segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

ESTATUTOS DA CASA DO CONCELHO DO ALANDROAL

Já algumas vezes falei na Casa do Concelho do Alandroal em Lisboa, inclusivamente quando postei aqui as edições de 1973 e 1974 do jornal " Alandroal, Terra Minha ". Jornal que era apoiado por esta Casa.

Casa esta, de que sabemos muito pouco, mas que a pouco e pouco e com a ajuda de Alandroalenses, que estão fora, mas continuam a acarinhar a sua terra natal, vamos desvendando alguns mistérios da historia recente do Alandroal.

Segundo o Alandroalense que me facultou este documento, a Casa do Concelho do Alandroal foi de bastante utilidade para os nossos conterrâneos, que tinham que por motivos vários de se deslocar a Lisboa.

Ali pernoitavam e eram encaminhados aos sítios certos, para resolver problemas de saúde ou outros, sem que obrigatoriamente tivessem que pagar alguma coisa. Tudo isto na década de 50 e 60 do Século passado, quando as dificuldades eram enormes.

Ao que parece essa casa ainda existe, mas alegadamente foi parar a mãos de privados de uma forma muito rocambolesca e nada transparente, tudo permitido por um "fidalgo" Alandroalense da altura.

A Capa, num tom esverdeado e num formato A6








Os meus agradecimentos ao leitor do Alandroalandia que possibilitou compartilhar estes documentos históricos.

Se clicarem em cima das imagens, podem ler todas as particularidades destes estatutos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom trabalho, Rosinha
abraço
F