quarta-feira, 29 de julho de 2009

REFINARIA DE BALBOA AINDA SEM DECISÃO


O Governo espanhol ainda está a estudar o parecer que o Ministério do Ambiente português emitiu em Maio sobre a refinaria Balboa, a construir em Espanha a 50 quilómetros da fronteira. A ministra espanhola do Ambiente disse ontem que ainda não tem data para uma decisão, depois de Lisboa ter mostrado a sua preocupação com os efeitos da refinaria na água do rio Guadiana e albufeira de Alqueva.

De momento, o Governo espanhol está a estudar o pedido português de reformulação do projecto, previsto para o município de Los Santos de Maimona, para assegurar que não haja problemas com a água em Portugal. A informação foi dada ontem pela ministra espanhola do Ambiente, Elena Espinosa, à margem da sessão de assinatura do protocolo de cedência de linces a Portugal, em Penamacor. Segundo a responsável, “não há pressa” em avançar com uma decisão.

A refinaria, que irá processar 110 mil barris de petróleo por dia, despejará diariamente 5,2 milhões de litros de efluentes tratados no rio Guadajira, que desagua no Guadiana. Segundo o projecto, os esgotos terão alguns poluentes em excesso, como mercúrio e chumbo.

Portugal pediu a reformulação do projecto para assegurar “a adopção de sistemas de tratamento avançados que eliminem ou reduzam significativamente as cargas totais dos poluentes”.

Além disso, o Ministério do Ambiente português sugere que os efluentes sejam libertados fora da bacia do Guadiana e está preocupado com lacunas quanto aos riscos de acidentes.

A Quercus considerou que o parecer português foi a forma de Portugal “mostrar o seu desacordo sem ser indelicado” e que pedir a remodelação do projecto é apenas “adiar o problema”.

In- Público

Ou se faz com condições ou não se deixe fazer, ou melhor, que se faça à portuguesa, adiando... adiando... Digo eu!

Nenhum comentário: