terça-feira, 15 de setembro de 2009

POLITICA - DOMINGOS LOPES DEIXA PCP COM CRÍTICAS


DEPUTADO MUNICIPAL DE ALANDROAL, SAI DO PARTIDO SENTIDO COM O PCP NACIONAL E LOCAL.

O PCP ainda não condenou a invasão da Checoslováquia e elogia a Coreia do Norte e a China, lembra, no momento da saída, o ex-membro do Comité Central que militava há 40 anos

Domingos Lopes abandonou o PCP enviando à direcção uma carta de seis páginas, datada de 7 de Setembro último, em que deixa violentas críticas ideológicas e políticas mas também de actuação pessoal no partido. O gabinete de imprensa do PCP recusou fazer qualquer comentário à saída deste ex-membro do Comité Central, que militava há 40 anos.

Logo no início da carta, a que o PÚBLICO teve acesso, Domingos Lopes relata que "há oito anos" foi convidado para "ser cabeça de lista à Assembleia Municipal do Alandroal, tendo sido eleito e cumprido, sem que tenha havido o menor sinal de desentendimento entre todos os eleitos da CDU e entre estes e a direcção". Acrescenta que ninguém o contactou para as eleições autárquicas de 11 de Outubro e acusa: "Mas fizeram constar que eu tinha recusado o cargo e por isso foram obrigados a candidatar outro."

Na carta, Domingos Lopes refere-se implicitamente ao processo de contestação interna no final dos anos 80, que consistiu na elaboração de vários documentos de contestação à orientação político-ideológica da direcção e que culminou, após o golpe de Estado na URSS, a 19 de Agosto de 1991, na expulsão de Barros Moura, Raimundo Narciso e António Graça, bem como à saída de inúmeros militantes do PCP.

Domingos Lopes critica estes "casos, cuja resolução, à distância do tempo, permite vislumbrar um processo em que em vez de se tentar estancar o afastamento de militantes, antes se facilitou com os conhecidos clichés empregados em relação aos menos 'seguros'". Para concluir que "ficou claro que o centralismo democrático, tal como o entende a direcção do partido, é um modo mais ou menos expedito de controlo da linha política por si definida e da promoção dos quadros que com ela se identifiquem".
...
Fonte: Público

28 comentários:

Anônimo disse...

A Primavera de Praga foi em 1969 e o putsch da Hungria fora em 1956. O muro caiu em 1989 e o golpe da velha guarda soviética foi em 1991. E o Domingues Lopes só sai em 2009. A digestão foi demorada!

Comunista

Anônimo disse...

Demorou um pouco a cair, mas caiu, e aos poucos vão caindo todos...

Anônimo disse...

Só caem aqueles que sempre estiveram na dúvida ou aqueles que não conseguiram atingir os seus objectivos.
Como dizia Jerónimo." É o culminar de uma situação que se vinha arrastando e para a qual escolheu o timing perfeito. Mas como pode alguém dizer que saiu de uma coisa onde afinal nunca esteve?"

Anônimo disse...

Eu estou a gostar de ver e ouvir estas noticias

Anônimo disse...

Há anos que ele saiu do PCP. Aliás, penso que se auto-excluiu. Não é inocentemente que hoje é que divulga a notícia.Já conhecemos este filme.
Não sou do PCP, mas penso que anunciar a sua saída durante uma campanha eleitoral, não é inocente...Além disso teve 40 anos para o fazer...

Anônimo disse...

Mas parece que o Inácio Melrinho e o António Figueiras também abandonaram as listas já depois de estarem no tribunal.
Porque terá sido? Divergências com o Costa?
É uma grande machadada na candidatura do Costa porque estes 2 são a grande referência do PCP em Santiago Maior.
Mas não me espanta estadesagregação do PCP pois há anos em que parecem estar a vivernum mundo à parte. Só propõem despesa para o estado e quando é para pagar é sempre para os outos .
Eles devem pensar que o Estado tem uma máquina de fazer dinheiro.
Esta gente vive no século passado.

Anônimo disse...

Tu é que deves viver no século passado! Ou então na idade da pedra!
Nem o Figueiras nem o Melrinho desistiram das listas. Sabes bem que isso não aconteceu. Apenas desistiu uma candidata porque os do ps a pressionaram tanto que ela preferiu sair das listas. O que o ps não consegue a bem, consegue a mal. Mas a CDU não persegue pessoas e não exerce represálias sobre os que têm medo ou sobre os que pensam de maneira diferente . Nas listas do ps há pessoas que vão votar na CDU e no MUDA, mas tiveram medo de dar a cara e foram obrigados a ir para as listas socialistas e a apoiar o nabais.
No dia 11 tudo sairá ao de cima.

Anônimo disse...

Então se essa candidatura desistiu por pressão, tambem não valía a pena existir, porque quem não resiste a uma pressão não é digno de um cargo destes...toma e embrulha.

Anônimo disse...

Se os sociais democratas apresentarem um programa que tenha coisas interessantes para o concelho têm o meu voto. Pelo menos não pressionam.Os outros é folclore a mais...

Da abstenção rumo à social demoracia.

Anônimo disse...

MELRINHO E FIGUEIRAS NÃO FAZEM PARTE DAS LISTAS DA CDU, DESISTIRAM.
O NOME CONSTAVA DAS LISTAS .

Anônimo disse...

AO ANONIMO DAS 15.49.00 PARA LHE DIZER ERAM ELEMENTOS QUE FAZIAM PAERTE DAS LISTAS DA CDU,ACHO QUE OS NOMES E CERTIDÓES FORAM ENVIADOS PARA O TRIBUNAL.E DESISTIRAM.
DIZ O QUE QUIZERES A VERDADE É ESTA.

Anônimo disse...

É a debandada geral na CDU, saiu o Domingos Lopes, o Inácio Melrinho, o Zé Figueiras, a candidata de Santiago Maior, etc...

Se nem aqueles que estão ao lado do Costa lhe reconhecem capacidade de liderança, como é que o eleitor anónimo vai votar nele?

O POLITICO

Anônimo disse...

Estes ps's estão tão deseperados em manter os tachos que tudo lhes serve para mandar ao ar. Cambada de cobardes e hipócritas!
Deixaram de atacar os do MUDA e agora viram-se contra os da cdu. Muito preocupados devem andar. Mas dia 11 vão-se todos borrar nas calças, principalmente esse POLÍTICO.

Anônimo disse...

Estes ps's estão tão deseperados em manter os tachos que tudo lhes serve para mandar ao ar. Cambada de cobardes e hipócritas!
"Deixaram de atacar os do MUDA e agora viram-se contra os da cdu. Muito preocupados devem andar. Mas dia 11 vão-se todos borrar nas calças, principalmente esse POLÍTICO."

15/Set/2009 23:12:00

Óh pessoal da CDU, vocês andam baralhados. Não só o POLITICO não é a favor do PS (basta ver os seus post`s) como a razão dos ps`s ignorarem o MUDA não é para atacar o PC. É porque já perceberam que se o Grilo conseguir ser eleito é à custa dos votos da CDU.
Não é preciso ser grande analista, bastou ver as listas e as pessoas que têm participado nas apresentações do Muda, 80% são ex-CDU ou PSD`s.
A Margarida Godinho já foi presidente da Câmara, eleita pela CDU, quantos votos vai roubar agora
ao Costa? Éssa é a grande dor de cabeça da CDU.
Quanto ao PS, a única incógnita é saber se os 20% de candidatos que antes apoiaram o Nabais, conseguem levar a família a votar neles.
Fora isso, a verdade é que o Grilo e os restantes candidatos que eram PS, nenhum deles tem peso político próprio, sempre que participaram foi a convite do Nabais. Pode vir a ser diferente no futuro mas, agora, a realidade é esta.
E o Grilo sabe isso, daí que toda a sua campanha assente apenas numa frase; deitar abaixo o Nabais.
Porquê? Exactamente porque os votos que o MUDA pode obter no PS não são a favor do Grilo, são contra o Nabais.
A realidade é esta. Agora como é que alguns eleitores vão reagir a isto é a única incógnita que fica no ar mas que pode ficar mais clara logo que o Nabais entre em campanha.
Não se esqueçam que ele ainda não disse nada e quem o conhece sabe que não estará parado e vai de certeza usar os "rabos de palha" de quem o acusa agora.
Vamos esperar pela campanha para começar a ver mais claro o desenrolar desta novela e em relação a única dúvida é a dimensão do decalabro. Basta estar numa das tradicionais tascas de Santiago e ouvir os comentários dos tradicionais votantes da CDU.
Parece que por estas bandas o Custódio Costa não é bem vindo.
Até aqueles que diziam que o Padilha ía perder a Junta para a CDU já começam a mudar de opinião.

Anônimo disse...

Até pode ser que o Muda ganhe votos de ex-comunistas e ex-socialistas descontentes.

Mas já esqueceram que o Nabais para conseguir atingir os seus objectivos, teve que recorrer a uma pessoa de peso (o José Cavas)?

Pois o dificil é começar, desde que se mostre trabalho e dignidade,
o resto vem depois.

Eu quero acreditar que a MUDAnça vai ser mais fléxivel e não tão radical, no que consta a represálias.

Quero acreditar que serão mais orientados no que respeita a gastar dinheiro público.

Esta é a minha esperança, há que apostar na MUDAnça.

Anônimo disse...

O PADILHA VAI TER A MELHOR VOTAÇÃO DE SEMPRE.
A LISTA DA CDU TIRANDO O ZÉ CARLOS MELRINHO E ZERO.
FRACA MUITO FRACA.
A LISTA DO MUDA IDEM, IDEM ASPAS ASPAS.
NÃO É COM O JOÃO MONTALTO QUE LÁ VÃO.MUITOS MUDAS NÃO VÃO VOTAR NELE.
SEGUEM-NO O NAMORADO DA FERNANDA E
ESPOSA DO BETA.
LISTA MUITO FRACA.
O ZÉ PADILHA TÊM UM NUMERO DOIS MUITO FORTE JOAQUIM BOEIRO E A TERCEIRA MUITO BEM VISTA EM CASAS NOVAS.
ESPERAMOS POR DIA 11.

Anônimo disse...

Está-se a rodar o mesmo filme e no mesmo cenário político e geográfico de há 8 anos atrás. Apenas se trocam os actores. Já o vi e vivi antes em apoio a José Cavacas e João Nabais. A mesma ou semelhante pressão do poder instalado e com as mesmas criticas. A mesma hesitação entre o receio de dar a cara e a grande vontade de mudança.
A história não se repete mas repetem-se os ciclos.
NC

Anônimo disse...

O Ze Padilha a maioria de sempre?
POrque? Pelo que tem feito em Santiago? è que eu vivo cá e em 8 anos não vi nada, mesmo nada de trabalho feito por esse senhor.
Acusam o pessoal do MUDA de querer tacho, mas não axam que está a vista de todos quem quer techo e o tenta defender a todo o custo?
Ao contrario do Ze Padilha que o unico que fez com a ajuda do Nabis foi nomear-se a tempo inteiro e levar todos os meses +- 1500euros pa casa, o candidato do MUDA João Montalto, prometeu na sua apresentação em Santiago Maior ser um presidente dedicado, proximo de todos e não ficar a tempo inteiro se ganhar, logo os dinheiros da junta serão para ser gastos em proll da população e não para o presidente levar para casa como acontece agora.
Contra factos não há argumentos e afinal quem quer os tachos quem é?
Força MUDA, sem medos nem pressões o povo quer e merce mais, por isso vamos MUDAr!

Anônimo disse...

Para o anónimo das 14:35

tentar passar a imagem que as lista dos outros são mais fracas é muito fácil, no entanto, são constituídas por gente honesta, é com vontade de MUDAr o rumo da freguesia.
Apelidá-los de fracos, deve estar enganado, pois os fracos são aqueles que para terem alguma coisa na vida tiveram que estar sempre dependentes do poder político, como o padilha e o boieiro.
Este sr. Boieiro também deve esclarecer de uma vez por todas de que lado está porque ele próprio não acredita na lista onde está, no entanto todos percebemos que tem que estar. E se olharem para as listas do Ps percebem bem quem são os fracos, percebem que aqueles que aí aparecem, estão dependentes de dos poderes instituídos e esses sim são fracos. Ainda assim fico solidário com muito daqueles que tem demonstrado a sua vontade de MUDAr mas devido à sua situação são "obrigados" a estar nessa lista, mas tenho a certeza que no dia 11 não nos vão deixar mal.
Em relação ao Melrinho, perdeu a oportunidade de ser presidente de junta há quatro anos quando o descontentamento já começava a reinar e a falta de alternativas poderia tê-lo conduzido a esse feito. Agora já muita gente o conhece e também sabe que a diferença entre ele o Nabais é pouca.
Portanto parece que a única alternativa capaz de melhorar a freguesia de Santiago Maior é a alternativa da MUDAnça.
Bem hajam todos os que conseguiram enfrentar e não temer as represália que o poder instituído lhes prometia.

Anônimo disse...

"A diferença entre o Melrinho e o Nabais é pouca" esta até dá vontade de rir... não sabem arranjar argumentos válidos? Isto é comparar Anjos e Demónios. Não sei se conhecem o livro...

Anônimo disse...

Democraticamente as diferenças são iguais, entre os dois

Anônimo disse...

Que sacrilégio, comparar anjos e demónios!!!!!

São apenas seres humanos que só lutam em seu proveito próprio.

tanto um como outro, não valem nada como homens de palavra e sem coerência nenhuma.

Anônimo disse...

os mudas tudo ganham,quanto mais não seja no mal dizer,na inveja e na ganancia.
Só o tempo os fará calar.

Anônimo disse...

ainda vão dizer, os Mudas, que o dr.Domingos Lopes tambem é dos deles.

Anônimo disse...

E se os MUDAs disserem que o Domingo Lopes é dos deles, é porque ele resolveu apostar na MUDAnça, assim como eu.

Anônimo disse...

O Dr.Domigos Lopes não é burro como muitos.

Anônimo disse...

É pá, atão o Grilo marcou uma reunião com os jornalistas para as Pirâmides e só apareceu 1?
Já percebi porque é que da outra vez foi pra Évora.
Os Mudas nao percebem que já nem os fornalistas têm paciência para tanta mentira e tanta roupa suja?

Anônimo disse...

Então não era para se falar do Domingos Lopes? Ah, já percebi... Não percebeste o texto. Deixa lá os jornalistas MUDArem a sua opinião ao fim de oito anos de mentiras e calúnias. Ao menos um poderá fazê-lo com liberdade de expressão!

Carlos Galhardas