segunda-feira, 12 de maio de 2008

PENSAMENTOS DO EDITOR -“VER” A PARTIR DE CUBA


Muita tinta tem corrido nos tablóides Nacionais, sobre a ida dos idosos do Concelho do Alandroal e Vila R. Stº António a Cuba, para serem intervencionados ás cataratas.

Uns a favor outros contra, e eu contra nenhum destes dois, pois em Democracia toda a gente tem direito a opinar. Ainda que alguns “disparatadamente”, digo eu!

A favor, outros autarcas que acharam a ideia interessante e vêm nela uma oportunidade de resolverem a cegueira dos seus munícipes, os familiares dos intervencionados que vêm também eles agora como a vida daqueles que vivem à sua volta ficou bastante melhorada e por ultimo os mais interessados, os IDOSOS.

Estes sim, os principais beneficiados, pois alguns deles já não viam, outros quase a perder a visão e com poucas perspectivas de virem a ser intervencionados pelo S.N.S.

Contra!? As clínicas privadas ( alguém sabe porquê? ), também em primeira instância a Ministra da Saúde, para defender o S. N. S. e os seus colegas médicos, mas logo se calou ( quem cala consente ).

Por ultimo e mais veementemente a Ordem dos Médicos, com o seu Bastonário ( ou Bestonário? ) a defender que em Portugal também há bons oftalmologistas e que os de Cuba são “terceiro mundistas” e sem as condições que os portugueses podem dar.

Ora é aqui que reside o cerne da questão, então se temos bons médicos ( e sei que temos), se temos melhores condições, porque é que os nossos doentes esperam tanto tempo por uma simples operação?

Porquê só agora, se estão a criar á pressa, novas vagas, novas alternativas, novas soluções, novos acordos...?

Eu respondo, porque estão a ver o efeito “bola de neve”, que estas idas a Cuba podem provocar nas autarquias e a consequente perda de “clientes”.

Ainda bem que isto tudo aconteceu, porque muito provavelmente deixarão de haver esperas tão longas. E assim os portugueses possam começar a ver de todo o Pais.

Isto tudo despoletado pelos protocolos assinados pela Câmara do Alandroal e Vila R. Stº António com os Serviços Médicos de Cuba.

Pelo que posso dizer, que todos os portugueses, não só Alandroalenses e Vialarealenses, devem estar agradecidos a estes dois autarcas.

Já agora um ultimo pedido, porque não criar outros protocolos, noutras especialidades. Havia de ser bonito, ver alergologistas, cardiologistas, dentistas,... a darem ao “alicate”!

4 comentários:

Anônimo disse...

bem esgalhado!
abraço
fernando mtl

Anônimo disse...

Esgalhado?

Ehhhhhhhhhhhhhhh

Anônimo disse...

BOA!!!
Os interesses instalados:
Há 34 anos começou o que veio a chamar-se de "conquistas democráticas."
E começaram os que quase nada tinham a lutar por melhores condições de vida.
Pode dizer-se que obtiveram resultados positivos, que a pouco e pouco têm vindo a perder... Por falta duma organização competente e séria.
Ao invés destes, as classes mais favorecidas e melhor esclarecidas, estão organizadas, bem colocadas ao nível dos sucessivos governos e têm hoje uma força enorme, e, desproporcionada até para o número de pessoas que são.
As medidas tomadas por estes dois municípios não passam dum GRITO de revolta, contra forças poderosas.
Que estão sempre representadas nos governos.
…Além do mais isto custa dinheiro e as autarquias não dispõem de verbas ilimitadas e a boa vontade dalgumas autarquias não será suficiente para desmontar os interesses instalados.
O grito, como todos os gritos tem uma certa amplitude, propaga-se mas o seu tempo é sempre limitado. Pode fazer algum eco: depois, apaga-se...
O que estamos a ver no mundo é os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
Uma organização séria, não deturpada pelos partidos é o que os mais desfavorecidos não possuem. E isso, eles têm…
Ainda há quem diga que o “zé povinho” português está muito bem esclarecido politicamente…
Pobre povo português.

francisco tátá disse...

Mais um excelente "pensamento".
Eu gostei.
Xico