sábado, 24 de maio de 2008

COMBOIO VAI MESMO PARAR NO ALANDROAL


Os calendários previstos para o componente espanhol da ligação ferroviária de alta velocidade Madrid-Lisboa vão ser cumpridos e os troços já estão em obras ou em fase avançada de concursos, garantiu à Lusa um responsável da Junta da Estremadura.

José Luis Quintana Alvarez, conselheiro de Fomento da Junta da Extremadura, rejeitou notícias de qualquer atraso na construção dos troços espanhóis da ligação, afirmando que em Espanha a vontade é de concluir a ligação "o mais rapidamente possível".

Segundo explicou "todos os troços, estão a andar", dois deles - o de Badajoz-Montijo e o de Montijo-Mérida - já estão em fase de construção e dois outros deverão ser adjudicados nas próximas semanas: Cáceres-Alea del Cano e Álea del Cano-Mérida.
"Nada está parado. Na conexão de alta velocidade Madrid-Lisboa, os trâmites espanhóis estão mais avançados do que os portugueses. Não há qualquer problema no calendário e queremos cumprir o calendário de 2010", afirmou.

Quintana Alvarez reagia assim a notícias de alguma imprensa portuguesa que davam conta de eventuais atrasos no componente espanhol da ligação entre Madrid e Lisboa.
Notícias que também já tinham sido desmentidas pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, que recordou que as datas foram fixadas em reuniões entre os dois governos.

A responsável portuguesa sublinhou que um eventual atraso nas obras espanholas - que se prevê estejam prontas três anos antes das portuguesas - seria prejudicial à "consolidação de mercados".

"Trata-se de uma questão de competitividade. Nas infra-estruturas existem hábitos que vão sendo consolidados. Uma infra-estrutura chega a uma região e as pessoas vão consolidando hábitos. Há mercados que podem usar esta nova estrutura", disse.

"Em termos da linha de alta velocidade podem só estar a funcionar em 2013, mas em termos de consolidação de mercados, temos todos vantagem em que o troço espanhol chegue o mais rapidamente possível", frisou.

A secretária de Estado encontra-se em Madrid onde participa no primeiro encontro sobre infra-estruturas de transporte de Portugal, promovido pelos jornais Expansion e Diário Económico, e onde serão apresentados os principais projectos em curso e previstos para os próximos anos neste sector em Portugal.

Anunciou na reunião que o governo deverá lançar dia 02 de Junho o concurso público para a construção e manutenção do primeiro troço da ligação ferroviária de alta-velocidade entre Lisboa e a fronteira espanhola.

O troço - que ligará Caia a Poceirão - prevê um investimento de 1,7 mil milhões de euros para a construção e manutenção das infra-estruturas necessárias para a futura ligação em TGV.

Além do componente de alta velocidade o primeiro concurso internacional incluirá ainda um componente de rede ferroviária convencional, entre Caia e Évora.

O segundo concurso público, para a ligação Poceirão-Lisboa, deverá ser lançado em Novembro deste ano, inserindo-se no investimento global de 2,6 mil milhões de euros que custará a ligação de alta velocidade até à fronteira.

Vitorino antecipou que os concursos, dada a sua complexidade, não deverão ser adjudicados antes do segundo semestre de 2009.

5 comentários:

Anônimo disse...

O que dirão agora aqueles que se riram (e pior ainda, os que fizeram comentários jocosos),quando isto foi anunciado pelo Presidente da Câmara na Assembleia Municipal?
Não quero com esta chamada de atenção, aqui e neste local, obter efeitos partidários.
Gostaria apenas que as pessoas meditassem nestes episódios e de uma vez por todas acreditassem que não se resolvem os problemas nem se desenvolve o Alandroal com as habituais posições de descrético e de destruuição de qualquer idéia nova.
Ou eu me engano redondamente ou esta "plataforma" ferroviária de mercadorias, vai mudar o destino do Alandroal e desta região.
Será que ainda alguém continua a dizer que, "ficamos a ver passar o comboio"?.

Anônimo disse...

Expilique

Anônimo disse...

Vai passar no Alandroal, onde?

Anônimo disse...

na rebera do alkalti

Anônimo disse...

Nao conheço...