sexta-feira, 30 de maio de 2008

MUNICÍPIO DO ALANDROAL RECOLHE CARPAS MORTAS

Os serviços de limpeza do Município de Alandroal, começaram ontem a recolher as carpas que começaram a aparecer mortas na Barragem do Lucefecit.

Este fenómeno não é exclusivo desta barragem, pois na vizinha Albufeira do Monte Branco ( Borba ), no fim-de-semana anterior, pude assistir com grande tristeza ao mesmo fenómeno.

Segundo dizem as vozes entendidas, tal facto acontece devido ao clima. As carpas nesta altura já eram para ter desovado, mas como a temperatura não é a mais adequada a facilitar o desprendimento das ovas, as carpas retêm-nas. Comportamento que para muitas é fatal, pois morrem asfixiadas á medida que as ovas vão crescendo na barriga das fémeas.

Video realizado por Jerónimo Major, onde se vê a desoladora imagem das carpas a morrer no Lucefécit.

2 comentários:

Anônimo disse...

As carpas morrem porque as chuvas têm transportado para a barragem os produtos tóxicos utilizados na agricultura, principalmente nas vinhas. Isso das ovas é balela...
Nos anos anteriores não têm acontecido estas chuvas tardias e por isso isto não aconteceu.
A razão de não morrerem barbos é porque eles habitam no fundo.
As carpas vivem mais à superfície da água e para desovarem veem para a borda da água. Repare-se naquela espuma branca que aí existe. A maior concentração de veneno está aí.
As chuvas do fim do verão não têm o mesmo efeito porque esses produtos são biodegradáveis e nessa altura já têm perdido a toxicidade.

Anônimo disse...

Pois é...é capaz de ter muita razão.
Ainda não me tinha ocorrido essa hipótese.
Os técnicos que lá foram devem ter levado amostras da água para análise, só que se calhar os resultados vão ficar "nos segredos dos deuses"...