sexta-feira, 10 de julho de 2009

AINDA A VISITA DO MINISTRO MÁRIO LINO AO ALANDROAL


Na cerimónia de lançamento do Concurso Público das Redes de Nova Geração, o Presidente do Município de Alandroal João Nabais, mostrou a sua satisfação por o Alandroal ter sido local escolhido para o evento.

Salientou também que tanto ele como toda a população do Concelho do Alandroal se sentia honrada com a presença do Sr. Ministro das Obras Públicas, Mário Lino e demais acompanhantes do Governo.

João Nabais agradeceu também a todos os habitantes do Concelho presentes pelo empenho na recepção e pelo interesse empenho que sempre revelam quando está em causa o futuro da comunidade.

O discurso do Autarca foi distribuído à comunicação social e que o Alandroalandia também teve acesso:

Permita-me agora senhor ministro que lhe manifeste o nosso entendimento de que, a escolha do Alandroal para esta apresentação de um investimento tão decisivo para o futuro do nosso país.

Mas consideramos também que é um tributo ao Concelho do Alandroal e a todas as suas Gentes que, com todas as dificultadas que são por demais conhecidas, tem realizado um grande esforço para se modernizar e desenvolver.

( O Presidente João Nabais e o Ministro Mário Lino no cumprimento do protocolo )

Este é um acto político da maior relevância porque o Governo da Republica, ao fazer esta escolha, dá um sinal claro de que está apostado no desenvolvimento dos pequenos Concelhos do interior do país, reconhecendo-lhe na prática e não apenas em termos formais como muitas vezes aconteceu no passado, os mesmos direitos em matéria de igualdade de oportunidades.

É também um reconhecimento para nós fundamental, de que as novas tecnologias são ferramentas decisivas na promoção da coesão nacional, combatendo as assimetrias regionais que tanto nos afectam.

O nosso Concelho, sendo um concelho do interior, está-lhe grato por este empenho que revela uma vontade expressa na mudança de paradigma que permita a requalificação e desenvolvimento do mundo rural.

O Alandroal enquanto autarquia, há muito que também reconhece o decisivo papel das novas tecnologias de comunicação e informação, fazendo um significativo esforço financeiro para ter todos os serviços do Município informatizados há vários anos. A referência a este esforço financeiro é tanto mais importante quanto o facto de habitualmente só atribuirmos valor a investimentos mais visíveis e mediáticos.

O objectivo nesta área é agora a disponibilização online de todos aqueles serviços e actos administrativos que possam ser prestados sem que os utentes tenham necessidade de se deslocar aos serviços.

É para nós e será porventura para todos os Municípios, a parte mais difícil porque implica mudanças estruturais e de comportamento pessoal que não são tarefa fácil mas, estamos a trabalhar nisso e a curto ou médio prazo isso será uma realidade também no nosso Município.

Neste âmbito, temo-nos empenhado em participar em todos os projectos disponíveis para esta área, sendo desde a primeira hora parceiro activo do Évora Distrito Digital e da Rede Comunitária de Banda Larga que já estamos a utilizar.

A implementação destas tecnologias permite às populações, particularmente às gerações mais jovens, abrir vias de acesso à sociedade de informação, para que já hoje mas particularmente no futuro, possam criar condições para competir em igualdade de circunstâncias e de tratamento, com os jovens das zonas do litoral.

Somos orgulhosos da qualidade ambiental e cultural que a nossa ruralidade nos permite mas, apostamos na inovação para criar condições que nos permitam aumentar o emprego e promover o desenvolvimento que estas novas ferramentas nos proporcionam.

É porque estamos convictos que este é caminho mais correcto e promissor que, posso anunciar aqui um projecto-piloto no Alandroal, que está em curso há cerca de 2 semanas e que se os resultados forem os que esperamos, nos vai permitir oferecer, a curto prazo e a toda a população do Concelho, um acesso internet, via wirelless, com custo muito reduzido, senão mesmo a custo zero.

Também por via desta aposta que é nossa, mas que sempre teve o incentivo das políticas do Governo nesta matéria, é para nós da maior importância e motivo de grande satisfação, a escolha do Alandroal para anunciar estes investimentos nas Redes de Nova Geração.

Por isso, e para terminar, porque afinal o objectivo desta cerimónia pertence ao Governo, queria dizer-lhe, senhor ministro, que o Governo terá sempre no Município de Alandroal um parceiro empenhado e disponível para colaborar na luta contra as assimetrias regionais, não apenas porque disso depende o nosso futuro, mas também, porque temos uma visão solidária do país e consideramos tal como vossa excelência, que esta é uma oportunidade que não podemos perder.

Não sei se será a última oportunidade mas, será com certeza uma oportunidade decisiva.

Termino reiterando os nossos agradecimentos por mais esta oportunidade que deu ao concelho de Alandroal e desejamos que esta aposta seja uma aposta ganha, para um futuro de desenvolvimento solidário e integrado do nosso país.


Senhor ministro, senhores membros do governo, senhoras e senhores convidados, amigas e amigos do nosso Concelho, a todos o nosso obrigado.


( A Banda da Escola de Música do Alandroal, mais uma vez a encher de orgulho os Alandroalenses )

3 comentários:

Anônimo disse...

disto tudo o que li, so posso tirar uma conclusão !! VIVA A BANDA DA NOSSA TERRA !!

Anônimo disse...

Olhe amigo, foi uma conclusão deveras inteligente, porque de resto não se conclui absolutamente mais nada. Será que o Nabais já começou a concluir a estrondosa derrota que vai ter? Nem que o "porreiro pá" apareça como por magia, qual D.Sebastião numa manhã de nevoeiro, se vai safar. Aos poucos as maningências começam a saber-se.

Zé Poveco

Anônimo disse...

A conclusão de facto é mesmo essa:
VIVA A BANDA!