sexta-feira, 17 de julho de 2009

PROTEJA-SE CONTRA A GRIPE A


Direcção Geral de Saúde aponta alguns passos básicos para manter a gripe afastada (o mais possível) de si e dos outros. Leia e recomende.

Um documento elaborado pela Direcção Geral de Saúde (DGS), disponível na internet, alerta para uma série de medidas a tomar para combater o vírus da gripe H1N1, também conhecido por vírus da gripe suína ou mexicana.

A DGS avisa para evitar o contacto próximo com pessoas com gripe, e manter “pelo menos 1 metro de distância” de pessoas com o vírus. A Direcção de Saúde aconselha os engripados a permanecerem em casa e contactar a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24,de forma a protegerem-se e evitar o contágio a outras pessoas.

A forma de transmissão do vírus é por via aérea ou por contacto com as superfícies contaminadas: “Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão!“, avisa a DGS.

As mãos são fontes ‘privilegiadas’ de transmissão da doença, pelo que se recomenda que sejam lavadas com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Do mesmo modo, convém evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca, sem as ter lavado antes, dado que o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Por fim a Direcção Geral de Saúde recorda que as mesmas medidas são de extrema importância para evitar o contágio nas crianças, e lembra que é importante assegurar o apoio, em caso de doença, de pessoas que lhe sejam próximas.

O que é o vírus da Gripe A (H1N1)?

É um novo vírus que afecta os seres humanos. Nas zonas afectadas a doença tem apresentado um quadro clínico ligeiro.

Como se transmite a Gripe A (H1N1)?

O vírus é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.

Quais os sintomas/sinais da Gripe A (H1N1)?

Os sintomas são febre, tosse, dores de garganta, dores no corpo ou musculares, dores de cabeça, arrepios, fadiga e, nalguns casos, vómitos e diarreia.

Qual o período em que uma pessoa infectada pode contagiar outras?

Os doentes podem infectar outras pessoas por um período até 7 dias.

Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A (H1N1)?

De momento, não existe vacina que proteja os humanos do novo vírus da Gripe A (H1N1), prevê-se que esteja disponível no principio de 2010.

A vacina da gripe sazonal de 2008/2009 protege contra a Gripe A (H1N1)?

Ainda não existe informação sobre esta questão.

A infecção pelo novo vírus da Gripe A (H1N1) pode ser tratada?

Existe um conjunto de medicamentos que pode tratar a doença.

Consulte o quadro abaixo e divulgue-o:
In- www.observatoriodoalgarve.com

Nenhum comentário: