Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.
Ontem esteve presente toda a Tertúlia: Águia, Aphia, Bichano, Reileão, Poeta, kacus, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu.
Foi uma Tertúlia sem observadores, mas com paparazzi como irão ver.
Ordem de Trabalhos:
1. Caldeta de de peixe do rio e peixe frito com salada.( Este ponto é variável semanalmente ).

«Caldeta só mesmo aqui em Juromenha». Não foi consensual a avaliação desta Caldeta, para uns «Boa», para outros « Heee...», ou ainda para outros « É pá, aquela que comemos à "roda" do Rio, estava melhor!»
Posso-lhes é dizer, que alguns para "desmoer", tiveram que descer e subir duas vezes as novas e muito célebres escadinhas que vão do Lgº do Posto ao Alqueva. Tal foi o fartote...
2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).
Como já se devem ter apercebido, a Tertúlia foi mais uma vez deslocalizada, a de ontem foi até Juromenha para assistir à festa local.
E como não podia deixar de ser, a Tertúlia também foi bastante descontraída e em ambiente de festa.
O Reileão arranjou um jovem "rival" Juromenhense na arte de cantar o fado, o Nuno. Com mais umas lições do Reileão e pode estar ali um "verdadeiro artista".
Mas também arranjou uma das suas habituais teimosias com a Tá-ta-rá-tá. Não vou aqui divulgar quem tem razão, mas vou meter a definição do lagostim em causa e se algum deles ler, vai ficar a saber quem é
o teimoso: « Crustáceo com corpo estreito e alongado, carapaça dura e patas compridos com pinças nas pontas».
Já agora a carapaça só serve a quem a enfia...
Depois..., depois falou-se de politica e tão aprofundadamente que o trio composto por Aphia, Poeta e Eu, inconscientemente nos abstraímos do resto da Tertúlia e em meia hora já tínhamos definido o Governo da República para 2013 e o próximo Presidente da Republica!
Não vou maça-los com a explicação da forma como lá chegámos, são umas contas levadas da breca, posso no entanto adiantar que uma coisa e outra rodam em torno do Manuel Alegre. O Aphia ficou "piurso" com a conclusão final e extravasou-se de sentimentos:
Ai vem o gajo do Bloco
Tão perfumado e airoso
Desce a rua meio louco
À procura do comuna piroso.
POETA, no cérebro do Aphia.
Depois veio o arraial, onde fomos apanhados pelo paparazzi Al-barran:

Alguns Tertúlianos deixaram-se apanhar pela objectiva do Al-barran, outros esquivaram-se.

Em pleno arraial, onde ficou demonstrado que se uns têm mais habilidade para a musica, outros têm uma supremacia natural no "pingolin"!
A alarvidade da noite conseguiu-a o Águia, que numa "conversa" com o Rui Patrício, G. Redes do SCP, atirou-lhe com uma caipirissima acima, que a grande área sportinguista ficou impraticável!
Malditos lampiões estes que nem os jogadores dos Matrecos escapam à sua fúria. São tal e qual aqueles que ganharam o campeonato à pedrada na Academia de Alcochete!