sexta-feira, 3 de julho de 2009

TERTÚLIA ESPECIAL EXPO 2009

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Nota prévia: Na impossibilidade de se fazer a habitual Tertúlia da sexta-feira, fez-se uma TERTÚLIA ESPECIAL EXPO 09.

Ontem estiveram presentes o Bichano, Reileão, Poeta, kacus, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu. Faltaram com justificação: Aphia e Águia.

Foram observadores: Kés-kés, Van Gogh e Sir Sheep.

Ordem de Trabalhos:
1. Nabais e Grilo.( Este ponto é variável semanalmente ).Desta vez não foi possível encomendar a refeição com a devida antecedência, pelo que tivemos que aceitar o Menu da noite: Nabais e Grilo, dois ossos duros de roer!

Já vão perceber porquê.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Desde o passado Sábado, estava estipulado que esta Tertúlia tinha de ser na Expo, mas o Restaurante não foi previamente escolhido.

Na hora, com uma consulta rápida a todos os Tertúlianos se haveria de decidir qual o Restaurante contemplado. Com alguns “vetos” , impedimentos e alguma perseverança do Bichano escolheu-se o Restaurante do JSA.

Ali chegado, deparei com três mesas compridas logo à entrada. A da esquerda incompleta, mas já com pessoas entretidas com as entradas, a do meio com um RESERVADO e a da direita com outro RESERVADO.

Resolvi procurar outro “poiso”, mas logo fui educadamente encaminhado pelo Presidente do JSA, para a RESERVADA do meio, vi logo que tinha ali havido uma “mãozinha” do Bichano, pois ele também é colaborador no Rest. do JSA.

Pouco depois de estar sentado, recebi um cumprimento do Presidente João Nabais, que logo de seguida se foi juntar aos elementos da mesa incompleta.

Mas a surpresa total aconteceu pouco depois, quando na RESERVADA da direita se começaram a acomodar os elementos do MUDA, sem o João Grilo, inicialmente.

Ai, os Tertulianos perceberam que estavam “encurralados”, no meio de um fogo cruzado de olhares bélicos e a “Tertúlia” que até se tinha marcado para se falar sobre a Expo, foi 100% politica.

Eis algumas considerações que saíram das bocas dos Tertulianos:

- O Grilo não vem porque tem medo ( o tal medo ) do Nabais.

E não é que o Prof. Grilo entrou num momento em que o Nabais se ausentou! Coincidências?

Mais:
- O Galhardas não está ai, sempre se passa qualquer coisa!!!

Puro engano, parece que o Ex-Vereador Joaquim Galhardas tinha um compromisso familiar.

Ou:
- Nem um nem outro vai ter problemas com a lei da paridade, pois em ambas as fileiras há cá cada “Generala”! Se um dos critérios for a beleza, então não vão ter mesmo problemas.

Ainda:
- O exército do Grilo é maior e mais organizado, enquanto ele não chegou, ninguém trincou, já o do Nabais mais descontraído, cada um “atirava” a seu belo prazer.

Mas ao fim ao cabo, nada de anormal se passou, a candidatura do MEDO... opsss, do MUDA portou-se na perfeição, tal como a do Nabais.

Talvez os Tertúlianos, tenham dado importância excessiva àquele “ fortuito” acontecimento. O que eu sei é que a partir daquele momento só se falou em política. Também se falou em política a sério, ficaram até registadas várias apostas.

Mas disso não vou falar, como foi uma “Tortúria”, fiquem-se só com as alarvidades.

17 comentários:

Anônimo disse...

Rosinha, embora não concorde com alguns comentarios teus !! Tenho que admitir que as Tertulias de Sexta tem uma discrição fantastica !! Parabens.

Anônimo disse...

:) :) :) Belo texto Rosinha, bem ao jeito do Contra Informação ehehehe

Olha se calha a haver disparos?! vocês poderiam ter baixas à conta de alguma bala perdida :) :)

Já agora, e visto teres escrito as alcunhas dos teus companheiros, qual é o teu "nome" na vossa tertúlia? Asticô Rosé? :) :) :)

Vicente

Anônimo disse...

Rosinha, Já te gabei hoje, mas ja estas a ser aldrabão... Não te vou gabar mais.... Primeiro disseste que não eras anti nem pro de ninguem, agora jogas-te com um comentário destes, por amor de deus. Esfolas os homens de principio ao fim, e o santinho do Nabais concerteza a rir... Ficou aqui mais uma vez patente as tuas qualidades....Só espero que nunca te venhas a dar mal... Talvez atè não mereças mas, não esperava uma destas vinda de ti... Sinceramente!!! Ass: BA!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
alandroalandia disse...

Quanto ao comentário anterior, retire aquilo que você mesmo considera desnecessário que ele entra.

Anônimo disse...

Parente quem escreve o que quer , lê o que não quer. Foste tu proprio rosinha que fizes-te com que o anonimo 17:56 visse o comentario apagado. "as generalas" como tu dizes, não deixa de ser menos grave, como o que comentario que tu apagas-te dizia.

Anônimo disse...

Realmente... O comentário das generalas está muito infeliz... vindo de quem vem... até parece que é um ícone de beleza!... E como se a beleza fosse o mais importante no meio disto tudo!!! Esses comentários são mesmo reles! Aliás eu até me envergonhava de o publicar num blogue... É por causa destes comentários que os alandroalenses têm fama de pouco civilizados...

Anônimo disse...

Estás a tentar ser espirituoso Rosinha, tu bebeste demasiado!...
Aconselho-te a escrever no blog quando estiveres sóbrio.

Anônimo disse...

parabéns pessoal pelos comentários mas quero aqui corrigir uns pontos da tertúlia;

1º É verdade que o Grilo entrou e o Nabais estava ausente, mas por falta de atenção o Rosinha devia ter reparado que eles se encontraram e se cumprimentaram à entrada do pavilhão.
2º Não acredito que o staf do Grilo não "trincasse" pelas razões descritas, isto porque segundo reparei já a mesa do Nabais estava a "trincar" e a do MUDA! népia(basta analizar a foto), o porquê de serem servidos muito depois não se sabe!
Caríssimos amigos as noticias não devem ocultar a verdade e muito menos serem distorcidas. Porque com noticias assim ainda vão acusar o blog, de ser o "Blog do Nabais". E eu como outros visitantes não o temos por isso, blog isento sim!

Anônimo disse...

1ºponto- Engraçado que tão generoso e educado que é o Nabais que estavam mais pessoas na sala mas só te falou a ti Rosinha, o Professor João Grilo não esteve presente no jantar todo por ter estado numa reunião, e o Sr.Joaquim Galhardas tinha sim um jantar de família.....

2º ponto - quando chegou o João Grilo falou a td a gente, talvez a ti não porque acho k sabemos porque.....

3ºponto- engraçado k quando o presidente saiu a musica de fundo k durante o jantar td esteve que nem se ouvia, quando o nabais saiu aumentou drasticamente era para que?? Causar mau ambiente?

4ºponto estando eu também nesse pavilhão vi quem é k esta com medo.....pk graças a deus ainda há pessoas educadas no alandroal que se deixam de armar em grandes quando no fim coitadinhas são uns lambe-botas (diz-me lá para que dar sequer importância a bocas) dispararam para td o lado são os melhores wuau falta de classe isso sim...

5º ponto - dizias tu que não estavas a favor nem contra ninguém acho k este tópico Muda tudo o k tenhas dito

Fica bem Rosinha, tirando estes tópicos de politica o fórum esta muito bom ;)

Anônimo disse...

Rosinha- Como esta semana não houve tempo para postar a poesia, deixo aqui estas quadras de escárnio e mal dizer. Era para ter lido na tertúlia, mas o caos e confusão não o permitiram. Estão escritas no género feminino... não me perguntes porquê, porque eu não explico... mas da mesma forma poderiam estar escritas no masculino. Aplicam-se às mais variadas pessoas e profissões, incluindo eu próprio! Ehehehe!!!



CONTRA

“Sou anarca ou sindicalista”… ehehehe!!!
Gosto de criar confusão;
Qualquer coisa que se agita
Entro em contra-revolução!

É difícil às vezes perceber
Quando ela está no contra…
Por mais que queira entender,
Não entendo essa lontra!

Com olhos de marrã morta
Diz que não… Se digo sim;
Se direita… Diz que torta,
A Contra é mesmo assim!

Depois fica meio amuada
Porque a chamo à razão.
Mas que grande endiabrada…
Se digo gato… Ela diz cão!

Nem com enorme paciência
Ela muda sua compostura…
É preciso muita prudência
Quando a Contra se transfigura!

Com suas entranhas revoltosas
E as vísceras quase à boca,
São conhecidas… muito famosas
As contrariedades dessa louca!

Deixo no ar este aviso
Para as mentes mais descuidadas…
A Contra perdeu o juízo,
Só se mete em trapalhadas!

Não podia mesmo terminar
Estas quadras a preceito;
Para a Contra saber levar…
Tem que ser com certo jeito!

Contra- Virús sempre activo

EHEHEHE!!!
Matias José (29-06-2009 )

Anônimo disse...

Acabei de ler as quadras. Só posso dizer uma coisa- Expectacular!
Aplicam-se perfeitamente a muitos políticos.

Este poeta dá comigo em doida!
Admiradora secreta,

CC

Anônimo disse...

Não há dúvida... a mesa mais interessante é a do meio. É aí que está o ponto de equilíbrio. Mas que foto interessnte... acho que vai ficar para a posteridade! ihihihi!!!

POETA

Anônimo disse...

Ólha o MEDO, Rosinha, ólha o MEDO!

É curioso que "exista" tanto medo do Nabais e quando observamos as respostas dos MUDA`s está sempre patente alguma raiva, muita agressividade e porque não um sentido de ameaça.
Senão vejamos;
1-" o João Grilo falou a td a gente, talvez a ti não porque acho k sabemos porque.....".
O que é que o Rosinha terá feito ao Grilo para ele não lhe falar?
2- "O comentário das generalas está muito infeliz... vindo de quem vem... até parece que é um ícone de beleza!..."
Óh Rosinha tu és feio e essa das generalas não agradou ao pessoal do MUDA. Será por complexo de culpa? Tenho ouvido dizer que quem manda no MUDA é uma mulher, talvez seja por isso.
3- "Ficou aqui mais uma vez patente as tuas qualidades....Só espero que nunca te venhas a dar mal..."
Rosinha, já ficas avisado, se o MUDA ganha, vais ver como elas mordem!

Bastava ler esta meia dúzia de "mudas" para ver que a "unidade" é um chavão para justificar a união de um conjunto de pessoas que na sua grande maioria não têm qualquer afinidade política, cujo único elo de ligação é o facto de o partido a que pertencem ou pertenceram, não lhes ter dado os lugares a que eles se julgam com direito.
A estes juntaram-se todos aqueles que têm ou julgam ter razões de queixa do Nabais.
Depois junta-se a família e depois arregimenta-se um conjunto de jovens bem intencionados que mais depressa do julgam irão perceber que estão a ser enganados.

É óbvio que ao lado do Nabais não estão todos os "santos" nem o Nabais é o "rei da boas maneiras", agora concluirem de repente que o homem é o único diabo do Alandroal, só nos pode dar a indicação de que esta gente não é politicamente séria.

E a título de exemplo eu deixo uma pergunta: Se o Nabais está com medo e anda a aterrorizar tudo e todos, porque razão permite que a mulher do Grilo continue com acesso a todos os serviços e movimentos da Câmara?

Não sejam ridículos.
Há uma coisa que eu não tenho dúvidas. Talvez mais rápido do eu penso, muita desta gente que se juntou no MUDA vai perceber que apenas está ao serviço da vingança do Grilo que foi corrido e da mulher dele que queria ser Chefe de Divisão e não foi nomeada.

A primeira vítima já aí está e chama-se Galhardas. Começou como "braço direito" do Grilo e já nem sequer aparece em lugar de destaque no encontro do MUDA. E vai ser pior porque alguém sussurrava um dia destes no Gilberto; " e assim onde é que vamos meter o Galhardas"?
Quem ouviu só não conseguiu saber a razão do " e assim".

Por isso, caro Rosinha, se os que lá estão não são "santos", os que se perfilam parecem-me trinta vezes pior.

Nota final: Porque é que os dirigentes do MUDA não publicaram os valores da Expo 2007? Concerteza que os dados estavam acessíveis e eram do conhecimento das pessoas que publicaram estes. O Grilo era Vice Presidente e a mulher é também concerteza tem acesso a tudo isto.
E já agora que dizer da "isenção" de quem publicou os dados das despesas e não teve a honestidade de dizer que faltam ali as receitas e os apoios dos fundos europeus?
É que no caso da Tourada, por exemplo, a Praça estava cheia, logo dá de certeza para as despesas.

Começam a tratar os alandroalenses como estúpidos ainda antes de lá chegar o que fariam se ganhassem.

Passem bem e espero que se apresentem a eleições para assistirmos aos debates, se é que os vai haver e espero bem que os façam e todos os candidatos tenham a coragem de estar presentes presentes.

Anônimo disse...

Boa noite!
Bom, os senhores, ou senhoras, ficam muito nervosos com algum comentário menos politicamente correcto, demonstrando falta de humor e sensibilidade a uma ou outra observação mais irónica; não me parece assim tão grave a alusão ás "generalas", por mim até dá força à presença feminina, quem disse que uma mulher bonita não pode ser competente? uma feia ou um marido ciumento... Olha, vou procurar a falta de civilização dos "marroquinos" noutro lado, hum... No Forum vazio em dia de espectáculo gratuíto? Não, aí a culpa não é da população, é da selecção elitista do programa cultural!na ribeira mal cheirosa que corre pró Lucifecit? Não, aí a culpa não é da população, é da "fábrica da tripa"! Na sala de cinema vazia, com um filme acabadinho de sair e que ainda nem passou por Évora (que nem é um bom exemplo)? Não sei... secalhar deviamos abrir o leque das nossas preocupações, para além de quem apoia quem, quem está de que lado, mas ao lado de que ideias, de que projectos, é verdade que estes são liderados por pessoas, mas o que são as pessoas sem a consistência das acções?!
Em relação à selecção de comentários que o Rosinha faz, parece-me que o faz bem, uma vez que ofensas pessoais fora do contexto das discussões deveriam ser, em último caso, assinadas, visto que o direito ao anonimato e à liberdade de o usar vai até não colidir com o direito à defesa pública de quem se sente ofendido.
CR

Anônimo disse...

Não percebo porque é que este último comentário não vem assinado... Ah!pois... está assinado... CR! C de Carlos, Célia, Carla, Cecília, Celina... R de Rodrigues, Rosa, Roma... Em relação aos comentários, não comento...

Anônimo disse...

Este comentário não vem assinado porque como não me parece que tenha feito ofensas pessoais, mantive a coerência em relação ao que tinha dito atrás e usei o direito ao anonimato.
CR