domingo, 25 de maio de 2008

PESCA - A CAPTURA DE PIMPÕES

O Pimpão é mais uma espécie abundante na nossa região. Não é muito procurada pelos pescadores por motivos culinários mas é muita apreciada pelos pescadores de competição, pois muitas vezes são o corolário de uma boa classificação.

Foi o caso da excelente pescaria de pimpões efectuada por Fernando Carvalho (Na foto-JSA, Marujos ), na Horta da Ordem ( Rosário ). Onde conseguiu um brilhante 1º lugar, muito à custa desta espécie.

Pimpão (Carassius auratos, Linnaeus 1758)

O pimpão é uma espécie que terá sido presumivelmente importado da China em princípios do século XVII, por motivos ornamentais.

A presente espécie encontra-se actualmente disseminada por quase todo o território continental, exceptuando algumas bacias hidrográficas do Sul – Arade, Mira e Ribeiras do Algarve –, apesar de usualmente não formar populações muito abundantes.

Apresenta uma elevada resistência, suportando com relativa facilidade condições desfavoráveis do ponto de vista ambiental, como contaminação das águas e baixos níveis de oxigénio dissolvido.

Ostenta um comportamento alimentar omnívoro, consumindo essencialmente macroinvertebrados aquáticos e material de origem vegetal – e.g., algas, macrófitos.

Nenhum comentário: