segunda-feira, 26 de maio de 2008

TRABALHO NO ALANDROAL, DÁ PRÉMIO NA SAUDE

Saúde: Prémios Hospital do Futuro distinguem alimentação saudável e prevenção da obesidade

Mais legumes e fruta e menos fritos e doces integram desde 2003 as ementas dos jardins-de-infância e escolas primárias do Porto, um projecto da autarquia para tornar mais saudável a alimentação das crianças premiado hoje.

A iniciativa, que conta com a colaboração da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, foi distinguida na categoria "Autarquias" dos prémios Hospital do Futuro 2007/2008.

Entre as medidas tomadas, estão a substituição do pão branco por pão de mistura, das canjas por sopas de legumes e a introdução obrigatória e diária de saladas, fruta e água nas refeições dos mais pequenos.

Os doces são apenas servidos em dias de festa e os fritos foram reduzidos.

Atribuídos em 12 categorias pelo Fórum Hospital do Futuro, os prémios visam distinguir trabalhos que tenham contribuído para o desenvolvimento da saúde em Portugal.

Nesta quarta edição, na qual estiveram 178 projectos a concurso apresentados por mais de 80 organizações e pessoas, foi introduzida a categoria "Prémio Temático Anual", que este ano distinguiu a "Prevenção da Obesidade".

O galardão foi entregue à Administração Regional de Saúde do Alentejo pelo programa "5 ao dia, faz crescer com energia".

Promovido em colaboração com o mercado abastecedor da região de Évora e direcção regional de Educação do Alentejo, o programa tem como objectivo o consumo diário pela população de pelo menos cinco frutas e hortícolas para prevenir doenças crónicas associadas a maus hábitos de alimentação.

Foram ainda distinguidos a página Internet do Instituto Português do Sangue que dá em tempo real informações sobre as reservas de sangue (e-Saude), o Hospital da Bonecada de Lisboa (Educação), a rede digital de diagnóstico da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (Gestão e economia da Saúde), um estudo genético sobre a sindroma do X Frágil no Alandroal (Integração) e o rastreio do cancro da mama no Algarve (Parcerias em saúde).

Da lista de premiados fazem ainda parte uma acreditação do Instituto Português de Oncologia que permitiu melhorar, nomeadamente, a vigilância na área clínica (Qualidade em Saúde - Acreditação), a certificação do consultas e vários exames do Centro de Genética Clínica (Qualidade em Saúde - Certificação), que também recebeu o galardão de "Serviço Privado".

Como "Serviço Público" foram distinguidas as unidades móveis de saúde do Alentejo, cujas viaturas têm gabinete de consulta e sala de exames e tratamentos, enquanto o Hospital de Santo André, em Leiria, ganhou o prémio "Serviço Social" pelo projecto de acolhimento e integração de imigrantes.

Nenhum comentário: