sábado, 12 de setembro de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes o Aphia, Reileão e Eu. Um faltou por motivos de saúde, outro por trabalho e dois MUDAram-se ontem excepcionalmente para outras tertúlias.

Como observadores estiveram: Ku-adrado, Mata-birra e Air-Fado.

Ordem de Trabalhos:
1. Vitela Estufada em Tomatada.( Este ponto é variável semanalmente ).


Ontem por acaso até foi uma mista de vários pratos: Choquinhos fritos, Lombo Assado, Pimentos Assados... E foram todos muito apreciados, mas elegi a vitela como prato principal porque foi a 1ª vez que vi o Aphia repetir. Duas vezes a servir-se de vitela e sujar todo o fundo do prato!!! Isso foi coisa nunca vista no Aphia.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Com uma Tertúlia tão pouco participada, os temas foram poucos, mas os que foram abordados, foram-no de uma forma bastante esgrimida.

Festa do Capuchos: Havia alguma vontade por parte de alguns elementos de ir fazer a Tertúlia a Vila Viçosa, mas logo vozes se levantaram, « Vila Viçosa!? Nadaaa...» ou « Para a Libatolândia não vou!».

Eu até entendo alguns argumentos que se tenham contra os Calipolenses, não entendo é esta aversão à Vila.

Eu estudei lá 5 anos, conheci gente de Vila Viçosa, Borba, Redondo e Alandroal, de facto os Calipolenses eram os menos saciáveis e os menos solidários, mesmo entre eles. Mas as pessoas não são todas iguais e também lá conheci algumas pessoas com quem sempre me relacionei bem e continuo a relacionar.

Aversidade à Vila? Não tenho nenhuma, sempre gostei de Vila Viçosa, é uma localidade bonita, com quase tudo o que se pode encontrar numa pequena cidade do interior.

Certo que nos últimos anos parou no tempo, não desenvolveu ao ritmo dos concelhos circundantes, mas já trazia um avanço económico e estrutural considerável dos anos '90, que fizeram dela o motor económico da região na altura.

Serão isto apenas, aquelas salutares "rinhas" entre vizinhos? Não sei, parece-me mais que isso.

Um tema também muito falado foi a problemática dos naturalizados na Selecção Nacional de Futebol.

Parece que ninguém é contra o Deco ser jogador da Selecção, ninguém contra o Pepe ser jogador da Selecção ( Excepto eu, sou contra ), ninguém contra o Liedson ser jogador da Selecção. Mas é tudo contra a Selecção ter três brasileiros a jogar na equipa! Dá para entender? Ninguém consegue explicar.

Eu também não me importo que o Hulk algum dia venha a envergar a camisola da Selecção, mas ver a equipa de todos nós na fase final de um Mundial com 4 jogadores naturalizados, não lembra nem ao diabo!

Falou-se ainda de politica Nacional, com o Air-Fado a malhar no Sócrates, por este defender a Alta Velocidade Ferroviária ( Vulgo-TGV ), compreende-se ou não fosse o Air-fado um homem das velocidades aéreas. Mas o 1º Ministro, pelo menos neste capitulo tem a maioria da Tertúlia do lado dele. O Reileão defendeu e foi secundado pela maioria dos presentes que o Governo em altura de crise de emprego, deve apostar nas obras públicas para gerar emprego e capitalizar as empresas.

Já no fim da Tertúlia e com a fruta já na mesa, o Air-fado habilitou-se à alarvidade da noite, diz ele:

« É pá, bom, bom, é banana com queijo e vinho tinto. xiii... as minhas glândulas gustativas até se passam».

4 comentários:

Anônimo disse...

Também nunca percebi o que é que os alandroalenses têm contra os calipolenses... Tenho muitos amigos libatos assim como alandroalenses! É uma terra como outra qualquer, onde há gente boa e gente menos boa!!!

Anônimo disse...

Pelas minhas contas faltaram ainda mais tertúlianos que os que falaste, mas a ti só te interessa falar dos que se MUDAram para outras tertúlias! Se calhar houve outros que não estiveram por razões que não te agrada dizeres!

Anônimo disse...

Esta é para os MUDAS

Então os senhores vão utilizar a tenda de circo, pertença do municipio, para se auto-promoverem, se fosse o Nabais era logo abuso de poder, estava a utlizar-se do municipio em proveito do PS, e tal e não podia ser e mais não sei quê.

Voces só o que sabe fazer é criticar, e a corja que o acompanha é do mais mal educado que por aí se vê!!!

Digo-o com todas as letras CAMBADA DE FRUSTRADOS

Anônimo disse...

Hoje mesmo me vieram perguntar se o comentário de 12/Set/2009 pelas 17:09:00 tinha sido da minha autoria. Já expliquei no blogue al tejo e volto a explicar hoje no alandroalandia que todos os comentários que faço assino por baixo com Carlos Galhardas ou Kabé, as quadras políticas com o nome de POETA e a poesia com o pseudónimo de Matias José. Não é que o comentário tenha algo de ofensivo, muito pelo contrário, mas jamais me referiria a um amigo dizendo "mas a ti só te interessa falar dos que se MUDAram para outra tertúlias!". Não me interessa minimamente saber porque razão no texto postado sobre a tertúlia desta sexta-feira o meu amigo Rosinha não ter feito referência aos outros amigos tertúlianos faltosos. Para mim o mais importante foi dito e a forma como foi escrito também: MUDAram com as quatro primeiras letras (MUDA) em letra grande. Obrigado Rosinha, um abraço e permite-me que transcreva para aqui o que escrevi no mudalandroal sobre a apresentação dos candidatos autárquicos para as eleições de 11 de Outubro em Terena, dia da tertúlia em que não pude estar presente. Já agora, só para terminar, espero que não me tenham marcado falta porque avisei Aphia que não iria estar presente.
Um forte abraço para todos os tertúlianos amigos!

POETA

-----------------------------------
Estive em Terena na apresentação dos candidatos do Movimento para a Câmara, Assembleia Municipal do Alandroal e Junta de Freguesia de S.Pedro de Terena e posso dizer a todos os apoiantes e simpatizantes do MUDA que na apresentação dos candidatos se respirou igualmente muita dignidade, como já tinha acontecido em Juromenha. Os discursos e propostas de Sérgio Mira candidato à Junta de Freguesia de S.Pedro de Terena, Helder Salgado candidato à Assembleia Municipal do Alandroal, Joaquim Saraiva na lista à Câmara Municipal do Alandroal e João Grilo à Presidência do Município do Alandroal foram muito esclarecedores, pautaram-se por princípios e valores democráticos e traduziram fortemente a esperança que o MUDA deposita neles para um desenvolvimento sustentado no Concelho do Alandroal.
João Grilo esteve muito bem na sua intervenção, denotando grande maturidade política e uma visão muito realista para os principais problemas do Concelho.
A confraternização final foi excelente!

Aquele abraço,

Carlos Galhardas

Obs- Não vejo razões para quem escreve e não ofende não poder assinar os comentários que faz. Sei que existe o direito ao anonimáto... Mas a minha consciência diz-me para assinar!