sábado, 31 de janeiro de 2009

AS TERTÚLIAS DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, o Bichano, Reileão, Aphia, Ku-adrado e Eu. Faltou o Águia, mas entregou justificação via SMS. Alegou motivos de chuva, mas a águia já está constipada há muito tempo.

Esta semana e antes da Ordem de Trabalhos, houve auscultação para admissão de dois novos tertulianos, Kejinho e Kéx-kés. Debatido o assunto, foi deliberado que ficariam em observação durante 30 dias.

Ordem de Trabalhos:

1. Batata frita com nacos de ovíparo. ( Este ponto é variável semanalmente ).













Prato apetitoso, mas com elevado teor de colesterol, pelo que eu me “atirei” aos periféricos.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

A Tertúlia de ontem foi uma anarquia total, falou-se de tanta coisa sem se dizer nada e foram tantos os temas abordados que a única coisa que ficou na memória, foram pequenas frases e algumas nem sei em que contexto foram proferidas.

Pelo que, a discussão resultou numa “salada” de idiotices, que as menos chocantes passo a transcrever:

O Aphia, mal humorado e alterado, depois de receber uma chamada, exigiu que se apagasse a TV, que aquele barulho era anti-social.

Logo, Eu protestou, afirmando: « Não! Eu gosto de ouvir o barulho das luzes»

Depois o tema predominante, foi o desacerto de alguns tertulianos a jogar futebol na equipa dos Veteranos do JSA, sendo os mais criticados o Bichano e o Kés-kés.

A paginas tantas diz o Bichano, « eu vejo o “embroglio” das coisas» e
« é pá desequilibrei-me porque apanhei a bola com os dois pés». Pudera!

E avisou-me logo, « vê lá o que metes no Blogue, se não o Ku-adrado não te partiu o blogue, parto-o eu ».

Entretanto Eu queixava-se que: « o Kés-kés meteu-me as bolas em profundidade», É lá!!! Cuidado com o contexto em que as coisas são proferidas.

A alarvidade da noite foi mais uma vez conseguida pelo Reileão.

OS GAJOS DA INTERNET ENGANAM-SE E ESCREVEM MAL À BRUTA!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

RECRUTAMENTO MILITAR

Todos os anos as Forças Armadas Portuguesas fazem o recrutamento para o ingresso de novos “magalas” e este ano não fugiu á regra.

Mesmo que o Serviço Militar não seja já obrigatório, o recenseamento continua a ser obrigatório. Assim todos os jovens do Concelho do Alandroal, que fazem ou fizeram 19 anos este ano, tiveram que se apresentar hoje no Centro de Recrutamento de Beja, ( excluindo as excepções ).

Segundo as minhas fontes, apresentaram-se em Beja 120 mancebos, nem todos só do Concelho do Alandroal, destes 120, só 10 se voluntarizaram para cumprir um mínimo de 1 ano de “Tropa”.

O que demonstra a dificuldade das Forças Armadas em arranjar recrutas, isto tudo apesar da falta de emprego, do salário que auferem ( 800,00€ ), da facilidade que lhes proporcionam em termos de equivalência académicas e o aliciante de lhe meterem logo uma arma nas mãos ainda no recrutamento! Descarregada claro.

Mas a alguns até que lhe fica bem a farda, apesar do ar efeminado.

Parece que alguns foram convencidos, ao dizerem-lhe que 70% dos voluntários são “gajas”, será que aqueles 10 acreditaram nisso?

DIVULGAÇÃO - ANTONIO PINTO BASTOS


Clique em cima da imagem para ampliar.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Aldrabar, Esferovite Party. Sábado à noite.

- Interdito Bar, XTREM Party. Sexta à noite.

CINEMA NO FÓRUM

- A Dupla Face da Lei . Sexta-feira ás 21,30h. M/12.

MUSICA

- Ciclo de Fado com António Pinto Bastos. No Auditório do Fórum Cultural Transfronteiriço. Sábado ás 21,30h.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

CRÉDITO À HABITAÇÃO, CONSULTA PÚBLICA


Banco de Portugal lança Consulta Pública sobre Crédito à Habitação

Está aberto, até dia 28 de Fevereiro de 2009, o período da Consulta Pública n.º 2/2009, referente ao projecto de Aviso sobre “Deveres de Informação no Crédito à Habitação”, que reforça as exigências actualmente impostas às instituições de crédito.

Através desta iniciativa, o Banco de Portugal (BdP) submete a consulta pública, até dia 28 de Fevereiro, o projecto de Aviso sobre “Deveres de Informação no Crédito à Habitação”, que reforça as exigências actualmente impostas às instituições de crédito pela Instrução n.º 27/2003.

Este projecto pretende obrigar as instituições de crédito a “prestar ao cliente bancário os elementos informativos definidos pelo Banco de Portugal”, através do reforço dos deveres de informação mínima obrigatória ao longo de cada uma das quatro etapas do empréstimo: simulação do empréstimo; aprovação do empréstimo; celebração do contrato; e vigência do contrato.

Além de sublinhar a importância "de um conjunto de informação essencial para a caracterização dos empréstimos à habitação e para avaliação das implicações nos orçamentos familiares dos planos financeiros que lhes estão associados”, o projecto visa também a padronização da Ficha de Informação Normalizada (FIN), a clarificação dos conceitos de “comissão” e “despesa” e a prova do cumprimento do dever de informação.

Os contributos podem ser remetidos ao BdP, preferencialmente para o endereço de correio electrónico clientebancario@bportugal.pt, mas também para o fax 21 310 78 78 ou para a morada: Banco de Portugal, Rua do Comércio n.º 148, 1100-150 Lisboa.

No comunicado que emitiu, o BdP informa que poderá publicar os contributos recebidos, devendo os respondentes que se oponham à publicação fazer disso menção expressa no contributo que enviem. Qualquer pedido de esclarecimento deverá ser enviado para o endereço de correio electrónico disponibilizado.

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

Já falei aqui das várias associações desportivas que fizeram parte do quotidiano de muitos Alandroalenses.

Mas uma houve que marcou toda a infância e adolescência da minha geração.

O Núcleo Desportivo e Cultural Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues.

O Núcleo teve a sua sede, onde é agora o Espaço Internet, paredes meias com a janela do meu quarto, por isso podem calcular a maneira como eu vivi aquela associação.

Foi criada, gerida, impulsionada e desenvolvida pelo Humberto Galhardas, naquele espaço que era pertença da sua família. Tinha como principais colaboradores aqueles atletas mais velhos, que ainda nem tinham atingido a maioridade. Já nem me recordo se pertenciam à Direcção. De entre eles lembro-me do José Ribeiro e do Pisco ( Piçarra ), que eram dos que faziam ali mais horas a zelar pelo bom funcionamento da sede.

O Núcleo surgiu no final da década de setenta e na ressaca do pós 25 de Abril de 74, numa altura em que não havia qualquer associação desportiva e cultural no Alandroal. Havia a Sociedade Artística, onde a principal actividade eram os jogos de azar e a Sociedade da Musica que comportava a Banda de Musica da altura.

Assim o Núcleo apareceu em força para colmatar essas falhas. Possuía uma Secção de Futebol Juvenil, que sem ser federada levava os jovens do Alandroal a jogar aos mais variados sítios na vizinhança.

Uma Secção de Atletismo, que foi o forte desta Associação. Ali foram criados vários Campeões Distritais, o Zé “Espanhol”, o Pisco, a Fátima “Taliscas”, a “São” Corneta...

Recordo-me de haver na sede, um mapa de Portugal com 1,50cm de altura, sobreposto sobre uma placa de esferovite, onde se marcava com um alfinete de cor, os locais onde os atletas do Núcleo se deslocavam, esse mapa do Tejo para baixo, estava quase todo picado, até nas aldeias mais improváveis o Núcleo marcava presença e quase sempre com excelentes resultados, tanto individual como colectivamente.

Tudo isto numa altura em que os meios de transporte eram escassos, só para terem um ideia, ainda nem a Câmara tinha autocarro ou qualquer carrinha de 9L, já o Núcleo tinha uma carrinha Volkswagen, daquelas muito ao gosto dos hyppies.

E muita vezes íamos numa “banheira” preta que o pai do Janeca tinha, ou com o Xico Manel, Zé Colunas, etc... Mas digo-lhes já que os "et ceteras", eram poucos.

O Núcleo possuía ainda uma biblioteca, a que foi atribuído o nome de D. Helena Xavier Rodrigues, esposa do Dr. Xavier, o distinto médico que deu o seu nome ao Núcleo Desportivo e Cultural Dr. Manuel Viana Xavier Rodrigues.

Como o desporto físico não era o meu forte, escusado será dizer, que era ali que passava grandes tardadas a ler e ouvir musica, mais à noite era um craque nos jogos de mesa, Dominó, Damas, Batalha Naval, Xadrez... E de madrugada de lerpa!

Com o aparecimento do J. S. Alandroalense nos finais de 1981, o Núcleo foi perdendo preponderância, até que fechou portas, até porque o Humberto Galhardas depois foi o 1º treinador do futebol jovem no JSA.

DIVULGAÇÃO - ALDRABAR

Clique em cima da imagem para ampliar

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA ( Domingo ás 15h. )

Bencatelense - U. Montemor
Arcoense - Redondense
Alandroalense - Oriolenses
Monte Trigo - Borbense
Escouralense - Portel
Estrela FC V. Novas - O Calipolense
Arraiolense - Sp. Viana

Classificação: 1ºEstrela 38, 2ºU.Montemor 37, 3ºM.Trigo 25, 4ºEscoural 25, 5ºAlandroal 22, 6ºOriola 19, 7ºBencatel 18, 8ºPortel 16, 9ºArcoense 14, 10ºCalipolense 14, 11ºBorbense 14, 12ºViana 11, 13ºRedondense 11, 14ºArraiolense 8

1ªDISTRITAL

SERIE A 01/02
Outeiro - Giesteira
Brotense - Valenças
Bairro Santo Antonio - GDR Canaviais
Desp. Cabrela - Luso Morense
Fazendas do Cortiço - Santana do Campo

Classificação: 1ºGiesteira 32, 2ºValenças 25, 3ºS.António 24, 4ºMorense 24, 5ºCanaviais 21, 6ºAlcaçovense 18, 7ºSantana 16, 8ºCortiço 13, 9ºCabrela 11, 10ºBrotense 10, 11ºOuteiro 2

SERIE B 31/01
Aldeense - Corval
Perolivense - São Romão
Rio Moinhos - São Manços
Santiago Maior -Vera Cruz
Azarujense - Estremoz
Rosário - Amieira

Classificação: 1ºPerolivas 30, 2ºS.Maior 30, 3ºCorval 30, 4ºS.Romão 25, 5ºEstremoz 23, 6ºR.Moinhos 22, 7ºV.Cruz 18, 8ºS.Manços 17, 9ºAldeense 16, 10ºRosário 13, 11ºAzaruja 8, 12ºAmieira 2

DISTRITAL DE INICIADOS
Luso Morense - Portel
SL Évora - Terena ( Domingo 10,30h.)
O Calipolense - GDR Canaviais

DISTRITAL DE INFANTIS
SL Évora-Juventude
Monte Trigo-Reguengos
Lusitano-Corval
Descansa: Carneirense

DISTRITAL DE ESCOLAS
Redondense-Estremoz
Terena-Borbense ( Sábado 11h.)

_____________________//____________________

RUGBY

RC Montemor - RC Elvas/CR Juromenha

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

DIVULGAÇÃO - INTERDITO BAR

Clique em cima da imagem para ampliar

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT - 15ª JORNADA

A XIV Liga Fantástica Al-sport assistiu neste fim de semana à sua 12ª jornada e 15ª da Superliga. Hoje o Alandroalandia publica a lista das classificações:
Esta semana, foi uma "semana maluca" na Liga Fantástica Al-sport, pois o ultimo do acumulado foi o 1º no semanal. Assim tivemos:

1º Carlos Tátá, com 39pts. Pode ter apanhado muitos treinadores de surpresa, a mim não, porque assisti à reformulação que ele fez na equipa e logo lhe vaticinei bons resultados. Ainda assim não conseguiu abandonar o ultimo posto.

2º Paulo Faustino com 38pts. Este que já foi uns dos mais fluentes Treinadores desta liga, este ano está um pouco "pesado". Mas a julgar pelas ultimas semanas, está outra vez a ganhar "ligeiresa".

3º Paulo Tátá com 38pts. Vai lá, vai... Quem é que a agarra este "ressuscitado" Treinador? Veio subindo, degrau a degrau e já me arrebatou a 2ª posição, ficando tão somente a 4pts do 1º classificado da geral acumulada.

Que continua a ser o Jeremias, agora com 447pts. Para 2º subiu então o P.T., com 443pts. Em 3º execuo estão o Carlão e Rosinha com 437pts.

A semana que vem é a ultima da 1ª volta da Liga fantástica Al-sport, por isso tenham em atenção a substituições.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A JANELA DO HUMOR

Esta janela é um novo espaço no Alandroalandia e pretende trazer aqui pequenos clips que me chegam via mail, com cenas bizarras que pretendem deixar os leitores do blogue de bom humor.

Adeptos do Benfica, são sempre aquela máquina!
Como o Benfica não há no nosse mundi, mai nada...

DIVULGAÇÃO - CGTP, 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL

Divulgação solicitada pela Interjovem Local


Clique em cima para ampliar

domingo, 25 de janeiro de 2009

POSTAGEM DESPORTIVA - RESULTADOS


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA ( Domingo ás 15h. )

Redondense 0 - Alandroalense 0
Oriolenses 1 - Monte Trigo 1
Borbense 2 - Escouralense 1
Portel 1 - Estrela FC V. Novas 1
O Calipolense 5 - Arraiolense 2
Sp. Viana 0 - Bencatelense 0
U. Montemor 4 - Arcoense 0

Classificação: 1ºEstrela 38, 2ºU.Montemor 37, 3ºM.Trigo 25, 4ºEscoural 25, 5ºAlandroal 22, 6ºOriola 19, 7ºBencatel 18, 8ºPortel 16, 9ºArcoense 14, 10ºCalipolense 14, 11ºBorbense 14, 12ºViana 11, 13ºRedondense 11, 14ºArraiolense 8

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Sábado ás 15h. )
Giesteira 3- Brotense 2
Alcaçovense 2- Desp. Cabrela 0
Luso Morense 1- Bairro Santo Antonio 2
GDR Canaviais 2- Outeiro 2
Valenças 0- Fazendas do Cortiço 3

Classificão: 1ºGiesteira 32, 2ºValenças 25, 3ºS.António 24, 4ºMorense 24, 5ºCanaviais 21, 6ºAlcaçovense 18, 7ºSantana 16, 8ºCortiço 13, 9ºCabrela 11, 10ºBrotense 10, 11ºOuteiro 2

SERIE B ( Domingo ás 15h.)
Corval 0 - Perolivense 1
São Romão 2 - Rio Moinhos 0
São Manços 0 - Santiago Maior 1
Vera Cruz 5 - Azarujense 2
Estremoz 3 - Rosário 1
Amieira 1 - Aldeense 1

Classificação: 1ºPerolivas 30, 2ºS.Maior 30, 3ºCorval 30, 4ºS.Romão 25, 5ºEstremoz 23, 6ºR.Moinhos 22, 7ºV.Cruz 18, 8ºS.Manços 17, 9ºAldeense 16, 10ºRosário 13, 11ºAzaruja 8, 12ºAmieira 2

DISTRITAL DE INICIADOS
Borbense - Est. V. Novas
Portel - Lusit. Évora
GDR Canaviais - Luso Morense
Terena 0 - O Calipolense 7

DISTRITAL DE INFANTIS
Juventude 1 -Monte Trigo 0
Reguengos 4 -Lusitano 6
Descansa o Carneirense

DISTRITAL DE ESCOLAS
Bentalel 16 -Terena 2
Borbense-Juventude

-------------------------------//-----------------------------

RUGBY
FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª.DIVISÃO - 1ª. JORNADA

R.C.ELVAS/C.R.JUROMENHA - RUGBY DA LINHA

No ESTÁDIO MUNICIPAL DE ATLETISMO em ELVAS, DOMINGO, 14.30h.

sábado, 24 de janeiro de 2009

AS TERTÚLIAS DE SEXTAS À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram todos presentes, o Bichano, Águia, Reileão, Aphia, Ku-adrado e Eu.
Ordem de Trabalhos:

1. Sopinha de Cação ( Este ponto é variável semanalmente ).Nada a apontar, estava deliciosa esta sopa de cação. Mais uma vez a escolha do menu foi acertada, ou então é a cozinheira que nunca erra.

Só o Ku-adrado é que pôs a sopa de parte, mas logo à partida, porque alegadamente não gosta do referido peixe e teve que se pedir um prato especial só para pôr aquele Tertuliano a "dar ao dente".

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Com dois jogos de futebol seguidos na televisão, é difícil fugir a esse assunto, mais a mais, quando joga o Benfica e dos "14 milhões!!!" de benfiquistas em Portugal, era muito difícil que não estivessem alguns presentes na sala.

Mas não lhe vou falar do empate do Benfica em Belém, aproveito sim a embalagem para divulgar a "alarvidade" da noite, largada pelo Reileão:

O BENFICA É O CLUBE DO COURATO E IMPERIAL EM COPO DE PLÁSTICO!

No entanto houve um assunto muito sério, que foi ali amplamente debatido e que está a afectar muitos Alandroalenses. O pagamento de serviços.

Mais não posso divulgar, porque o assunto ainda não está suficientemente esclarecido. Mas foi dada uma achega a alguns presentes, como devem proceder para resolverem as suas situações.

À parte de tudo isto, tenho a acrescentar que me congratulo com a presença, que já vai sendo habitual, doutra tertúlia paralela à nossa. E olha que eles também largam que "alarvidade"!

Ai os têm:Espero que para a semana lá estejam outra vez.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

FUTEBOL VETERANOS - A SAGA CONTINUA...


Desde o ultimo jogo de veteranos entre o Terena/Hortinhas e as Velhas Guardas do JSA, disputado em Cabeço de Carneiros, que foi prometida a “desforra” aos de Terena.

E como o prometido é devido, agora paga-se com juros e em vez de um jogo, são dois.

O 1º é já no dia 14 de Fevereiro em Terena e tem o patrocínio da Freguesia de S. Pedro ( Terena ).

O 2º é no dia 21 de Março em Alandroal e tem o patrocínio da Freguesia de Nª Srª da Conceição ( Alandroal ).

Atenção que destes dois encontros, há-de sair um seleccionado para jogar contra a “Melhor Equipa do Mundo”, no dia 18 de Abril em Terena, por ocasião da Festa da Boa Nova. Por isso apliquem-se e comecem já a treinar, não vá algum ficar de fora.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Fórum Café Concerto, Banda Afro-Tropical CANELA LIA. Sábado à noite.

CINEMA NO FÓRUM

- O Corpo da Mentira . Sexta-feira ás 21,30h. M/12

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A JANELA DO HUMOR

Esta janela é um novo espaço no Alandroalandia e pretende trazer aqui pequenos clips que me chegam via mail, com cenas bizarras que pretendem deixar os leitores do blogue de bom humor.

A "profissional" dos 30 reais.

O 1º vídeo desta rubrica só podia ser uma reportagem de TV brasileira.

DIVULGAÇÃO - JOGOS DA ZONA DOS MÁRMORES

Este é o novo calendário dos Jogos da Zona dos Mármores.


Clique em cima da imagem para ampliar.

POSTAGEM DESPORTIVA


OS ACONTECIMENTOS DESPORTIVOS DO FIM DE SEMANA

- FUTEBOL

COMPETIÇÕES DA A. F. ÉVORA

DIVISÃO DE HONRA ( Domingo ás 15h. )

Redondense - Alandroalense
Oriolenses - Monte Trigo
Borbense - Escouralense
Portel - Estrela FC V. Novas
O Calipolense - Arraiolense
Sp. Viana - Bencatelense
U. Montemor - Arcoense

Classificação à entrada para a 2ª volta: 1ºEstrela 37, 2ºU.Montemor 34, 3ºEscoural 25, 4ºM.Trigo 24, 5ºAlandroal 21, 6ºOriola 18, 7ºBencatel 17, 8ºPortel 15, 9ºArcoense 14, 10ºCalipolense 11, 11ºBorbense 11, 12ºViana 10, 13ºRedondense 10, 14ºArraiolense 8

1ªDISTRITAL

SERIE A ( Sábado ás 15h. )
Giesteira - Brotense
Alcaçovense - Desp. Cabrela
Luso Morense - Bairro Santo Antonio
GDR Canaviais - Outeiro
Valenças - Fazendas do Cortiço

Classificação à entrada para a 2ª volta: 1ºGiesteira 29, 2ºValenças 25, 3ºMorense 24, 4ºS.António 21, 5ºCanaviais 20, 6ºSantana 16, 7ºAlcaçovense 15, 8ºCabrela 11, 9ºCortiço 10, 10ºBrotense 10, 11ºOuteiro 1

SERIE B ( Domingo ás 15h.)
Corval - Perolivense
São Romão - Rio Moinhos
São Manços - Santiago Maior
Vera Cruz - Azarujense
Estremoz - Rosário
Amieira - Aldeense

Classificação à entrada para a 2ª volta: 1ºCorval 30, 2ºPerolivas 27, 3ºS.Maior 27, 4ºR.Moinhos 22, 5ºS.Romão 22, 6ºEstremoz 20, 7ºS.Manços 17, 8ºAldeense 15, 9ºV.Cruz 15, 10ºRosário 13, 11ºAzaruja 8, 12ºAmieira 1

DISTRITAL DE INICIADOS
Borbense - Est. V. Novas
Portel - Lusit. Évora
GDR Canaviais - Luso Morense
Terena - O Calipolense ( Domingo 10:30h )

DISTRITAL DE INFANTIS
Juventude-Monte Trigo
Reguengos-Lusitano
Descansa o Carneirense

DISTRITAL DE ESCOLAS
Bentalel-Terena ( Sábado 11h. )
Borbense-Juventude

-------------------------------//-----------------------------

RUGBY
FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª.DIVISÃO - 1ª. JORNADA

R.C.ELVAS/C.R.JUROMENHA - RUGBY DA LINHA

No ESTÁDIO MUNICIPAL DE ATLETISMO em ELVAS, DOMINGO, 14.30h.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PENSAMENTOS DO EDITOR - A PENSAR NOS MAIS NECESSTADOS

Numa das minhas visitas pelos blogues vizinhos, li no Alto da Praça ( Borba ), que a Rede Nacional de Cuidados Continuados vai trazer para o Alentejo mais 315 camas.

A Zona dos Mármores teve três candidaturas aprovadas, uma em Estremoz (Clínica Social Rainha Santa) e duas em Vila Viçosa (Cruz Vermelha Portuguesa - Núcleo de Vila Viçosa e Santa Casa da Misericórdia).

Noutra visita ao Correio do Alentejo, lá vinha, «... os beneficiárias são dos concelhos de Moura, Ourique, Castro Verde, Serpa, Estremoz, Vila Viçosa, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo, Mora, Elvas, Arronches, Marvão, Portalegre e Santiago do Cacém.

Pelos vistos o Alandroal continua a ficar de fora desta importante REDE!

Ao lado do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Alandroal, construiu-se um edifício de raiz, para esse fim, ou muito semelhante.

O edifício está pronto pelo menos há cinco ou seis anos, as obras de adaptação do edifício são continuas, mas no entanto até agora nenhum utente usufruiu daquelas instalações.

Hoje tive conhecimento que houve mais umas remodelações e “operações de cosmética” no referido edifício. Mas a julgar pelo que li em vários órgãos de comunicação social nenhuma dessas camas da Rede de Cuidados Continuados foi atribuída à Misericórdia do Alandroal.

Falou-se inclusivamente em criar-se ali um Centro de Fisioterapia, possivelmente será isso que está na calha. O que também não deixa de ter a sua importância.

Mas o Concelho do Alandroal tem de aproveitar este programa da Administração Regional de Saúde do Alentejo, que visa o financiamento público para a criação/requalificação de respostas do sector social nos Cuidados Continuados Integrados.

Como frisa a ARS, «Estas novas respostas promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia e constituem-se como um novo nível intermédio de prestação de cuidados de saúde e de apoio social, que funciona essencialmente entre os cuidados de base comunitária (centros de saúde) e os de internamento hospitalar e contribuindo assim para a redução do tempo médio de internamento hospitalar e para uma mais completa reabilitação destes utentes».

As nossas instituições locais têm que estar atentas a isto, seja a Santa Casa da Misericórdia, Centro Paroquial, Centro de Saúde, Lar Cantinho Amigo...

MUNICÍPIO DO ALANDROAL, GOP E ORÇAMENTO


A Assembleia Municipal de Alandroal, aprovou, por maioria, com 12 votos favoráveis do PS e 1 voto a favor do PSD, 6 votos contra da CDU e 1 abstenção do PSD, as propostas da Câmara Municipal relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento (GOP) para 2008, assim como, o Plano Plurianual de Investimentos (PPI) e o Plano de Actividades Anuais (PAM).

O Orçamento camarário para 2009, ultrapassa os 20,8 milhões de euros e foi estruturado para dar continuidade à estratégia de desenvolvimento para o Concelho que a autarquia iniciou em 2002 e que reforçou em 2005.

"Esta estratégia foi sufragada por maioria absoluta dos nossos munícipes, havendo assim razões mais que suficientes para seguir o mesmo rumo. 2009 não será fácil e conscientes dos constrangimentos da crise, iremos reagir como já fizemos antes. As dificuldades não nos vão inibir de continuar com o desenvolvimento e de procurar sempre as melhores soluções para promover o crescimento e a modernização do nosso concelho", afirma o presidente da Câmara João Nabais.

No último ano, a Câmara, assumiu novas responsabilidades, algumas delas com grande peso na gestão, em especial, as relacionadas com a transferência de poderes na Educação, sector que passou a ter um peso considerável na despesa da autarquia.

As verbas destinadas aos instrumentos de gestão do PPI e do PAM de 2009, apresentam grande volume e o seu peso no Orçamento assemelha-se ao de 2008. Em comum existe uma continuidade da estratégia de desenvolvimento iniciada em 2002. Por outro lado, se em 2008 havia que fazer face à mudança do Quadro Comunitário de Apoio (QCA) para Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN), em 2009 "as necessidades são semelhantes, pois precisamos de concluir parcerias e dar início a novos projectos e candidaturas sob pena de não usufruirmos do apoio imprescindível do QREN, incluindo a constituição de uma nova Associação de Municípios, a Comunidade Intermunicipal de Municípios do Alentejo Central", explica o edil.

O documento foi desenhado para consolidar os investimentos iniciados em 2008 em todo o concelho. "Este Orçamento reflecte os fortes investimentos que temos em curso em todas freguesias, dos quais saliento o Centro Educativo de Pias – EB1 (Santiago Maior), a ampliação do Cemitério de Juromenha, a comparticipação na ampliação do Lar de Idosos «Cantinho Amigo» em Santiago Maior, do novo Lar de Idosos da APIT em Terena e da nova Creche «O Chaparrinho» em Alandroal, além do investimento indirecto através da empresa Águas do Centro Alentejo, na renovação e modernização de todo o Sistema em Alta de Abastecimento de Água ao Concelho e renovação de todas as Estações de Tratamento de Águas Residuais", assegura João Nabais.

Ainda numa lógica de continuidade, e para a sede do concelho, foram inscritas as verbas necessárias à conclusão da nova Biblioteca Municipal, do Estádio Municipal Luís Figo e Parque Verde Urbano adjacente, da nova EBI 123. Esta última, à semelhança do Centro Educativo de Pias, vai ser dotada de um Pavilhão Gimnodesportivo equipado para ser utilizado pelas associações desportivas do concelho.

Para João Nabais "2009 será fundamental para o lançamento faseado de novos projectos que, com o QREN a exigir novas formas de intervenção e gestão, condicionam, desde já, o volume deste Orçamento".

Mas em termos globais, são vários os projectos que a autarquia inscreveu no Orçamento para este ano. Trata-se da requalificação da Praça da República na vila de Alandroal, da iluminação do castelo de Alandroal, da construção do CETA – Centro Empresarial e Tecnológico de Alandroal, da construção de uma nova Creche em Santiago Maior, do lançamento de loteamentos habitacionais em Santiago Maior, Juromenha e Alandroal, da construção de uma Biblioteca em Terena, da construção da 2.ª fase da Zona Oficinal de Santiago Maior, construção das infra-estruturas da Zona Oficinal de Terena, da construção da Casa Mortuária em Cabeça de Carneiro, da recuperação do Caminho Municipal 1109 entre o Rosário e Ferreira Capelins, da reconstrução da Rede de Distribuição de Água em Baixa e a conclusão do processo em Mina do Bugalho, Casas Novas de Mares e Largo dos Grilos – Aldeia da Venda, da conclusão da Rede de Esgotos em Casas Novas de Mares e da construção do Depósito Elevado em Montejuntos.

Embora as GOP contemplem vários projectos turísticos, o destaque vai para o Projecto Fortaleza de Juromenha, cujo lançamento da obra se prevê para o primeiro semestre de 2009, mas que já deu os primeiros passos com a construção do Caminho Pedonal, da vila até ao Regolfo de Alqueva.

Trata-se de um investimento que para além da recuperação do património e da construção de uma 'aldeia turística', promove um investimento de 20 milhões de euros e garante a criação directa de 100 postos de trabalho. Ainda no sector do turismo, a Câmara tem projectada a construção da Zona de Recreio de Águas Frias (Rosário), num investimento calculado em 1 milhão de euros.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PESCA DESPORTIVA - RESULTADOS

No Domingo passado realizou-se no Concelho do Alandroal o 1º Convívio de Pesca Ibérico.

Este convívio foi composto por cinco modalidades de diferentes de pesca:

-Pesca de competição ( Carpas, Barbos, etc...), que foi realizada na Horta da Ordem, Rosário.

Pesca ao achigã:

- Embarcado, com a concentração no cais de Juromenha e final na Horta da Ordem, Rosário.

-Margem, Pato e Catamarã, estas três também com inicio na Horta da Ordem.

A pesca não correu muito bem, pois os ciprinideos não ajudaram os pescadores. Dos 126 participantes em toda a prova só 6 capturaram peixe.

O vencedor na variante de pesca de competição, J. Pechincha do Eborense com 2,640kg.

Dos 24 inscritos nesta variante, este pescador foi o único que conseguiu capturar peixe. Três barbos.

Já na pesca ao achigã embarcado houve quatro equipas que conseguiram captura achigãs. Na variante de margem, venceu o único que apanhou peixe, Bruno Conceição. De pato e catamarã, ninguém se classificou.

A entrega dos prémios e almoço convívio, foi no Pátio de Cascalhais em Juromenha.

A ENTREGA DOS PRÉMIOS AOS VENCEDORES.
Vencedor para o maior exemplar Marco Almeida, com um achigã de 2,560kg.

Vencedor de pesca de competição, J. Pechincha com 2,640kg.

Achigã embarcado, equipa vencedora, Bruno Silva e André Silva, com 3,550kg.

Só me resta penosamente acrescentar que os três Marujos que estiveram presentes, onde me incluo eu, também não apanharam qualquer peixe.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

METEO- ALANDROAL EM ALERTA LARANJA


O Concelho do Alandroal, está novamente com aviso Laranja devido a baixas temperaturas e aguaceiros.

Aliás todo o distrito de Évora está a partir de hoje à noite com aviso Laranja devido às baixas temperaturas, que descerão aos 0 graus.

ALERTA LARANJA: Situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações do ANPC.

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

ESTATUTOS DA CASA DO CONCELHO DO ALANDROAL

Já algumas vezes falei na Casa do Concelho do Alandroal em Lisboa, inclusivamente quando postei aqui as edições de 1973 e 1974 do jornal " Alandroal, Terra Minha ". Jornal que era apoiado por esta Casa.

Casa esta, de que sabemos muito pouco, mas que a pouco e pouco e com a ajuda de Alandroalenses, que estão fora, mas continuam a acarinhar a sua terra natal, vamos desvendando alguns mistérios da historia recente do Alandroal.

Segundo o Alandroalense que me facultou este documento, a Casa do Concelho do Alandroal foi de bastante utilidade para os nossos conterrâneos, que tinham que por motivos vários de se deslocar a Lisboa.

Ali pernoitavam e eram encaminhados aos sítios certos, para resolver problemas de saúde ou outros, sem que obrigatoriamente tivessem que pagar alguma coisa. Tudo isto na década de 50 e 60 do Século passado, quando as dificuldades eram enormes.

Ao que parece essa casa ainda existe, mas alegadamente foi parar a mãos de privados de uma forma muito rocambolesca e nada transparente, tudo permitido por um "fidalgo" Alandroalense da altura.

A Capa, num tom esverdeado e num formato A6








Os meus agradecimentos ao leitor do Alandroalandia que possibilitou compartilhar estes documentos históricos.

Se clicarem em cima das imagens, podem ler todas as particularidades destes estatutos.

SAÚDE - NOVAS TAXAS MODERADORAS


Taxas Moderadoras na Saúde actualizadas a 1 de Fevereiro

Foi publicada em Diário da República a Portaria que actualiza a tabela das taxas moderadoras para o sector dos serviços de saúde. Os novos valores começam a ser praticados a partir de dia 1 de Fevereiro.

Por lei, o valor das taxas moderadoras é aprovado por Portaria do Ministério da Saúde, sendo revisto e actualizado anualmente tendo em conta, nomeadamente, o índice de inflação. A última alteração ocorreu em Dezembro de 2007, considerando a tutela que as referidas taxas “encontram-se desactualizadas quer quanto ao valor quer quanto à tipologia dos actos, pelo que se torna necessário proceder à sua revisão”.

A tabela com os valores actualizados está disponível para consulta no site do Diário da República Electrónico, sendo que, por exemplo, a consulta em hospitais centrais passa a ter uma taxa de € 4,50; a consulta em hospitais distritais será € 3,00; a consulta em centros de saúde passa a € 2,20; e o atendimento de urgência em centros de saúde terá a taxa moderadora de € 3,70.

sábado, 17 de janeiro de 2009

AS TERTÚLIAS DE SEXTAS À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes, o Bichano, Águia, Reileão, Aphia e Eu. Faltou o Ku-adrado, meteu o art.4º

Ordem de Trabalhos:

1. Omelete Simples ( Este ponto é variável semanalmente ).

Em relação ao menu pouco há a dizer, uma omelete é uma omelete, são ovos com mais ou menos sal. Mas houve uma coisa que me deixou intrigado, nunca tinha visto o Reileão com uma avidez tão grande! O gajo é danado para os ovos, com o peso que ele tem, se os ovos começam o chocar lá dentro, qualquer dia vimo-lo a levantar voo.

