quinta-feira, 30 de junho de 2011

FESTAS POPULARES DE JUROMENHA



O Clube de Rugby de Juromenha vai organizar as suas habituais Festas Populares, no próximo dia 2 de Julho.

O programa inicia-se às 11h. no Estádio Municipal de Atletismo de
Elvas, com um jogo de Rugby, de homenagem ao João Bagulho, que cumpre 60 primaveras. Após o terceiro tempo, em Elvas, os festejos continuarão em Juromenha, com o seguinte programa de Festas:

- 18H. GARRAIADA

- 21H. JANTAR DO 14º. ANIVERSÁRIO DO CLUBE DE RUGBY DE JUROMENHA

- 22H. BAILE ABRILHANTADO COM O MÚSICO " RUI GRILO"

ORGANIZAÇÃO:
CLUBE DE RUGBY DE JUROMENHA

APOIOS:
CÂMARA MUNICIPAL DE ALANDROAL
JUNTA DE FREGUESIA DE JUROMENHA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS.

Há já muito tempo que não meto aqui nenhuma pescaria, não porque não as tenha havido, muito pelo contrário, este tem sido um ano propicio para grandes pescarias de achigãs, não há"pescarreta"que não se safe!

Mas hoje vou dar a conhecer uma curiosa pescaria, a de um pescador que tem afeição por este desporto e gosta de preservar as espécies.

O achigã que vos mostro abaixo, foi capturado na Barragem do Lucifecit pelo Miguel Gomes de Terena, pesava cerca de 2kg e foi devolvido à água, e juntamente com este, foram outros semelhantes devolvidos à água.


Clique na seta para ver o vídeo.

terça-feira, 28 de junho de 2011

ALANDROAL MONUMENTOSO


O ENDOVÉLICO

Esta 11ª edição do "Alandroal Monumentoso" estava destinada a dar a conhecer melhor o Castelo de Juromenha, não fica esquecido, mas em semana do Festival "Por terras do Endovélico", até me ficava mal não falar nesta divindade, que tão importante foi nesta região no período pré-romano e romano.

O Deus Endovélico foi uma divindade importantíssima e com interesse histórico relevante, mas nem por isso é muito conhecido, até entre os Alandroalenses. Muito por culpa dos poucos vestígios encontrados até à data, sabe-se que existiu e que foi erguido um grandioso templo para sua devoção no São Miguel da Mota, junto ás margens da Ribeira do Lucifecit ( Terena - Alandroal ).

O Wikipédia descreve-o assim:

Endovélico é uma divindade da Idade do Ferro venerada na Lusitânia pré-romana. Deus da medicina e da segurança, de carácter simultaneamente solar e ctónico, depois da invasão romana seu culto espalhou-se pela maioria do Império Romano, subsistindo por meio da sua identificação com Esculápio ou Asclépio, mas manteve-se sempre mais popular na Península Ibérica, mais propriamente nas províncias romanas da Lusitânia e Bética.

Endovélico tem um templo ( destruído) em São Miguel da Mota, Alandroal , e existem numerosas inscrições e ex-votos dedicados a ele no Museu Nacional de Etnologia. O culto de Endovélico sobreviveu até ao século V, até que o cristianismo se espalhou na região.

In- Wikipédia
Estátua descoberta em 2002 e pensa-se ser o torso de Endovélico.

No programa das Festas de Setembro de 1957 (Festas em honra de Nª Srª da Conceição do Alandroal), saiu um texto da autoria de Mariana Pereira, editado pela Casa do Concelho do Alandroal; bem revelador da importância do Templo Endovélico:

"Nos arredores da Vila, onde hoje é a herdade de S. Miguel da Mota e houve uma ermida em honra do santo do mesmo nome, está provado ter existido um templo pagão, fundado 340 A.C., em louvor dum Deus chamado Endovelico na linguagem dos Lusitanos e que talvez referir-se a Cupido. Frei Bernardo de Brito, o célebre historiador alcobacense do século XVII, autor da Monarquia Lusitana, refere-se à seguinte história relacionada com o templo em questão.

Mahasbal, ilustre cidadão de Cartago, conseguiu dominar parte da Lusitania. Foi depois a oriente da Península impor autoridade sobre uns rebeldes e ao voltar, desembarcou em Vila Nova de Portimão. Quando ali se encontrava, aportou uma nau de gregos que então estavam em luta com os cartagineses, mas Mahabal submeteu-se e fê-los seus escravos.

Meses depois, dirigiu-se ao norte a pretexto de conhecer a província que ocupava e, quando passava nos arredores do Alandroal, adoeceu gravemente. Consultados os agoureiros, estes disseram-lhe que o deus Endovelico estava irado contra ele por causa das desgraças que tinha infligido aos gregos, que devia restituir-lhes a fazenda e levantar um templo em desagravo do mal que praticara. Assim foi. O templo levantou-se e lá dentro foi posta uma imagem do deus, feita de prata e com asas nos pés.

Noutras memórias antigas, encontrei referência a uma inscrição que foi levada daquele lugar e esteve na Capela-Mor da Igreja da Senhora da Boa-Nova em Terena e que dizia que o templo aos deus Endovelico tinha sido levantado em virtude dum sonho que teve a filha dum importante senhor romano chamado Quinto Sidónio.

Quer desta ou doutra forma, o que parece é que foi uma construção maravilhosa. Há notícia que o Duque de Bragança, D. Teodósio mandou dali levar alguns mármores que foram aplicados no frontispício do Mosteiro dos Agostinhos em Vila Viçosa, outros apareceram na já citada Igreja da Senhora da Boa-Nova e outros, segundo a lenda, serviram a D. Henrique, filho do rei D. Manuel, na construção do Colégio do Espírito Santo, hoje Liceu de Évora.

