terça-feira, 29 de setembro de 2009

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

FERNANDO CARVALHO do JSA-Marujos, sobe à 2ª Divisão Nacional.

Em baixo a descrição feita pelo Fernando, das incidências das ultimas duas provas do Campeonato.

Nos passados dias 12 e 13 de Setembro realizaram-se a 5ª e 6ª Prova do Campeonato Nacional da 3ª Divisão Sul na pista de Pesca de Sta Justa, palco há pouco tempo atrás do Campeonato Mundial de Jovens (Juniores, U 18 e Juvenis U14)

Parti para as duas ultimas provas em 4º lugar com 12 pontos, a 1 ponto do 1º lugar da classificação. O objectivo a que me tinha proposto que era o de manutenção nesta divisão estava praticamente garantido, mas com o pódio ali mesmo à mão e subindo os 14 primeiros da classificação, o objectivo passou a ser o da subida à 2ª Divisão Nacional, escalão que até então eu nunca tinha atingido.

Na prova de sábado, estava cheio de “ganas” para que as coisas me corressem bem e com determinação a atingir o meu novo objectivo.

O pesqueiro que o sorteio “me deu” foi o 8E, uma "subponta", ou seja fiquei no sector da entrada da pista onde normalmente sai bastante peixe. Depois de montar as minhas canas de pesca à inglesa decidi que pelo sim pelo não seria aconselhável montar também a cana de francesa, pois poderia muito bem vir a ser precisa (já tinha acontecido na semana anterior quando aproveitei um concurso nacional para lá ir treinar).

A prova começou e iniciei logo a pesca à inglesa tendo tirado uns barbinhos de pequena dimensão.

Passados que estavam cerca de 40 minutos de prova, o meu sector estava equilibrado pois só havia um ou outro peixe de maior. Nessa altura, dado que só estava a tirar barbinhos entre as 20 gr e as 40 gr de peso, decidi que passaria para a pesca á francesa, aos 13 mts. Desta forma tirei mais uns quantos barbinhos, mas maiores.

Quando deixei de ter toques voltei á pesca da inglesa, entre a margem oposta e o meio do rio, assim que fiz o primeiro lançamento após esticar o fio vi a minha bóia desaparecer e o carreto a desenrolar, ferrei o peixe e comecei a recolher o fio com muito cuidado pois deveria ser um peixe maior, a certa altura deixei de sentir o peixe e pensei para mim, já se desferrou ou então é mais um peixe de 20 gr., no entanto continuei a recolher o fio com muito cuidado até que já perto do camaroeiro a cana dobrou ligeiramente, quando meti o peixe no camaroeiro vi que se tratava de um Pimpão com cerca de 250 / 300 gr.

Lá continuei a tirar mais uns peixinhos que no final somaram 1.220 gr o que dava um 4º lugar no sector (o 1º fez 2.240 gr e o 2º fez 1.740gr).

Feitas as contas gerais da prova de Sábado tinha subido ao 3º lugar da geral, a 1 ponto do 1º lugar.

No Domingo, na ultima prova, após o sorteio “fui parar” ao nº 3 do sector A, sector que não gosto, por isso fui já “com a pulga atrás da orelha” pois nunca me correu bem uma prova nessa zona.

A prova iniciou-se e comecei novamente à inglesa e “grosso” pois trata-se de uma zona de peixe grande e até mesmo com algumas carpas, mas passados 15 minutos ainda não tinha tido um toque e já vários pescadores tinham na manga dois e três barbos de peso razoável, mudei para uma cana com um anzol mais pequeno (nº 20) com empate 0,12 e então comecei a ferrar uns barbos pequenos, entretanto tive dois ou três peixes que me desenrolaram o carreto mas que depois se desferravam. Os toques foram escasseando…

Passei então para a pesca à francesa, onde passados 5 minutos comecei a ter toques mas sem conseguir ferrar, entretanto tirei um bom barbo (300 gr) e os toques cessaram. Em termos classificativos não estava não bem pois toda a gente do sector tinha peixe e a soma dos meus deveriam rodar as 500 gramas. Voltei à inglesa, mas não tive toques, retomei a francesa e tirei mais uns peixinhos pequenos, então nessa altura voltei-me para trás e disse “já baixei o anzol para o 22 e o empate para o 0,10 não sei o que fazer mais”, nisto ferra-se uma tainha que deu dois saltos fora de água, disse-me adeus e …

Desferrou sem partir, inacreditável.

Até ao fim fiz mais uns pequenos barbos, que totalizaram 0,780 gr (7º lugar) contra os 3.200 gr do vencedor (esteve sempre a tirar peixe e dos 1.920 gr do 2º classificado do sector. Mais uma vez confirmou-se a minha aversão ao sector A.

A minha classificação final do Campeonato foi 9º com 23 pontos, a 4 do 3º classificado, mas conseguindo a subida, desta forma o J S Alandroalense - Marujos terá um representante na Campeonato da 2ª Divisão Nacional do próximo ano.

Aqui fica o pódio da 3ª Divisão Sul :

1º - Nelson Vaz do CAP Lisboa, com 18 pontos

2º - Vítor Esteves da Browning, com 18,5 pontos

3º - António Dias do CAPE Pego, com 19 pontos


Fernando Carvalho

3 comentários:

Anônimo disse...

Força Marujo, vamos a subir um patamar de cada vez.
Agora é que a tua mochileira não te vai largar.
Beijinhos Marujeca

Anônimo disse...

Parabéns Fernando.
Bjos
Patrícia Cid

Varandas disse...

Assim se vê a força das camisolas laranjas, os peixes quando vêm um Marujo até correm para o anzol:)

Parabéns Grande Marujo.

Abraço, Rosinha.