quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PESCA - CAMPEONATO DO MUNDO DE SENHORAS '09


Nos dias 17 a 23 de Agosto realizou-se o 16º Campeonato do Mundo de Senhoras. A prova realizou-se em Boretto, no Norte de Itália.

A Selecção Portuguesa esteve mais uma vez presente entre as 16 da elite mundial da pesca. E com a Selecção Nacional seguiu também uma vez mais a atleta da Secção de Pesca do JS Alandroalense - Marujos, Teresa Carvalho.

Deixo-vos o relato das incidências dessa deslocação, contados pela própria Teresa.

A prova disputou-se num canal de rega com perto de 30 metros de largura, apresentando uma corrente que variava de muito forte a forte.
Os peixes existentes eram principalmente pimpões, bremes e bremetes, algumas carpas e mesmo alguns lúcios.

A carrinha do material teve uma avaria praticamente em cima da data da partida e só ficou reparada no dia 14/08. Dia 15/08 depois da recolha do material da comitiva portuguesa partimos em direcção a Itália com o objectivo de percorrer cerca de 2.400 Kms em 2 dias, mas ainda não tínhamos cumprido metade do caminho e de novo a carrinha teve um "treco", obrigando a que se andasse por vezes a 40 Km/hora, situação que fez com a viagem se prolonga-se por mais 4 horas do que o previsto.

Com temperaturas superiores a 40º e correntes no canal para pescar com bóias de 30gr, o cenário não se apresentava muito agradável. No final do 1º dia de treinos (2ªfeira) todas as selecções estavam muito desapontadas com o numero reduzido de capturas (cerca de 6 peixes por cada equipa).

A nossa selecção não foi excepção.
A adaptação à pista foi-se fazendo dia após dia com os resultados a começarem a aparecer, fizeram-se diversas tentativas para adaptar, tanto as nossas montagens como os engodos, para sabermos quais seriam os mais "rentáveis" perante as condições que o canal apresentava. Todas sabíamos que com a corrente ao ter constante variação, era necessário termos uma diversidade enorme de opções disponíveis para pôr em prática. Tão depressa era necessário pescar com 30gr como em menos de 1 hora se passava a pescar com 8 gr, 6 gr ou mesmo menos, para depois voltarmos à forma inicial com o aumento da corrente.

Na 5ª feira a corrente estava bem mais fraca e já se fizeram pescas em média de 100 peixes por equipa, tendo sido ferradas algumas carpas (de 2 a 3 kg) e bremes (de 1 a 2 Kg), no entanto em toda a pista de pesca poucas saíram. Nos treinos apercebemo-nos que mesmo as bremmes e bremetes comiam na corrente e não "paradas" conforme é habitual, logo em cada minuto fazia-se 4 ou 5 passagens o que tornava a pesca, para além de muito técnica muito cansativa. Sabíamos que caso a corrente diminuísse a pesca se tornaria mais fácil não só para nós como para muitas das equipas presentes muito mais habituadas a este tipo de pesca.

Sábado, 1º dia de competição O azar começou logo de manhã, quando nos deslocávamos para os pesqueiros depois de termos preparado o nosso engodo e iscos, a Ana Rocha ,entalou dois dedos na porta da carrinha, impedindo-a de dar o seu contributo. Foi substituída no local pela Branca Alves. Teve de ser transportada ao hospital de ambulância e todas ficámos muito abaladas até termos noticias sobre o seu estado de saúde.

Fiquei no sector E, o mais a montante da pista, onde durante os treinos havia saído peixe maior. Fiquei com o pesqueiro nº 11, o que não era muito bom pois era um sector com uma ponta.

O numero de peixes capturados pelas várias pescadoras foram muito idênticos apenas desequilibrando os exemplares de maior porte que saíram. Como se previa a ponta teve sempre um grande ritmo de capturas e ganhou com uma grande diferença para a 2ª classificada.

1º - Stephanie Bloch - Alemanha -10.400 gr - ponta
2ª - Barbara Bokodi - Hungria - 4.435 gr

3ª - Leila Matikainen - Filandia - 4.030 gr

7º - Teresa Carvalho - Portugal - 2.890 gr - 16 peixes


Domingo, 2º dia de competição
Na noite de Sábado para Domingo caiu uma grande trovoada com chuva intensa o que alterou as condições de pesca, pois as informações que tínhamos era que com a chuva seria previsível que a corrente diminuísse consideravelmente, passando-se a pescar com bóias muito mais leves (eventualmente 2 gr.).

Quando chegámos à pista verificámos que a corrente era muito reduzida, mas em contrapartida o vento era intenso e em sentido contrário. O controlo da bóia foi bastante difícil, porque era necessário fazer a bóia acompanhar a corrente mas com as rajadas de vento em sentido contrário impedia assim o curso normal da mesma, tornando-se a pesca bastante difícil e cansativa.

Desta vez fui para o sector D para o pesqueiro nº 13. Mais uma vez no sector o numero de capturas foram mais ou menos equilibradas mas voltaram a desequilibrar os exemplares maiores, o que fez com que quem tivessem um ou dois peixes maiores desse "um salto" na classificação final. Infelizmente não foi o meu caso, apenas tive peixe de pequenas dimensões.

1º - Hana Purkrabkova - Rep.Checa - 4.775 gr
2ª - Stefania Conforto - Itália - 4.655 gr

3ª - Isabel Salam - Espanha - 3.805 gr

5º - Teresa Carvalho - 2.575gr - 16 peixes
Classificação

Final por Equipas

1ª - Alemanha - 25 pontos

2ª - Republica Checa - 31 pontos

3ª - Hungria - 33 pontos

10º - Portugal - 50 pontos
Classificação

Final Individual

1ª - Stephanie Bloch - Alemanha - 2 pontos

2ª - Hana Purkrabkova - Rep.Checa - 2 pontos

3ª - Alex Schulz - Alemanha - 2 pontos

11º - Virgínia Ferreira - Portugal - 5 pontos

24ª - Fátima Ferreira - Portugal - 6 pontos

55º - Teresa Carvalho - Portugal - 12 pontos
66º - Ana Simões - Portugal - 14 pontos

76º - Ana Rocha - Portugal - 13 pontos

87º - Branca Alves - Portugal - 16 pontos


Em cima da esquerda para a direita: Fernando Carvalho (Manager); Ana Simões; Teresa Carvalho; Ana Rocha; Branca Alves e João Vizinha (Capitão)
Em baixo da esquerda para a direita: Virgínia Ferreira e Fátima Ferreira.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todas e todos pelos resultados,esforço e dedicação.
Patrícia Cid

Anônimo disse...

Olá Teresa, que digressão tão atribulada, queria deixar uma palavra de alento para todas as pescadoras da Selecção, há mais marés que marinheiros, por isso, praticar, praticar, lutando pelo próximo objectivo, força e coragem para os próximos "episódios"...
Em relação a ti, já encomendei um Domingo, sem chuva nem vento e uma corrente fraquinha para a prova na Horta da Ordem (1º Troféu Vila do Alandroal) e muitos peixes, claro!!!
Embora lá Marujeca, para a frente é que é o caminho.
Um abraço para o Manager Fernando e um beijo para ti, até ao próximo fim-de-semana...
Miguel Rosinha

Varandas disse...

10º lugar? Não foi bom nem mau, foi aquilo que os pesqueiros deixaram fazer.

Acredito que para esta Selecção sabe a pouco, pois algumas destas pescadores já sentiram o doce sabor da vitória.

Para mim estão de parabéns na mesma, depois de um começo tão atribulado e tantas contrariedades, fizeram um resultado razoável.

Para o ano ainda pode correr melhor, com o meu desejo pessoal que a Teresa continue na elite Nacional.

Abraços, Rosinha