O Dr. José Leite de Vasconcelos fez várias pesquisas no local e de lá levou esculturas, asas, cipós, inscrições, fragmentos e objectos de barro e moedas que se encontram actualmente no Museu Etnológico de Lisboa.
Numa dessas asas há uma inscrição que representa um ex-voto dedicado ao deus, como se lê:

«Consagração ao deus Endovélico.
Marco Fannio Augurino a fez
A este deus que ele teve como
Propício.»"

Conjunto escultórico descoberto em 2002, nos alicerces da Igreja do Sº Miguel da Mota.


Por ultimo, há ainda quem advogue que na idade do ferro, já os Lusitanos eram devotos a Endovélico, mas o seu local de culto seria uns quilómetros mais acima, também junto ao Lucifecit, na imponente Rocha da Mina, de que já aqui falei.

Rocha da Mina


No próximo Alandroal Monumentoso, será dado então protagonismo ao Castelo-Fortaleza de Juromenha.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

JOÃO GRILO na "Conversa em Dia" da Rádio Elvas.


O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo aproveitou o convite do programa "Conversa em Dia" da Rádio Elvas, para promover o Festival "Por Terras do Endovélico", que começa amanhã dia 25 de Junho e se prolonga até dia 3 de Julho.

Diz João Grilo: « São nove dias que a autarquia pretende de festa, cultura e ciência, mostrando o que de melhor se produz no concelho».

Na edição deste ano de “Por Terras do Endovélico”, os visitantes podem encontrar diversas actividades, desde mostras gastronómicas, palestras e workshops, visitas guiadas, sessões de observação astronómica, passeios pedestres, BTT e TT, animação de rua, e animação nocturna.

Durante o festival, a autarquia aposta também numa feira de actividades económicas, como mais um motivo de interesse, através de um mercado de produtos regionais.

Pode ouvir aqui toda a entrevista dada à Rádio Elvas.
Clique na seta para iniciar.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mina do Bugalho recebe teatro “Se o Mundo Fosse Bom o Dono Morava Nele”

O nicho de São Brás, na mina do Bugalho, recebe na próxima sexta-feira, dia 24, a peça de teatro “Se o mundo fosse bom, o dono morava nele”, às 21:30 horas. Com encenação do CENDREV (Centro de Artes Dramáticas de Évora), a peça fala do desgoverno em que o mundo mergulhou e da falta de valores morais.

Se o mundo fosse bom, o dono morava nele” é uma peça escrita a partir de textos de Ariano Suassuna, referência incontornável da dramaturgia brasileira, Januário de Oliveira e Gil Vicente. A interacção com o público, a fusão de actores, bonecos e músicos, subvertendo as unidades de tempo, lugar e acção, deixando soltar-se a imaginação dos espectadores, são as principiais características deste espectáculo.

A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a assistir a este espectáculo, que promete muita diversão mas também muita qualidade.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

PROGRAMA DO FESTIVAL "POR TERRAS DO ENDOVÉLICO"


Clique nas imagens para ampliar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

AVISO DE CORTE DE ÁGUA EM ALANDROAL


4ª Feira da parte da manhã, corte no abastecimento de água

O Município do Alandroal, está a fazer correr uma circular onde avisa os seus Munícipes que amanhã dia 22 de Junho vai ocorrer durante o período da manhã, a partir das 9 horas, um corte pontual no abastecimento de água na vila do Alandroal.

MAIS CONCRETAMENTE NA ZONA SERVIDA PELO DEPÓSITO VELHO.

Prevê-se que o abastecimento de água seja restabelecido ao fim da manhã.

Clique na imagem para ampliar.

IDIGNAÇÃO NA ALDEIA DE MARMELOS!

Um leitor identificado por correio electrónico enviou-me um e-mail com pedido de divulgação e no seguinte teor:

É com muito prazer, que hoje lhe dou os parabéns, pelas notícias que vai publicando, eu como natural do concelho do Alandroal, mas residente noutro, já alguns anos, é uma das maneiras de me informar com o que se ai vai passando.

O que me levou a contacta-lo tem a ver com uma situação um pouco estranha, que se está a passar numa Aldeia do nosso concelho, à qual tenho raízes, e ainda me desloco com frequência por razões familiares.

Vou deixar o texto, caso seja possível publica-lo.

Porque Motivo?

Sim porque, essa era a resposta que eu gostava que me respondesse, algum responsável político, pela Junta de Freguesia de Santiago Maior, Câmara Municipal de Alandroal, pelo que se está a passar na Aldeia dos Marmelos, rua José Brites Camões e rua 1º de Maio.

Depois de tantos anos, e de duas forças políticas terem passado pela Câmara e Junta de Freguesia, resolveu alguém retirar os contentores do lixo das respectivas ruas. Provavelmente para ajudar as poucas pessoas que ai vivem, e já com uma idade bastante avançada, será incompetência dos funcionários, dos encarregados, dos políticos?

Gostava de ver a situação resolvida, ou então que alguém resolvesse dar uma explicação.

Com os melhores cumprimentos. ( Leitor identificado ).

DIVULGAÇÃO - "POR TERRAS DO ENDOVÉLICO"



Clique nas imagens para ampliar.

domingo, 19 de junho de 2011

GALA ENTREGA DE PRÉMIOS DA LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT

A Liga Fantástica Al-sport realizou na noite ontem, 18 de Junho, a sua XVI Gala de Entrega de Prémios.

A "Cerimónia" que era para se ter efectivado no novíssimo Coreto do Complexo de Eventos das Pirâmides de São Pedro em Alandroal, teve que ser deslocalizada para uma das pirâmides dentro do mesmo espaço, por culpa de Éolo que soprava ontem com particular fúria, possivelmente andará ele também desagradado com os seus conterrâneos gregos, ou então sopra assim para expulsar de lá o FMI! Enfim, a nós atirou-nos para dentro de uma pirâmide.

A Gala foi precedida de um jantar convívio, onde estiveram 22 dos 29 Treinadores Fantásticos que compõem a Liga. 5 dos 7 faltosos já tinham justificado a impossibilidade de estarem presentes e ontem acabaram por faltar mais dois, por motivos de força maior.

Vamos a foto-reportagem:
Começo hoje, tal como ontem, apresentando o premiado e ultimo classificado da Liga. João Paulo, atente-se na sua radiante alegria! E não é para menos, pois não é um lugar fácil de conquistar, face a um naipe de "fortes" e crónicos candidatos ao lugar!


Agora apresento-me eu, Rosinha. Um autentico serviçal desta Liga, mas que muitos teimam em apelidar de "Papa-ligas", "Papa da Liga", "Presidente", "Falcatruas" ou mais recentemente "Director Executivo". Eu gosto de ser o Treinador Fantástico, o único penta-campeão da Liga, que este ano não foi assim tão fantástico, pois fiquei-me pelo 8º lugar, o que foi a pior classificação de sempre! O único entre os 10 primeiros que não ganhou uma única vez o semanal, catastrófico! Ainda eles querem mudar mais as regras, vai lá vai, assim é que nunca mais lá chego outra vez!

Aqui a entrega de prémios ao 2º e 3º classificados, Paulo Tátá e António Bastos, que na prática foi atribuído a ambos a titulo de vice-campeões, pois terminaram os dois com a mesma pontuação, 899pts, as uns míseros 6pts do vencedor.

E o ultimo a ser premiado, foi o 1º da Liga. Nuno Coelho vencedor da XVI edição da Liga Fantástica Al-sport a receber o troféu mais apetecido. De relembrar que foi um titulo "arrancado a ferros", mesmo nada fácil de conquistar, pois nas ultimas cinco jornadas a liderança andou num vai e vem constante e a indefinição durou até mesmo para lá do ultimo minuto do ultimo jogo da Liga Sagres, pois ainda foi necessário esperar pela decisão do jornal Record, para saber quem era o jogador da jornada e que por isso pontuaria a dobrar.

Mas apesar de todas essas vicissitudes, a vitória acabou por sorrir ao Nuno, que assim arrebata o seu 2º titulo da Liga Al-sport e ainda por cima consecutivamente, o que faz dele um bicampeão.

E depois da entrega de prémios houve lugar às habituais discussões das novas e antigas propostas:
Entre fotos o relato da assaz discussão dos pontos mais polémicos. Ente eles, o ponto proposto pelo Gomes que alteraria os estatutos da Liga Al-sport, no que concerne ao 1º critério de desempate na pontuação semanal. Foi categoricamente chumbada a sua proposta, como foram todas as outras que até agora quiseram alterar os "sagrados" estatutos da Liga Al-sport!

A única proposta aprovada da noite, foi a introduzida pelo Paulo Tátá: O envio por e-mail todas as semanas com as equipas actualizadas de todos os treinadores a todos os treinadores. Proposta aprovada por grande maioria.



Em baixo a foto de família:
Foto com algumas faltas, não só os que não puderam vir, como também aqueles que primam sempre por chegar atrasados, mas não se pode deixar esconder o sol para que muitas destas estrelas da Liga possam brilhar.


Agora a classificação geral final da XVI Liga Fantástica Al-sport.

1º- N. COELHO - 905 pts.
2º- P. T. - 899 pts;
3º- A. BASTOS - 899 pts;
4º- MIGUEL - 898 pts;
5º- TROCO - 890 pts;
6º- JEREMIAS- 883 pts;
7º- M.CARLOS- 870 pts;
8º- ROSINHA- 817 pts;
9º- LOBO DO RIO- 815 pts;
10º- P. FAUSTINO- 807 pts.
11º- HUGO - 801 pts.
12º - RICARDO - 784 pts.
13º - M. JOÃO - 779 pts.
14º - M. GOMES - 748 pts.
15º - N. ROMA - 745 pts.
16º - L. GUERRA - 734 pts.
17º - MANGUITO - 731 pts.
18º - MELRINHO - 709 pts.
19º - BALANÇAS - 692 pts.
20º - BALSANTE - 657 pts.
21º - L. FERNANDO - 647 pts.
22º - A. BALSANTE - 641 pts.
23º - LOCA - 626 pts.
24º - RUI - 624 pts.
25º - REILEÃO - 604 pts.
26º - CARLOS - 559 pts.
27º - PEDRO - 545 pts.
28º - ZÉ ROMA - 539 pts.
29º - JOÃO PAULO - 473 pts.

Algumas curiosidades classificativas da Liga deste ano.

O Miguel foi o treinador com mais vitórias semanais na época:5 vitórias. (Bastos e P.T. ambos com 4).

O Nuno Coelho apesar de ser o vencedor da Liga, só por 2 vezes ganhou o semanal.

Reileão foi o treinador que amealhou mais últimos lugares: 7 "desastres".

O Troco foi o único do "top ten" que "agarrou" um ultimo lugar no semanal.

O Rosinha o único no "top ten" que não conseguiu uma única vitória semanal.

O António Balsante foi o único dos que "lutam" pelo ultimo lugar, a vencer o semanal. E não só uma vez, mas logo por duas vezes! Dois rudes golpes nas suas aspirações.

O João Paulo bateu o record de pontuação negativa numa jornada: -7 pontos à jornada 28!

Para acabar em beleza, uma pequena surpresa, lembram-se os Treinadores Fantásticos da tal Assembleia de Setembro de 2010? A tal que não houve relato, fotos, comida, luz e é ainda assunto tabu? A tal que o porco levou 5 horas a assar no espeto?

Pois para não esquecer, alguém me fez chegar uma foto, que pensei não existir e agora divulgo:

Para vincar mais esta triste efeméride, relembro que a próxima Assembleia da Liga, será um ano depois desta, dia 02 Setembro 2011.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

ALANDROAL, SANTOS POPULARES 2011


Clique na imagem para ampliar.

ALANDROAL INAUGUROU ECO-LOJA E OFICINA MÓVEL

O Alandroal inaugurou, no passado dia 14 de Junho, dois projectos de extrema importância no combate à pobreza e melhoria das condições de vida de muitas famílias do concelho, a Eco-Loja e a Oficina Móvel.

Promovidos pelas entidades executoras do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) para o concelho de Alandroal, Santa Casa da Misericórdia de Alandroal, Centro Social Paroquial e Lar Cantinho Amigo, os dois projectos assentam em critérios de sustentabilidade social e representam uma enorme mais-valia para as pessoas mais carenciadas do concelho, tendo o desenvolvimento destes dois projectos em concreto ficado a cargo da Santa Casa da Misericórdia.

A Eco-Loja funciona no Mercado Municipal de Alandroal e é um espaço onde os munícipes mais carenciados se podem dirigir para obter roupas, calçado e outros bens de primeira necessidade, sem qualquer custo. Já a Oficina Móvel é um veículo preparado para desempenhar pequenas reparações em casa dos munícipes mais idosos e, por isso mesmo, com menos autonomia.

A Câmara Municipal de Alandroal associou-se a estes dois projectos disponibilizando o espaço físico para o funcionamento da loja e recursos humanos de apoio aos dois projectos. O programa CLDS apenas estará em vigor até 2012, no entanto, o Presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, salientou que “a câmara municipal está disponível para criar as condições necessárias para que a Eco-Loja e a Oficina Móvel continuem em funcionamento depois do final do programa”.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito dos CLDS, representa a preocupação das entidades Executoras e do Município em colmatar ou atenuar, as necessidades imediatas de indivíduos ou famílias carenciadas, contribuindo assim para a melhoria da sua qualidade de vida.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

COMENTÁRIO A CONSIDERAR

Os leitores mais assíduos deste espaço sabem como sou avesso a dar destaque a comentários no blogue, principalmente quando os mesmo são de outros leitores anónimos, mas por vezes há comentários que marcam pela diferença e mesmo sendo contra a nossa natureza, obrigam-nos a reflexão. É o caso do comentário que vos apresento abaixo e que entrou na postagem "LEGISLATIVAS 2011, RESULTADOS".

Aqueles que me conhecem sabem que nunca fui muito adepto da causa comunista, mas sempre respeitei a sua luta, e que muitas vezes a luta "deles" conseguiu proveitos para todos nós, isso é indesmentível.

Agora, como o comentador refere, estão a aparecer novos movimentos que ocupam lugares e praças em África e até mesmo por essa Europa fora, a reivindicar melhores condições de vida para os cidadãos, de facto não lhe chamam comunistas, não se dizem comunistas, mas fazem aquilo que os comunistas sempre fizeram, protestar por melhores condições de vida. Como ficarão conhecidos este novos activistas? Ainda não sabemos, por enquanto é, "Movimentos do Facebook", " Movimentos 25 M", etc... Estes movimentos simpatizo com eles, já com os "grevistas arruaceiros" gregos não!

O COMENTÁRIO:

Os comunas são do caraças.
Estão em vias de extinção !
Dizem.
Mas também já diziam isso há quase vinte anos, quando caiu o muro de Berlim.
E, antes disso, o Salazar também queria deitá-los abaixo. E afinal quem caíu da cadeira foi ele, e os comunas ficaram cá.
Que raça de gente !
Não se pode negar que se aguentam bem.

Mas fiquem "descansados" os comentadores anticomunistas anteriores, os novos comunistas estão a aparecer. Podem vir com outro nome e novas formas de luta, mas já estão em cena.

São aqueles que hoje já ocupam praças e largos por esse mundo fora e que vão acabar ou contribuir para correr com os que ainda hoje ocupam o poder.
Virão com outro nome, não tenho dúvidas, mas com a mesma vontade de construir um mundo novo.
Serão a nova esperança de libertação para toda a Humanidade.

Já existiam antes dos comunas aparecerem.
Sempre existiram.
Os comunas apenas foram a ligação nesta cadeia que sempre existiu.

Há séculos, milénios até, sempre houve quem lutasse contra a exploração.
No século XX, chamaram-lhe comunistas.
No século XXI, chamar-lhe-ão outra coisa.

« Não tenham dúvidas »

E os "Velhos do Restelo", que agora proclamam a extinção dos comunas, vão ter pela frente uma nova geração de lutadores por um futuro melhor, seja qual for o nome que adoptem.

E os filhos dos anticomunistas d'agora, vão estar nessa luta, como, aliás, aconteceu no passado recente, em Portugal.

Pensar o contrário, é pretender que os rios corram da foz para a nascente.
E esses anticomunistas, que por vezes por aqui comentam, fiquem a saber que o bem estar da Humanidade, não passa por partidos velhos como o PS, o PSD ou o CDS.

Esses partidos podem ter poucos anos de anos de existência, e parecer muito modernos, mas são portadores de hábitos antigos, como a exploração e a defesa do capital.

Basta olhar para trás e verificar quem nos conduziu a esta situação.
Quem governou o país nos últimos 35 anos ?
Quais foram os partidos que nos encostaram à parede ?

Façam as vossas próprias contas e cheguem a conclusões.

E se tiverem vergonha de aceitar as conclusões, não precisam de divulgá-las.
Pensem nelas apenas para consumo próprio.

E deixem-se de lérias !

Rosinha, esta coisa deu-me um trabalhão a escrever. Se não puderes metê-lo como comentário dá-lhe a utilização que entenderes.
Pode ser que alguém daqui possa tirar algum proveito.

Passa bem.


Agora eu outra vez, sem vergonha e divulgando a minha conclusão:

Os comunistas conseguiram com as suas lutas muitos direitos para o cidadão comum, o que foi louvável, mas atenção só o conseguiram em sistemas capitalistas, porque dentro do seu próprio sistema foi o que se viu e se vê:
Atente-se a Cuba, Coreia do Norte, Birmânia, Vietname, Venezuela, China... Todos estes ainda são países de inspiração Marxista/Comunista, mas onde os direitos mais elementares de um povo são negados. Ai não há manifestações, protestos, liberdade de expressão... Em suma não há liberdade.

Para concluir mesmo. Protestem que eu participo, reivindiquem que eu participo, lutem que eu participo, mas se por trás dessas lutas estiver o Comunismo Marxista/Leninista, nem me digam nada!

Rosinha.

terça-feira, 14 de junho de 2011

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS.

No passado dia 10 de Junho, no mesmo dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, o Grupo Desportivo do Rosário organizou um convívio piscatório, que decorreu em Juromenha, mais propriamente na zona do Monte Branco.

Principais classificados do convívio:

1º António Ricardo do Naturafishing de Elvas com 30,660kg.

2º Eliseu Fusco de Borba com 26,500kg.

3º Rogério Chamorra do Naturafishing de Elvas com 15,000kg.

4º Joaquim Pimenta do Naturafishing de Elvas com 13,300kg.

4º Carlos Silveira do J. S. Alandroalense - Marujos com 12,260kg.


Antóni0 Ricardo o vencedor, a receber o seu prémio das mãos do Presidente de Junta de Freguesia, José Guiomar.

A entrega de prémios foi realizada na sede do Grupo Desportivo do Rosário e já depois da oferta de um lanche/convívio.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALANDROAL EM MONTEJUNTOS


O Alandroalandia informa os munícipes Alandroalenses que se irá realizar uma REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL do Município de Alandroal.

Assim a próxima REUNIÃO , será esta sexta-feira, dia 17 de Junho pelas 20,30h, na sede da Junta de Freguesia de Capelins/ Stº António em Montejuntos, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apreciação da informação do Presidente da CMA acerca da actividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo.

2. Eleição de um Presidente de Junta de Freguesia ( bem como do seu substituto ) para participar no XIX Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

3. Regulamento de Apoio aos Empresários e Investidores no Concelho de Alandroal.

4. Regulamento de Apoio Social a Melhorias Habitacionais no Concelho de Alandroal.

5. Regulamento de Intervenção Social no Município de Alandroal.

6. Regulamento do Programa "Alandroal ConVida".

7. Alteração ao Regulamento Municipal das Taxas e Preços a aplicar no Município de Alandroal. Mercado Municipal de Alandroal (Taxas de utilização).

8. Alienação do lote nº5 do Loteamento do Parque Industrial de Alandroal - 2ª Fase.

9. Cessão de posição contratual na alienação do Lote nº 23 do Loteamento do Parque Industrial de Alandroal - 2ª fase.

INTERVENÇÃO DOS CIDADÃOS: Por se tratar de uma REUNIÃO ORDINÁRIA, findos os trabalhos, qualquer cidadão pode pedir esclarecimentos ou fazer qualquer outro tipo de intervenção.

PARTICIPEM

POR TERRAS DO ENDOVÉLICO VOLTA A PROMOVER ALANDROAL

Nove dias para descobrir o concelho de Alqueva onde o património, a cultura e as tradições se entrecruzam de forma única.

A segunda edição deste certame promovido pelo Município de Alandroal, que se realiza entre 25 de Junho e 3 de Julho, promete nove dias repletos de emoções, com a cultura, a ciência, a gastronomia e as tradições locais a constituírem um forte atractivo.

Com Endovélico como anfitrião, o concelho mostra-se aos visitantes, com o que de melhor produz, numa feira de actividades económicas a decorrer entre 01 e 03 de Julho. Os dois Sábados do evento acordam com um mercado de produtos regionais em plena Praça da República. Durante os nove dias os restaurantes do concelho promovem uma “Mostra Gastronómica do Gaspacho”, um dos ex-libris de gastronomia regional alentejana, simples na essência, mas infinitamente diversificado nas propostas.

Na componente científica, para além das palestras e workshops dedicados ao deus da Lusitânia, que os romanos adoptaram como seu, estão previstas visitas guiadas aos locais de interesse arqueológico e sessões de observação astronómica.

Do programa cultural destaque para a “Noite do Endovélico”, no dia 25 de Junho, na Barragem do Lucefécit, animada pelos Kumpania Algazarra, e para os concertos da Banda da Armada (dia 01 de Julho) e Amor Electro (dia 02 de Julho), no Alandroal.

Passeios pedestres, BTT e TT, sessões de degustação de produtos locais, animação de rua e finais de noite com músicas do mundo são motivos adicionais para vir descobrir um dos últimos segredos do Alentejo.

A Câmara Municipal de Alandroal junta a tudo isto um pacote de descontos em alojamento, nas unidades hoteleiras aderentes, assim como descontos nos restaurantes para quem estiver alojado no concelho, tudo para tornar ainda mais inesquecíveis estes nove dias.

Fonte: Gabinete de Imprensa do Município de Alandroal

segunda-feira, 13 de junho de 2011

ALANDROAL VAI COMEMORAR SANTOS POPULARES COM MUITA ANIMAÇÃO.


Junho é mês de Santos Populares e a Câmara Municipal de Alandroal vai promover uma série de actividades, em conjunto com algumas associações do concelho, para dar os vivas a Santo António, São João e São Pedro. As fogueiras, o alecrim e o rosmaninho, a sardinha assada, os bailes e o colorido tradicional das comemorações do santos populares não faltar nos dias 17, 18 e 19 de Junho.

As actividades começam no dia 17 com a realização de uma garraiada nocturna, organizada pelo Grupo de Forcados do Aposento de Alandroal, pelas 21:00 horas, na praça de toiros Joel Felizardo Rosado. A animação prossegue depois na Praça da República de Alandroal, com a realização de um baile tradicional.

A manhã de dia 18, sábado, arranca com uma caminhada onde toda a população pode participar (1 aos 100 anos), independentemente da idade ou nível de preparação física. Haverá lembranças para todos os participantes. Venha participar e traga o seu filho! O programa não ficaria completo sem a tradicional sardinhada e, por isso mesmo, a Autarquia oferece-lhe um lanche convívio, onde a sardinha será a rainha.

Já no dia 19 os mais corajosos podem voltar a testar a sua bravura em mais uma garraiada tradicional. As festividades terminam com um baile na com os “5 do Ritmo”, na Praça da República”.

Fonte: Gab. Imprensa do Município de Alandroal.

DIVULGAÇÃO - PASSEIO DO IDOSO

Clique na imagem para ampliar.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ECO-LOJA DE ALANDROAL INAUGURADA NO PRÓXIMO DIA 14

A Câmara Municipal de Alandroal convida toda a população a participar na inauguração da Eco Loja de Alandroal e na apresentação da viatura que servirá o concelho como Oficina Móvel, no próximo dia 14 de Junho, às 17:30 horas no Mercado Municipal de Alandroal. A cerimónia contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Alandroal e dos representantes de várias entidades do distrito com responsabilidades na área social.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

VOLTA AO ALENTEJO NO ALANDROAL.

A “Alentejana” Passa Pelo Alandroal No Próximo dia 10 de Junho

De 9 a 12 de Junho, as bicicletas voltam a sair para a estrada para encher de colorido a planície alentejana, num total de 688 quilómetros de corrida, discutidos entre Mora e Redondo, em quatro etapas.

A segunda etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta é a maior da edição deste ano da prova, com 176,6 km e vai ligar Vila Viçosa a Mértola. Pelo meio o pelotão, composto por 17 equipas, vai passar pelo Alandroal, na Nacional 373, por volta das 11:30 horas.

Não perca a oportunidade de assistir à passagem dos ciclistas, contribuindo assim para o sucesso de um dos eventos mais relevantes no panorama desportivo alentejano. Na imagem em anexo pode ver o percurso de passagem dos atletas pelo Alandroal.

A Volta ao Alentejo em Bicicleta nasceu em 1983 e vai já na sua 29ª edição. Como curiosidade refira-se o facto de em 28 edições da prova ninguém ter conseguido vencer por duas vezes. A lista de inscritos deste ano tem um nome que pode alcançar esse feito, Sérgio Ribeiro, vencedor da prova em 2006.



Fonte: Gabinete Imprensa do Município de Alandroal.

domingo, 5 de junho de 2011

LEGISLATIVAS 2011, RESULTADOS


PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA VENCE ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2011

Às 21 horas do dia 05 de JUNHO, todas as projecções indicam que o PSD e Pedro Passos Coelho vencem as eleições de hoje à noite. As projecções indicam que o PSD ultrapassará os 40% e o 2º partido mais votado será o PS, não indo além dos 30%.

Resultados globais actualizados ás 21 horas:

PSD --- 40,54%
PS ---- 28,49%
CDS --- 10,98%
CDU --- 7,16%
BE ---- 4,59%

Abstenção - 42,31%

Nenhum dos outros pequenos partidos conseguirá eleger qualquer Deputado.

Quanto aos resultados ao nível do Concelho de Alandroal, eles foram ligeiramente diferentes dos Nacionais. Aqui o partido mais votado foi o Partido Socialista.

Resultados finais apurados, para os 5 principais partidos e para o Concelho de Alandroal:

PS -------- 1.187 VOTOS - 36,27%
PCP/PEV --- 877 VOTOS - 26,79%
PPD/PSD --- 655 VOTOS - 20,01%
CDS/PP ---- 185 VOTOS - 5,65%
BE -------- 144 VOTOS - 4,40%

Abstenção 38,99%
Votos nulos: 30
Votos em branco: 46

Vencedores por freguesia:
Alandroal - PS
Juromenha - PPD/PSD
Santiago Maior - PS
Capelins - PS
Terena - PS
Mina do Bugalho - PS

RESULTADOS FINAIS NO CONCELHO: Clique na imagem para ampliar.

ALANDROAL, 4 DETIDOS.

Detidos quatro suspeitos de tráfico de droga na festa do Alandroal.

A GNR deteve quatro pessoas, no sábado, na posse de várias quantidades de droga num festival de música no concelho do Alandroal - Montejuntos. As autoridades suspeitam que os elementos se dedicam ao tráfico de estupefacientes.


Três homens e uma mulher, entre os 21 e os 35 anos, foram detidos na sequência de uma operação de fiscalização de uma festa trance - «Ibérica Fest» - sendo apreendidos 180 selos de LSD, 50 doses de heroína, 224 doses de haxixe, 60 doses de cannabis, um cogumelo alucinogénico, dois frascos de liquido LSD, 479 doses de MDMA, 2,5 comprimidos de ecstasy, 7 doses de cocaína, 83 doses de anfetaminas e 700 euros.

Na operação, que contou com a colaboração de três equipas da ASAE e uma equipa da Sociedade Portuguesa de Autores, foram revistadas cerca de 100 pessoas e fiscalizados cerca de 40 veículos e três bares no recinto da festa.

Fonte: A Bola.

sábado, 4 de junho de 2011

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

TERTULIANOS , suas "alarvidades" e leviandades

Ordem de Trabalhos:

1. Carne preta com ameijoas. ( Este ponto é variável semanalmente ).

Foi um menu alentejano, este que a Adega dos Ramalhos nos proporcionou, começando logo pelas tradicionais entradas: Azeitonas, palaia, presunto e queijo em meia cura. Depois a "carne preta com ameijoas", não é mais do que "carne de porco à alentejana", mas feita com nacos de carne de porco preto e ameijoa também ela escura. À parte os pormenores, estava como disse inicialmente o adegueiro, « uma especialidade »!

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Várias leitores e até colegas de tertúlia me têm dito: Tens de começar a escrever outra vez a tertúlia, pá, ás vezes aquilo estava engraçado!

Ora bem, as Tertúlias de Sexta à Noite, sempre se têm realizado, mas nem sempre tenho tempo de escrever as crónicas das mesmas; nem tempo, nem vontade. Mas ontem prometi a alguns colegas tertulianos, que me iria esforçar por recomeçar a escreve-las, e então cá vai:

Ontem a tertúlia começou a discussão com os receios e anseios do E.coli, a bactéria que originou a crise do pepino, mas que agora já não tem a ver com o pepino e o problema está mesmo ai, saber ao certo qual é o verdadeiro portador do E.coli? Ao certo ninguém sabe, nem os alemães, que são a parte mais interessada, pois foi na Alemanha que esta crise começou e originou mais mortes, mas já alastrou a outros países europeus.

A "Liliputiana" pareceu-me positivamente documentada para a discussão do assunto, mas nem mesmo ela tem a resposta que possa ajudar os germânicos, ainda assim "aventou" várias hipóteses sobre o portador e o causador. O portador pode ser qualquer alimento, tanto vegetal como animal. Advoga ela que a bactéria se desenvolve em ambientes frescos e húmidos, logo pode ser em frutos ou legumes frescos, até mesmo em carne ou peixe e o mais grave é que o vírus já sofreu várias mutações o que dificulta a cura.

Já quanto ao causador, ela opta pelo teoria da conspiração, guerra comercial ou biológica, deu até exemplos de outras crises do género, como o H5N1 ou o Ébola, em que houve sempre empresas ligadas à industria farmacêutica a lucrar desmesuradamente à custa do sofrimento alheio. E Eu para dar mais animo à sua firme convicção da conspiração ainda reforcei: Também pode ser terrorismo biológico contra o Ocidente? Ao que ela anuiu, mas Eu não tenho a mínima...! Estou a zero!

Já a "Alf" ( Uma coisa do outro mundo ), nova observadora, mas com conhecimentos técnicos em virologia, foi bem mais cautelosa a abordar o tema. Considera ela que actualmente nem a Organização Mundial de Saúde se arrisca a emitir directrizes sólidas e permanentes, porque continuam a avaliar a situação e não há dados estáticos, para que possam emitir conselhos consistentes. A "Alf" diz que nesta fase e com os parcos conhecimentos da classe cientifica nesta matéria, aconselharia uma boa lavagem dos alimentos e sobretudo comer alimentos cozinhados. É o que vou procurara fazer.

Um outro assunto muito debatido, foi a integração dos ciganos. Já não me lembro qual o motivo que deu inicio a este debate, mas não foi nada consensual. Houve várias opiniões para resolver a problemática dos ciganos e algumas bastante extremadas! Mas vou debruçar-me sobre a minha, pode não ser a mais consensual, mas quer-me parecer que será a que obtém melhores resultados. A aculturação.

A aculturação da etnia cigana através da escola levará anos, talvez duas gerações, custará muito dinheiro, mas parece-me ser a única forma de aproximar a vivência cigana aos nossos padrões de vida e principalmente ao respeito pelas regras instituídas a todos os portugueses. Uma coisa é certa, o nomadismo nunca aproximou etnias, o método mais eficaz para aproximação das pessoas é a convivência duradoura e isso só se consegue com a sedentarização, mas também esta não se consegue obrigando, forçando, impondo... Tem que se dar algo em troca, para atrair as gerações mais novas a irem à escola e assim manter as famílias longos períodos numa mesma comunidade. Quem não achou graça a esta ideia foi o Aphia, que está farto que "aventem " com todos os problemas da sociedade para a escola resolver!

Nada ficou resolvido! Mas deste tema surgiu a alarvidade da noite, autoria do " Carlinhos", já perceberão.

Contou o "Reileão", que seu amigo "Carlinhos", um "bon vivant" que havia vindo para estas paragens desde tenra idade, perdeu-se de amores por uma jovem alandroalense de valiosos atributos e com quem viria a casar, com ela e seu grande dote, dote esse conseguido em negócios com ciganos, anos e anos a fio. Mas vamos à alarvidade:

"Carlinhos" deslocava-se ao fim do dia laboral e com regularidade, ao posto de trabalho do Reileão a convida-lo para grandes borgas em Badajoz. Combinavam encontrar-se na Pastelaria Arco-iris e dai partiam, não sem antes, "Carlinhos" passar por casa, donde, disse o "Reileão", trazia sempre grandes maços de notas, das maiores que havia na altura em escudos. Já na rua, mas ainda perto de casa e a entrar para o carro, "Carlinhos" ouviu da janela a já mãe de seus filhos esbracejar e brandir: « Onde vais tu "Carlinhos"? Gastas o dinheiro todo com essas maganas! Mas o que têm elas, que eu não tenha?

Vira-se Carlinhos: « Boquiiinha filha, boquiiinhaaa!!! »

Já no fim da tertúlia houve um boa sessão de anedotas, da qual foi estrela o "Air-fado" e uma pequena incursão pela politica, mas como hoje é dia de reflexão, nem vou falar no assunto. Apenas digo, amanhã é dia de eleições, não fiquem em casa, a democracia não pode morrer.

Até daqui a 15 dias. Manuel Varandas.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

CRECHE DE SANTIAGO MAIOR PRESTES A ARRANCAR

Investimento de 447mil euros no futuro do concelho

A Câmara Municipal de Alandroal está a ultimar os preparativos para iniciar a construção, em Aldeia de Pias, junto ao Centro Escolar, da Creche de Santiago Maior, equipamento tão solicitado pelos munícipes da freguesia, que não dispõem ainda de um local tão importante para a formação dos mais jovens.

Na reunião de Câmara do passado dia 20 de Abril foi aprovado o projecto de construção e em 18 de Maio foi aprovado o procedimento para a abertura do concurso público para a construção da Creche de Santiago Maior. A obra tem um custo total previsto de 447.438,82 euros, com um financiamento de 80% através do programa InAlentejo, no âmbito da subvenção assinada entre os Municípios pertencentes à CIMAC, e tem um prazo de construção de um ano.


A Câmara Municipal de Alandroal entende que este é um investimento essencial para o concelho, se queremos ter capacidade de fixar jovens famílias e de proporcionar qualidade de vida. Por isso mesmo, estamos profundamente empenhados em fazer deste equipamento, prometido por anteriores executivos, uma realidade o mais brevemente possível.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

IDOSOS DE ALANDROAL VISITARAM JARDIM ZOOLÓGICO

Câmara de Alandroal Levou Idosos do Concelho ao Jardim Zoológico de Lisboa

Com o objectivo de combater o isolamento social na camada sénior da população, a Câmara Municipal de Alandroal promoveu, no passado dia 28 de Maio, uma visita convívio ao Jardim Zoológico de Lisboa, para os idosos do concelho e alunos da Universidade Sénior/Escola Popular Túlio Espanca.

Mais de 300 idosos aceitaram o convite da Autarquia e participaram na visita ao mais antigo Jardim Zoológico da península ibérica, que no passado dia 28 de Maio comemorou o seu 127º aniversário.

Ao longo de todo o dia, os visitantes deliciaram-se com os diversos animais em exposição, como os elefantes, hipopótamos ou girafas. Muitos dos idosos que participaram na visita nunca tinham visitado o zoo de Lisboa, pelo que, além do salutar convívio e do contacto com o reino animal, esta visita permitiu-lhes ainda descobrir uma nova realidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, acompanhou os idosos do concelho durante a visita, que considerou ser “um momento de lazer e convívio muito merecido por todos aqueles que tanto deram ao concelho de Alandroal”.

Tendo em conta que alguns dos idosos do concelho de Alandroal estão em situação de isolamento social/solidão, a implementação de iniciativas como esta pretende melhorar a qualidade de vida, de saúde e auto-estima desta faixa da população.

Fonte: Gab. Imprensa Município de Alandroal.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

NOTA DE IMPRENSA DO MUNICÍPIO DE ALANDROAL - DEPOSITRÃO.

Alandroal já tem sistema de recolha de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos.

A partir de hoje, sempre que necessite de dar um destino aos seus equipamentos eléctricos e electrónicos já tem à sua disposição mais um local onde os poderá depositar, para serem depois reencaminhados para a reciclagem. Televisões, telemóveis e rádios, entre outros, são alguns dos equipamentos que pode colocar no novo Depositrão, disponibilizado pela Câmara Municipal de Alandroal.

O Depositrão está instalado no Mercado Municipal de Alandroal e está acessível a toda a população, entre as 07:00 e as 19:00 horas, durante a semana, e as 07:00 e as 14:00 horas, nos fins-de-semana e feriados. Sempre que tenha a necessidade de se desfazer de pequenos equipamentos eléctricos ou electrónicos (televisores, ferros de engomar, secadores, etc.), não os coloque no lixo, deposite-os no “Depositrão”. Ao fazê-lo está a contribuir decisivamente para a melhoria do nosso meio ambiente.

No caso de necessitar de dar um destino a grandes equipamentos eléctricos ou electrónicos, como máquinas de lavar roupa ou loiça, saiba que a Câmara municipal de Alandroal disponibiliza um serviço de recolha desses mesmos equipamentos. Tudo o que tem que fazer é requisitar esse serviço no sector de ambiente da Autarquia. Também os Bombeiros Voluntários de Alandroal disponibilizam um Depositrão para equipamentos eléctricos de maiores dimensões.

Esta medida surge na sequência da celebração de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Alandroal e a ERP Portugal, Associação Gestora de Resíduos, e dá continuidade ao esforço que a Autarquia tem vindo a fazer para proporcionar aos munícipes um serviço de qualidade na separação de resíduos.

POESIA DE MATIAS JOSÉ PARA A EUROPA.



Como o Alandroalandia já aqui anteriormente tinha feito saber, o poeta Alandroalense Carlos Alberto Galhardas foi este ano convidado a colaborar com a revista multi-cultural da Roménia « O Horizonte Literário Contemporâneo», que edita em várias línguas.

Nesta edição da revista o poeta apresenta três trabalhos que vêm editados em português e romeno. Carlos Galhardas utiliza aqui mais uma vez o pseudónimo de Matias José. Clique imagem para ampliar.

À direita a capa da revista deste mês, em baixo a página com a poesia de Matias José.