades agora estão em quase todos os sectores.

Neste caso, não o fazem por qualquer dificuldade "real", mas sim por manter uma tradição difícil de preservar, porque:

Tirando um ou outro lavrador que ainda os recebe, na maioria das vezes este grupo representa é junto de casas comerciais e instituições. Mas já o fazem à tantos anos que este próprio grupo já é uma "nova" tradição. Que seja para continuar!



Os cantares à porta da Casa da Mala, onde depois foram recebidos com uma mistura de morcelas, farinheiras e linguiças assadas, regadas com vinho alentejano, mas muito houve já a atirarem-se ás águas. Vamos lá rapazes, essa tradição é que não se pode perder, ou vinho ou nada!



Recebidos nos Passos Perdidos, do edifício sede do Concelho, por todo o executivo camarário. Aqui já os risos saiam com alguma facilidade e os cantares fluíam melodiosamente, pelo que deduzo que durante a noite dentro, foram abandonando a "pureza" da água e dedicaram-se compulsivamente à defesa da tradição!

Nenhum comentário: