terça-feira, 15 de setembro de 2009

ALANDROAL, OBRAS NA PRAÇA DA REPUBLICA

OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL

Conforme o Alandroalandia aqui noticiou anteriormente, estas obras vieram por a descoberto uma enorme quantidade de silos, foram sinalizados mais de 20 silos, só na parte norte da Praça da Republica.

Pela quantidade, proximidade e localização, pode-se supor à priori que este conjunto de silos era comunitário, servia a população da vila do Alandroal.

Para confirmar a suposição anterior, saber de que época são, do que se alimentavam os Alandroalenses, os materiais de construção, etc... O IGESPAR decidiu fazer a escavação de 6 desses silos, recolher o material neles existentes e fazer deles um estudo aprofundado, para obter respostas.

Os trabalhos no terreno decorreram durante toda a semana anterior à Festa de Setembro, de 31 de Agosto a 04 de Setembro, portanto.

O inicio das escavações, em frente ao edifício do Municipio. Mais um "Indiana Jones" a querer descobrir o tesouro do Pêro Rodrigues.

Os dois primeiros silos a serem escavados e os mais pequenos deste conjunto de seis . Daqui saiu muito material para vir a ser objecto de estudo

Ao 2º dia, o começo das escavações no maior silo encontrado ( mais de 2mts. de diâmetro ). Mesmo com a ajuda da retro-escavadora, foi o mais trabalhoso e acabou por ser o menos profícuo.


Ao 3º dia, já mais organizados e experientes, montaram a "tenda arqueológica", para se protegerem do sol.

Também como em tempos ancestrais, houve discriminação de sexos, mulheres de uma cor, homens de outra? Seria mesmo por isso, distinção de sexos? Se calhar não, possivelmente porque uns eram técnicos e outros aspirantes a "Indiana Jones"!

Ao 4º dia foi encontrada mais uma tampa de silo.

No fim dos trabalhos de campo, recolheram várias peças que foram encontradas e que serão objecto de uma análise posterior.

O Alandroalandia, posteriormente vai tentar ter acesso ao relatório final deste estudo e irá dar a conhecer as conclusões, e assim ficar-mos a conhecer mais um pouco do modo de vida dos nossos antepassados.

Nenhum comentário: