E o Alentejo?
Agora que definitivamente parece que o Aeroporto Internacional de Lisboa, vai mesmo ser construído na margem sul, mais precisamente nos concelhos do Montijo, Alcochete e Benavente, que estão englobados nas regiões da Estremadura e Ribatejo.
Vêm agora os concelhos circundantes á Ota, que são igualmente da Estremadura e Ribatejo, só que do outro lado do Rio Tejo, exigir compensações financeiras e favorecimentos para os seus munícipes, alegando que as suas expectativas foram goradas e que muitos projectos imobiliários estiveram parados 10 anos, á espera de uma decisão que não lhes foi favorável.
Eu não levo a mal aos Autarcas, quererem zelar pelo bem dos seus munícipes, nem da sua região. Mas ao Governo entrar nestas jogatanas! Chamar e reunir com os Autarcas para lhe anunciar facilitismos?
Ò meus amigos!!! A quase totalidade daqueles terrenos e interesses são de privados, que jogam com a especulação imobiliária, ora a estes está ligado o “ capital de risco “, umas vezes perde-se outras ganha-se, a lei do mercado é assim mesmo.
Quem perde sempre, é o interior Alentejano.
Que não vai ter um metro quadrado de aeroporto ( felizmente fica perto ), não tem uma única auto-estrada sem portagens, não tem um tecido industrial patrocinado pelo estado, não tem uma Barragem de Alqueva, a funcionar nem a 10% da sua capacidade, porque falta sempre um parecer disto ou daquilo. Foram décadas de abandono.
Já agora, alguém compensou aquela geração de Alentejanos que estiveram 40 anos á espera de Alqueva? E quantos mais anos vai ter de esperar esta geração, para que os deixem começar a construir os seus projectos.
Vai sendo hora dos Presidentes dos Municípios Alentejanos, chegarem também junto do Governo e reivindicarem os seus direitos e compensações.
Manuel Varandas.
4 comentários:
Cada vez se torna mais "obrigatório" lêr os teus "pensamentos.
Além de bem escritos versam assuntos que nos fazem pensar.
Estás no caminho certo. Força
Um abraço
Chico
http://templodogiraldo.blogspot.com/
Passem por aqui e comentem!Saudações.
Sim senhor, amigo Varandas, gostei deste teu pensamento, acho que tens toda a razão...
Continua com estes teus pensamentos porque nós aprendemos muito com eles.
Um abraço
não subscrevo a tua opinião mas envio o abraço de sempre
Comissário
Postar um comentário