sábado, 25 de julho de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem esteve presente toda a Tertúlia: Águia, Aphia, Bichano, Reileão, Poeta, kacus, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu.

Foi uma Tertúlia sem observadores, mas com paparazzi como irão ver.

Ordem de Trabalhos:
1. Caldeta de de peixe do rio e peixe frito com salada.( Este ponto é variável semanalmente ).«Caldeta só mesmo aqui em Juromenha». Não foi consensual a avaliação desta Caldeta, para uns «Boa», para outros « Heee...», ou ainda para outros « É pá, aquela que comemos à "roda" do Rio, estava melhor!»

Posso-lhes é dizer, que alguns para "desmoer", tiveram que descer e subir duas vezes as novas e muito célebres escadinhas que vão do Lgº do Posto ao Alqueva. Tal foi o fartote...

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Como já se devem ter apercebido, a Tertúlia foi mais uma vez deslocalizada, a de ontem foi até Juromenha para assistir à festa local.

E como não podia deixar de ser, a Tertúlia também foi bastante descontraída e em ambiente de festa.

O Reileão arranjou um jovem "rival" Juromenhense na arte de cantar o fado, o Nuno. Com mais umas lições do Reileão e pode estar ali um "verdadeiro artista".

Mas também arranjou uma das suas habituais teimosias com a Tá-ta-rá-tá. Não vou aqui divulgar quem tem razão, mas vou meter a definição do lagostim em causa e se algum deles ler, vai ficar a saber quem é o teimoso: « Crustáceo com corpo estreito e alongado, carapaça dura e patas compridos com pinças nas pontas».

Já agora a carapaça só serve a quem a enfia...

Depois..., depois falou-se de politica e tão aprofundadamente que o trio composto por Aphia, Poeta e Eu, inconscientemente nos abstraímos do resto da Tertúlia e em meia hora já tínhamos definido o Governo da República para 2013 e o próximo Presidente da Republica!

Não vou maça-los com a explicação da forma como lá chegámos, são umas contas levadas da breca, posso no entanto adiantar que uma coisa e outra rodam em torno do Manuel Alegre. O Aphia ficou "piurso" com a conclusão final e extravasou-se de sentimentos:

Ai vem o gajo do Bloco
Tão perfumado e airoso
Desce a rua meio louco
À procura do comuna piroso.

POETA, no cérebro do Aphia.

Depois veio o arraial, onde fomos apanhados pelo paparazzi Al-barran:

Alguns Tertúlianos deixaram-se apanhar pela objectiva do Al-barran, outros esquivaram-se.


Em pleno arraial, onde ficou demonstrado que se uns têm mais habilidade para a musica, outros têm uma supremacia natural no "pingolin"!

A alarvidade da noite conseguiu-a o Águia, que numa "conversa" com o Rui Patrício, G. Redes do SCP, atirou-lhe com uma caipirissima acima, que a grande área sportinguista ficou impraticável!

Malditos lampiões estes que nem os jogadores dos Matrecos escapam à sua fúria. São tal e qual aqueles que ganharam o campeonato à pedrada na Academia de Alcochete!

11 comentários:

Anônimo disse...

O melhor estava para vir, mesmo no final da noite. Só já se encontravam presentes três resistentes tertúlianos, Bichano, Reileão e Poeta. Mas garanto-vos... ninguém vai saber de nada!

POETA

Anônimo disse...

Em relação a Alcochete, isso chama-se dor de cotovelo, e tem cura.

Anônimo disse...

Descobri por acaso este blog sobre uma terra que nunca tinha ouvido falar, mas que, graças ás novas tecnologias, consegui situar geograficamente num local do país inesperado. Gosto especialmente das Tertúlias de Sextas à noite, no entanto ultimamente a coisa anda um pouco desinteressante. Não faço ideia das qualificações académicas ou profissionais dos tertulianos, nem das suas sensibilidades; não sei as idades, já que só agora conhecemos a cara de alguns deles e delas porque há, pelo menos, duas mulheres. No entanto parece-me que haverâo outros assuntos que estes adultos falarâo e que não são aqui comentados, para manter a privacidade ou porque interessam pouco? Tenho curiosidade em vos conhecer melhor!

Anônimo disse...

Para quem é geograficamente de um local inesperado do país, não achas que já estás a querer saber demais? Se na realidade tens curiosidade em nos conhecer melhor, ficas desde já convidado/a para a tertúlia a realizar dia 2 de Agosto no Redondo e aproveitas para conheceres as festas e as ruas floridas.

Cumprimentos

POETA

Anônimo disse...

O Poeta tá marafado!!!

Ou está a fazer um convite envenenado, porque dia 2 não há tertúlia ou não contou bem as luas.

Cumprimentos

EU

Anônimo disse...

"EU" é que estou marafado?
Não gosto de envenenar ninguém, só provocar um bocadinho e contei bem as luas... dia 2 estou aluado na tertúlia das festas Ruas Floridas do Redondo. Ou será que Kacus contou mal as luas? Que grande aluamento para aqui vai! Ehehehe!!!

Abraço

POETA

Anônimo disse...

Para quem é geograficamente de um local inesperado do país, não achas que já estás a querer saber demais? Se na realidade tens curiosidade em nos conhecer melhor, ficas desde já convidado/a para a tertúlia a realizar dia 1 de Agosto, Sábado, no Redondo. Aproveitas para conheceres as festas e as ruas floridas como só o Redondo tem.

Cumprimentos

POETA

Anônimo disse...

Mudança de plano geográfico para a próxima tertúlia. Por impedimento de vária ordem de alguns tertúlianos a tertúlia será como habitualmente no Alandroal, sexta-feira, dia 31 de Julho.

POETA

Anônimo disse...

E eu a pensar que os ia apanhar moutra de pingolin no redondo, já não posso levar a teleobjetiva...Mas não perdem pela demora !!

Anônimo disse...

Ias apanhar no redondo com a teleobjectiva e não perdes pela demora... que raio de conversa é essa?

POETA

Anônimo disse...

Ò Poeta então agora não percebes o português??Que raio de poeta és tu??Cuidado com os trocadalhos do caril...