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Ontem foram várias discussões, mas mesmo, mesmo infundadas, não me lembro de quase nada e do que me lembro não percebi nada!

Lembro-me vagamente de Bichano me "ensinar" como se amara um avião ( Tema muito actual ) e que a culpa de 1% dos acidentes da aviação, é das aves.

Logo me lembrei do Aeroporto de Alcochete, "dama" que eu defendi com os "Pensamentos do Editor". Então se vão fazer o aeroporto novo, faz todo o sentido que se acabe com uma certa raça de aves de rapina que há por aquela zona! Mormente uma tal águia Vitória e todos os seus parentes. Bela ideia, a bem da segurança de todos nós.

O Aphia dando show, fazendo play-back de "Fadinho de Rastos" no Fórum.

Eu um simples apresentador dos artistas. As minhas desculpas pela qualidade das imagens, mas o Bichano tem um telemóvel tão fatela, que só dá para isto que estão a ver. No entanto, reparem na aureola que sempre me acompanha, por mais ruim que seja o artefacto, nenhum consegue fazer desaparecer a minha luminosidade!

E hoje, não tenho de alarvidades, pelo menos já são três da tarde e eu ainda não me lembro de quase nada.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

COMPARAÇÃO DE PREÇOS DOS MEDICAMENTOS ONLINE


O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P., disponibilizou online uma ferramenta de pesquisa de preços dos medicamentos, designada “PesquisaMG”, que permite aos cidadãos comparar custos.

Com a aplicação “PesquisaMG” disponibilizada pelo Infarmed através do seu site, qualquer cidadão poderá conhecer o preço do seu medicamento e compará-lo com todos os medicamentos com a mesma substância activa e verificar quais as alternativas que existem.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, o Infarmed aconselha que os cidadãos consultem o seu médico, o farmacêutico ou directamente o Infarmed através do e-mail centro.informacao@infarmed.pt.

PROJECTOS TURISTICOS PARADOS


O Publico escreve hoje que a crise trava maiores investimentos turísticos do país, será que o projecto de Juromenha, também está incluído neste rol?

In-Publico:


A crise está a bloquear mais de 3500 milhões de euros de investimento em turismo residencial. De uma lista de 18 grandes projectos analisados pelo PÚBLICO, e que somam mais de sete mil milhões de euros no papel, há pelo menos nove que estão a marcar passo, por falta de condições financeiras e dificuldades nas vendas.

Há dois anos, o mercado de segundas residências integradas em "resorts" foi apontado pelo Governo como um dos motores de crescimento económico, contribuindo para atingir uma meta de 21 milhões de turistas (quase o dobro do número actual) e receitas na ordem dos 15 mil milhões de euros em 2015.

A maioria dos empreendimentos analisados ostenta o estatuto legal de PIN (projecto de potencial interesse nacional), conseguindo mais facilidade nos processos burocráticos de licenciamento. No total, os cálculos do Turismo de Portugal elevam a 12.700 milhões de euros o investimento previsto em mais de 30 grandes empreendimentos para os próximos dez anos. Em causa estão 37.900 unidades (moradias), que se dividem sobretudo entre o interior e o litoral do Alentejo, o Algarve e o Oeste, na zona de Óbidos.

Mas à medida que a crise tomou conta dos mercados e a confiança dos compradores diminuiu, muitos dos investidores suspenderam a corrida por questões de precaução. Uns, especialmente no caso de empreendimentos ainda no papel, simplesmente porque os bancos deixaram de emprestar dinheiro. Outros, aguardam por novas tendências.

No Alentejo, que sofre de falta de notoriedade no segmento do turismo residencial, há projectos como a Herdade do Barrocal (da Aquapura, ligado a Diogo Vaz Guedes) que estão a ser repensados. "Gostaríamos de ir para o mercado em 2009 mas isso não vai acontecer", admite Miguel Simões de Almeida, administrador da Aquapura Hotels. Também o grupo SAIP (Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações) de José Roquette, tinha um investimento previsto de mil milhões de euros no Parque Alqueva, na zona de Reguengos de Monsaraz. A componente imobiliária deveria ser a primeira a arrancar. Agora, está apenas garantido um investimento de 250 milhões de euros, grande parte em hotelaria e serviços turísticos (náutica e golfe).

...

EMISSOR DESAPARECIDO PERTO DO ALANDROAL



Raptor Research lançou um pedido de ajuda na zona de Évora

Este pedido chegou ao Alandroalandia através do Grupo Raptor Research que se dedica ao estudo de diversas aves de rapina, utilizando métodos como o seguimento de aves via satélite.

Num dos estudos mais recentes sobre populações de Milhafre-real Milvus milvus da Alemanha, que invernam em Espanha e Portugal, foi perdido um dos emissores, pensando-se que a ave que o carregava terá morrido, e que esteja caída no campo nas proximidades da aldeia de Bencatel, distrito de Évora.

O grupo Raptor Research pede agora ajuda a quem possa deslocar-se ao campo para encontrar esta ave, bem como para reenviar o emissor, estando todas as despesas efectuadas para o efeito asseguradas.

