quinta-feira, 30 de julho de 2009

OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL

Mais uma sequência de imagens das tão faladas obras que estão a decorrer na Baixa Alandroalense.

Se bem se lembram, tudo começou com o polémico arranque das árvores na Praça da Republica, mas sabe-se agora que essa acção teve tudo a ver com a remodelação da Zona Envolvente ao Castelo. Que para além da requalificação superficial da praça abarca a substituição da antiga galeria de esgotos, remodelação do degradado ramal de água e soterrar os fios condutores de energia.

A fase final da da recicladora de alcatrão, "engolindo" o alcatrão para posterior reaproveitamento. Reparem no canto inferior esquerdo, "engoliu" uma "tablede" da parede amarela! Ai se o dono chega a saber!!!


O Técnico Camarário João "Bufo", mais um à procura do tesouro do ilustre Alandroalense Pêro Rodrigues. Mas cuidado, se tiver a essa porta, há mais quem reclame dessa partilha.


Em pleno subsolo do alto da praça, a moradia degradada dos pequenos roedores que ninguém quer por vizinhos.

Abaixo alguns achados arqueológicos:
Machado de pedra encontrado no decorrer das obras.


Mó em pedra, também ela encontrada na obra referida.


Silo entulhado, encontrado no subsolo da praça, ao lado deste encontravam-se mais três, mas supõe-se que haja muitos mais. Dá para notar a semi- circunferência feita pela terra no meio da rocha.

Estes silos serviam para os nossos antepassados guardarem os alimentos, nomeadamente os cereais. Alguns eram revestidos com barro ou cortiça e poderiam inclusivamente servir como armazenadores de azeite.

Pela quantidade de silos encontrados nesta área e pelos que se supõe haver nas zonas circundantes, dá para perceber a importância deste local na vida Alandroalense, desde tempos imemoriais.

O Alandroalandia agradece a cedência das imagens dos achados arqueológicos à
Empresa de arqueologia - Archeoestudos, Investigação Arqueológica, Lda. E particularmente à arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico - Sandra Santos.

9 comentários:

Anônimo disse...

A quando do renovação do piso da Rua da Mata foram encontradas enterradas várias talhas bem como uma série de arcos, mas como a arqueologia da altura não era paga ficou tudo no esquecimento.

Anônimo disse...

belissíma reportagem!
Fernandmoitl

Nuno Eduardo Coelho disse...

Excelente rabisco.
Consegues pôr o Hermano Saraiva a um canto!
Eu sei do que é o Johnny Bufo andava à procura à porta da AL-SPORT.....era duma ponta de "seta"!!!
:)

Anônimo disse...

Em todos os sítios quando aparecem silos, o procedimento normal é serem escavados. Quais os critérios? Será que a Leonor Rocha está a par da situação?
O Alandroal é uma excepção nestes confins do Alentejo tão mal aproveitado!
Onde deveria haver muitas pontas de seta é um pouco mais abaixo, no jardim Arnaldo Passos.

Anônimo disse...

"Em todos os sítios quando aparecem silos, o procedimento normal é serem escavados. Quais os critérios? Será que a Leonor Rocha está a par da situação?
31/Jul/2009 13:55:00"

Pois é, já cá faltava a tentativa de fazer parar a obra.

Será que o anónimo não sabe ler ou não reparou que o Rosinha diz no texto que existe uma Arqueóloga que está sempre de olho em tudo e fotografando tudo o que aparece?
Ou será apenas mais uma tentativa de parar esta obra?
Será que quem fez este comentário tem consciência dos prejuizos que isso acarreta para a população?
Ou será que a luta política é mais importante que o interesse das pessoas?

Anônimo disse...

Já me admirava que não viessem com a mania da luta política, o interesse das pessoas e a consciência da população, mais as malditas obras de fachada. A consciência política das pessoas foi oscultada em relação às obras que se estão a realizar, e a muitas outras que se realizaram, como é prática corrente em muitas autarquias do país?
A arqueóloga, perante determinados achados tem o dever deontológico de comunicar com o seu superior herárquico, que neste caso segundo sei, é a Drª Leonor Rocha, docente da Universidade de Évora e fiscal do IGESPAR. Se isso foi feito tudo bem, se não foi tudo mal!

alandroalandia disse...

Só um pequeno esclarecimento, para que os leitores fiquem elucidados.

No dia em que os silos foram descobertos a Drª Leonor Rocha foi informada e nesse mesmo dia deslocou-se ao Alandroal para tomar conta da ocorrência e tomou as devidas providencias junto da técnica responsável pelo acompanhamento arqueológico da obra.

M. Varandas

Anônimo disse...

Óh amigo Varandas, obrigado pela informação.
Mas esta informação não interessava ao "defensor" da intervenção da Dra.Leonor Rocha e do IGESPAR.
O objectivo único era lançar a confusão para fazer mais acusações mesmo que sem qualquer fundamento.
E como a empresa está a trabalhar depressa também já está a ser atacada.
Mas, por aquilo que estou a ver no andamento dos trabalhos os prazos vão ser curtos e vai estalar a castanha na boca de toda esta gentinha.
Fosse eu o Nabais e vocês já tinham levado a resposta devida.

Anônimo disse...

Lamento que o comentário que fiz ontém não tenha sido aceite, não tinha nada de ofensivo.
Mas vou tentar novamente dirigir-me ao anônimo de 3/Ago/2009 18:07:00
Se você vosse o Nabais diga lá a resposta devida que já tinhamos levado. Ou não tem coragem de o dizer mesmo anônimamente?