quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR - ASSALTOS



Nos últimos dois anos, a Vila do Alandroal tem sido fustigada por uma onda de assaltos sem paralelo.

Que eu me recorde e socorrendo-me só da memória foram assaltados a Casa da Mala, a Junta de Freguesia, o Bar do Mercado, o Bar das Piscinas, O Papa-tudo, a Al-sport, o Talho Varandas, a Igreja de Nª Srª da Conceição, o Centro Paroquial, a Pastelaria Arco-iris, a Loja da D. Graciete, o Restaurante Monte Maria, as Bombas de Gasolina, a Alandroqueijos e a noite passada o Mini Mercado Elsa Lérias. Alguns destes já foram assaltados mais do que uma vez.

Como podem constatar, só referi casas comerciais e instituições da Vila, porque do resto do Concelho e de particulares a maior parte não chega ao meu conhecimento.

Eu sei, vocês sabem, que o problema não é exclusivo do Concelho do Alandroal, nós ouvimos nas noticias todos os dias e cenário é assim por todo o pais. E Segundo parece é da conjuntura actual de falta de emprego, imigração ilegal, toxicodependentes, núcleos familiares degradados....

Em minha opinião, o problema reside e resume-se a uma só palavra, IMPUNIDADE.

Acham normal que de entre tantos assaltos, nenhum “meliante” tenha sido capturado? Há excepção de um que foi denunciado pela família.

Eles fazem-no porque gozam de total impunidade, sabem que se forem capturados, não serão punidos. E as autoridades se os capturarem, sabem que eles “já” não serão mais punidos. São INIMPUTÁVEIS, querem que repita? Não vale a pena já entenderam.

Há até quem diga: “... háaa, os furtos são de pouca monta.”, “ ... coitados andam a passar fome.”, “...tá mal, mas por uma questão humanitária e tal...”

Certo e sabido, é que reina um clima de insegurança nas pessoas, que as traz preocupadas e que as está a levar a reforçar a segurança dos seus pertences. Ao ponto de quererem comprar armas de fogo para se protegerem, como alguns já comentaram comigo.

E depois é tipo far-west? O mais provável, se até lá nada for feito, é um dia um assaltante, armado ou não, entrar na propriedade de alguém e esse alguém por infelicidade estar lá e armado. Reacções? Consequências? Imprevisíveis, mas que algum dia alguém se vai aleijar, ai vai..., vai...

Mas nós não queremos que isso aconteça, ou queremos?

Então se não queremos, que se reuna já o Conselho Municipal de Segurança e a Protecção Civil competente.

Manuel Varandas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é...isto só lá vai a TIRO DE CAÇADEIRA

francisco tátá disse...

Mais um excelente pensamento, com conclusões muito acertadas
Xico