Se puder dar esta ajuda contacte Bernd Meyburg para BUMeyburg@aol.com ou através do telemóvel nº 0049-172-3838084. Para mais informações sobre o Grupo consulte www.Raptor-Research.de.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

DIVULGAÇÃO - GUITARRA PORTUGUESA

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES

- Interdito Bar, Festa Super Bock ( 2+1). Sexta à noite

CINEMA NO FÓRUM

- O Dia em Que a Terra Parou . Sexta-feira ás 21,30h. M/12

MUSICA

- Passado, Presente e Futuro da Guitarra Portuguesa, com Fernando Alvim e Ricardo Marques. Sábado à noite no Auditório do Fórum Cultural do Alandroal

LAZER

- III Passeio TT " Porta de alqueva". Domingo na Mina do Bugalho. ( Ver aqui programa próprio ).

CULTURA

- Dança das Palavras, ( Dia Mundial do Compositor ). Quinta-feira, 15 na Biblioteca Municipal.

DESPORTO

- Jogos da Zona dos Mármores. ( As actividades previstas para estes jogos foram alteradas, mais tarde serão anunciadas na data correcta. )

--------------------------//-------------------------

NOTA:
De assinalar que esta semana não sairá a POSTAGEM DESPORTIVA, em virtude da paragem dos campeonatos.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

LIGA FANTÁSTICA AL-SPORT, 14ª JORNADA

A XIV Liga Fantástica Al-sport assistiu neste fim de semana à sua 11ª jornada e 14ª da Superliga. Hoje o Alandroalandia publica a lista das classificações:

1º Paulo Tátá, com 47pts.

2º António Troco, com com 40pts.

3º Paulo Faustino, com 37pts.

Esta semana, não vou fazer qualquer consideração sobre as pontuações, como forma de protesto contra a arbitragem do Benfica-Braga.

Perguntam-me vocês, mas o que é que isso tem a ver com Liga Al-sport?

Tem tudo, é que se o Braga não tem sofrido golos, mas marcado, esta liga dava uma reviravolta :)

DIVULGAÇÃO - VILA DE JUROMENHA

Diaporama sobre a Vila de Juromenha, suas gentes e tradições.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

GNR DO ALANDROAL DEPENDE DE NOVO COMANDO


GNR de Alandroal passa a depender do comando de Reguengos

O Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Alandroal deixou de estar na dependência de comando do Destacamento Territorial de Estremoz e passou, desde 1 de Janeiro, a estar sob a direcção do Destacamento de Reguengos de Monsaraz.

A GNR informa que esta alteração ao dispositivo dos Postos Territoriais se enquadra na reestruturação que se está a operar naquela força.

Assim, qualquer assunto a ser tratado pela população em geral e diferentes instituições, que necessite de ser endereçado ao Comando superior do Posto Territorial de Alandroal, deve ser dirigido ao Destacamento Territorial da GNR de Reguengos de Monsaraz.

TORNEIO DE VETERANOS, FINAL

No sábado passado disputaram-se as finais do I TORNEIO DE FUTEBOL VETERANOS DO CONCELHO DO ALANDROAL, finalmente!

Os jogos disputaram-se no Campo de Futebol de Cabeço de Carneiros, onde fomos recebidos calorosamente, apesar do nevão que se havia feito sentir durante a noite.

Os resultados foram os seguintes:

Apuramento do 5º e 6º classificados
G.D.CARNEIRENSE 2 - A.D.C.SANTIAGO MAIOR 7

Apuramento do 3º e 4º classificados
TERENA/HORTINHAS 1 - J.SPORT ALANDROALENSE 2

FINAL
CLUBE RUGBY JUROMENHA 5 - MINA/ROSÁRIO 0

A equipa vencedora do torneio, R. C. Juromenha

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º CLUBE RUGBY JUROMENHA
2º MINA / ROSÁRIO
3º J.SPORT ALANDROALENSE
4º TERENA / HORTINHAS
5º A.D.C.SANTIAGO MAIOR
6º G.D.CARNEIRENSE

Esta a equipa de veteranos do JSA, que venceu o jogo de consolação

Melhores marcadores de cada equipa:

Manuel Gonçalves do C.R. Juromenha - 13 golos
Vitor Pereirinha do Mina/Rosário - 4 golos
Nuno Coelho do J.S. Alandroalense - 3 golos
Inácio de Deus do Carneirense - 3 golos
José Varandas do Terena/Hortinhas - 3 golos
Luis Capaxo do ADC Santiago Maior - 1 golo

DIVULGAÇÃO - CONVIVIO IBERICO DE PESCA

Clique em cima da imagem para ampliar

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

ALANDROALANDIA 50.000 VISITAS!

O Alandroalandia alcançou hoje um numero simbólico de visitas, 50.000.

Pode até não parecer muito significativo, numa primeira análise, mas se atendermos ao tempo de vida deste blogue, 1 ano e 1 mês e que nos primeiros meses quase ninguém sabia da existência deste espaço.

Ao seu publico alvo, o Concelho do Alandroal, perto de 6000 habitantes e poucos deles com internet.

Aos Alandroalenses espalhados pelo mundo, que não faço a mínima ideia de quantos sejam, mas sei que muitos são fieis à sua terra e ás suas raízes.

Se atendermos a estes factos, digo-vos que estou orgulhoso em ter atingido esta simbólica marca em tão pouco tempo e sobretudo muito agradecido àqueles que visitam o blogue diariamente.

Agora é continuar a trabalhar para manter a confiança naqueles que me visitam e dedicar um maior esforço na divulgação do Alandroalandia para que mais alandroalenses tenham conhecimento do que se faz na sua terra.

ALANDROAL, ENCONTRADO EMPRESÁRIO DESAPARECIDO


João José, um conhecido empresário local, a trabalhar no ramo dos táxis, esteve desaparecido durante três dias na semana passada.

Segundo o que o Alandroalandia apurou foi alegadamente encontrado já no final da semana passada, perto da cidade de Beja.

A sua viatura de serviço encontrava-se acidentada e o empresário, ferido, foi transportado para um hospital de Lisboa.

As autoridades estão a investigar o caso, com contornos ainda desconhecidos, mas tudo leva a crer que tenha sido vitima de assalto.

Este empresário possui praça de táxis no Alandroal, Santiago maior e Évora.