sexta-feira, 31 de julho de 2009

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

JOÃO PAULO GALHARDAS

Nona obra, das trinta que fazem parte do trabalho de Matias José que foi a concurso de poesia do actor Mário Viegas 2007/08, Fórum Cultural de Santarém. A cada ilustração do João Paulo, está associado um poema e o de hoje, é:


Despertar

Acordo de um sonho…
Um sono profundo
Com traços e cores,
Coberto de flores,
Um Anjo no mundo!

Se puderes…
Pinta mesmo tudo!!

Matias José


Dentro de um túmulo ainda em vida, foto de Conceição Roque, colega de curso do João Paulo.

Se fosse vivo o João Paulo faria neste 30 de Julho, 45 anos. Os amigos que cá deixou, fazem questão de recordar todos os anos este dia.

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES & DISCOTECAS

- Esplanada do Fórum Café Concerto, Noite de Fado com Flora Silva e João Roque. Sábado à noite.

CINE FÓRUM

- És o Maior, Meu. Sexta ás 21,30h. M/12

DESPORTO & ÓCIO

- III Torneio de Futebol Praia. De sexta a Domingo no parque de Feiras e Exposições de Santiago Maior.
4ª Jornada:

quinta-feira, 30 de julho de 2009

TAUROMAQUIA ALANDROALENSE

APOSENTO DO ALANDROAL MUDA DE CABO

Confirma-se, o Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Alandroal, irá mudar de cabo já no mês de Setembro, com José Pedro Barreto a passar o testemunho ao jovem João Passos.

FÁBIO RAPOSO, APOSENTO DO ALANDROAL

Entretanto o grupo Alandroalense irá em Agosto e Setembro realizar uma forte campanha do outro lado da fronteira.

Assim, no dia 12 de Agosto actuarão na localidade espanhola de La Guardia, na provincia de Jaen; Já no dia 17 do mesmo mês estarão em Landete, na provincia de Cuenca;

FÁBIO FITAS, APOSENTO DO ALANDROAL

Em Setembro, actuarão no dia 5 em Campotejar, na província de Granada; No dia 12 de Setembro irão pegar a Colamero, também na província de Granada, a 19 desse mesmo mês estarão em Jaen e por fim no dia 29 apresentar-se-ão em Ayllón, na província de Sória.

Pelo meio far-se-á a festa de despedida do cabo do grupo, José Pedro Barreto. Será no dia 6 de Setembro, por ocasião da corrida a relizar nas Festas de Setembro.

FÁBIO CARDOSO, APOSENTO DO ALANDROAL

OBRAS DE REMODELAÇÃO DA ZONA ENVOLVENTE AO CASTELO DE ALANDROAL

Mais uma sequência de imagens das tão faladas obras que estão a decorrer na Baixa Alandroalense.

Se bem se lembram, tudo começou com o polémico arranque das árvores na Praça da Republica, mas sabe-se agora que essa acção teve tudo a ver com a remodelação da Zona Envolvente ao Castelo. Que para além da requalificação superficial da praça abarca a substituição da antiga galeria de esgotos, remodelação do degradado ramal de água e soterrar os fios condutores de energia.

A fase final da da recicladora de alcatrão, "engolindo" o alcatrão para posterior reaproveitamento. Reparem no canto inferior esquerdo, "engoliu" uma "tablede" da parede amarela! Ai se o dono chega a saber!!!


O Técnico Camarário João "Bufo", mais um à procura do tesouro do ilustre Alandroalense Pêro Rodrigues. Mas cuidado, se tiver a essa porta, há mais quem reclame dessa partilha.


Em pleno subsolo do alto da praça, a moradia degradada dos pequenos roedores que ninguém quer por vizinhos.

Abaixo alguns achados arqueológicos:
Machado de pedra encontrado no decorrer das obras.


Mó em pedra, também ela encontrada na obra referida.


Silo entulhado, encontrado no subsolo da praça, ao lado deste encontravam-se mais três, mas supõe-se que haja muitos mais. Dá para notar a semi- circunferência feita pela terra no meio da rocha.

Estes silos serviam para os nossos antepassados guardarem os alimentos, nomeadamente os cereais. Alguns eram revestidos com barro ou cortiça e poderiam inclusivamente servir como armazenadores de azeite.

Pela quantidade de silos encontrados nesta área e pelos que se supõe haver nas zonas circundantes, dá para perceber a importância deste local na vida Alandroalense, desde tempos imemoriais.

O Alandroalandia agradece a cedência das imagens dos achados arqueológicos à
Empresa de arqueologia - Archeoestudos, Investigação Arqueológica, Lda. E particularmente à arqueóloga responsável pelo acompanhamento arqueológico - Sandra Santos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

REFINARIA DE BALBOA AINDA SEM DECISÃO


O Governo espanhol ainda está a estudar o parecer que o Ministério do Ambiente português emitiu em Maio sobre a refinaria Balboa, a construir em Espanha a 50 quilómetros da fronteira. A ministra espanhola do Ambiente disse ontem que ainda não tem data para uma decisão, depois de Lisboa ter mostrado a sua preocupação com os efeitos da refinaria na água do rio Guadiana e albufeira de Alqueva.

De momento, o Governo espanhol está a estudar o pedido português de reformulação do projecto, previsto para o município de Los Santos de Maimona, para assegurar que não haja problemas com a água em Portugal. A informação foi dada ontem pela ministra espanhola do Ambiente, Elena Espinosa, à margem da sessão de assinatura do protocolo de cedência de linces a Portugal, em Penamacor. Segundo a responsável, “não há pressa” em avançar com uma decisão.

A refinaria, que irá processar 110 mil barris de petróleo por dia, despejará diariamente 5,2 milhões de litros de efluentes tratados no rio Guadajira, que desagua no Guadiana. Segundo o projecto, os esgotos terão alguns poluentes em excesso, como mercúrio e chumbo.

Portugal pediu a reformulação do projecto para assegurar “a adopção de sistemas de tratamento avançados que eliminem ou reduzam significativamente as cargas totais dos poluentes”.

Além disso, o Ministério do Ambiente português sugere que os efluentes sejam libertados fora da bacia do Guadiana e está preocupado com lacunas quanto aos riscos de acidentes.

A Quercus considerou que o parecer português foi a forma de Portugal “mostrar o seu desacordo sem ser indelicado” e que pedir a remodelação do projecto é apenas “adiar o problema”.

In- Público

Ou se faz com condições ou não se deixe fazer, ou melhor, que se faça à portuguesa, adiando... adiando... Digo eu!

PROJECTO DE 25 MILHÕES PARA A ZONA DOS MÁRMORES.


190 projectos de mais de 66 ME para valorizar mármores e recursos silvestres no Alentejo e Algarve

Dois consórcios com 135 parceiros públicos e privados querem desenvolver 190 projectos para valorizar os mármores alentejanos e os recursos silvestres do Baixo Alentejo e serra algarvia, num investimento global previsto superior a 66 milhões de euros.

Os 190 projectos estão previstos em dois projectos globais aprovados e que vão ter apoios comunitários através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

O projecto para a zona dos mármores no Alentejo, liderado pela Câmara de Borba, envolve um consórcio de 38 parceiros e inclui cinco projectos âncora e 41 complementares, num investimento de 24,6 milhões de euros.

O projecto pretende contribuir para valorizar os mármores alentejanos e aumentar a competitividade das empresas do sector nos concelhos de Borba, Estremoz, Vila Viçosa, Alandroal e Sousel, disse à Lusa o presidente da Câmara de Borba, Ângelo de Sá.

Segundo o autarca, os projectos, que por estarem integrados no projecto global já aprovado, têm um "selo de garantia" que irá permitir "quase o apoio directo" a fundos do QREN, "vão permitir avultados investimentos na região" e criar postos de trabalho.

In- Lusa.

FUTEBOL DE PRAIA - RESULTADOS

No passado fim de semana disputou-se a 3ªjornada do III Torneio de Futebol Praia em Santiago Maior.

Resultados seniores masculinos:
CLASSIFICAÇÕES À 2ª JORNADA:
Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Neste ultimo fim de semana, não se realizou qualquer jogo do escalão feminino.

BANDA DO ALANDROAL SEM DESCANÇO

A Banda da Escola de Música do Centro Cultural de Alandroal, é como que uma Embaixadora do Alandroal no Pais e certamente um orgulho para todos os Alandroalenses.

A Banda de Música do Alandroal é já centenária, ainda que apelidada por outros nomes, mas sempre tem sido conhecida pela BANDA DO ALANDROAL

A Banda, a actual Banda, nos últimos anos tem rejuvenescido. É um regalo olhar para a sua composição e constatar que na sua maioria ela é composta por jovens de ambos os sexos e oriundos de todo o Concelho do Alandroal. Posso concluir portanto que o futuro está assegurado.

Actuações agendados para o que resta deste Verão:

Bencatel
Dia 1 Agosto - Arruada e garraiada

Dia 2 Agosto - Arruada e Procissão

Rosário
Dia 8 Agosto - Arruada, Procissão e Demonstração Taurina

São Romão
Dia 15 Agosto - Arruada, Procissão, garraiada e Concerto

Ferreira de Capelins
Dia 22 Agosto - Procissão

Alandroal
Dias 5 e 6 Setembro - Arruadas, Procissão, corrida de Touros e Concerto

Águeda
Em Outubro e em data a definir - intercâmbio de 3 dias com a Banda da Castanheira ( Águeda)

terça-feira, 28 de julho de 2009

"MEDUSA", A BANDA POP/ROCK DO ALANDROAL

Em 1995 eclodiu uma Banda de Rock no Alandroal, OS MEDUSA.

Foi um projecto arrojado, de vários jovens Alandroalenses, mas que não chegou a singrar por falta de apoio das editoras.

No entanto foram feitas 10 musicas de originais, que seriam as que compunham o seu 1º álbum. Que não chegaria a ser distribuído a nível nacional por falta dos apoios já referidos.

VALENTINA, era o tema cabeça do álbum:



Se quiser ouvir outras musicas deste album entre em: http://www.youtube.com/results?search_query=medusa+alandroal&search_type=&aq=f

AINDA A VISITA DO MINISTRO MÁRIO LINO AO ALANDROAL

Vídeo de apresentação das Redes de Nova Geração no Alandroal:



In-Diário do Sul

domingo, 26 de julho de 2009

CONCELHO DO ALANDROAL COM INTERNET GRATUITA


A vila do Alandroal tem mais uma nova forma pública de acesso a internet.

Depois do Espaço Internet e da zona Hi-Fi do Fórum Cultural Transfronteiriço, os Alandroalenses têm a partir de agora à sua disposição mais um emissor de Internet Sem Fios ( Wireless ).

Esta nova antena, serve toda a vila de uma forma gratuita. Para isso basta que qualquer computador tenha um receptor Wireless para ter acesso à internet.

Os computadores mais recentes, já todos vêm equipados com este tipo de antena, para o mais antigos, há sempre a possibilidade de se adquirir uma antena exterior. Para ligar o computador a esta internet, procurem no vosso controlador de rede, ALANDROALDIGITAL e activem esse modo.

Este projecto é para abarcar todo o Concelho do Alandroal, prevendo-se que o sinal dentro da próxima semana já chegue à vila de Terena e vá evoluindo até todas as vilas e aldeias do Concelho estarem abrangidas.

sábado, 25 de julho de 2009

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

JOÃO PAULO GALHARDAS

Oitava obra, das trinta que fazem parte do trabalho de Matias José que foi a concurso de poesia do actor Mário Viegas 2007/08, Fórum Cultural de Santarém. A cada ilustração do João Paulo, está associado um poema e o de hoje, é:

Sonho

O sonho imenso de pintar
Tudo o que me rodeia…
Ou me apraz.
Esse sonho que a alma anseia
E por vezes não é capaz!

Sonhos! Vontade de riscar
O traço que se enleia,
E logo se desfaz…
Vai tecendo nessa teia
Para ver o que ela faz!

Mais sonhos de encantar
Como castelos na areia,
A obra se refaz...
Em noites de lua cheia
No olhar da tua paz!

E nunca te esqueças
De amar as cores!!!

Matias José


O Pintor de J. P. Galhardas.

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem esteve presente toda a Tertúlia: Águia, Aphia, Bichano, Reileão, Poeta, kacus, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu.

Foi uma Tertúlia sem observadores, mas com paparazzi como irão ver.

Ordem de Trabalhos:
1. Caldeta de de peixe do rio e peixe frito com salada.( Este ponto é variável semanalmente ).«Caldeta só mesmo aqui em Juromenha». Não foi consensual a avaliação desta Caldeta, para uns «Boa», para outros « Heee...», ou ainda para outros « É pá, aquela que comemos à "roda" do Rio, estava melhor!»

Posso-lhes é dizer, que alguns para "desmoer", tiveram que descer e subir duas vezes as novas e muito célebres escadinhas que vão do Lgº do Posto ao Alqueva. Tal foi o fartote...

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Como já se devem ter apercebido, a Tertúlia foi mais uma vez deslocalizada, a de ontem foi até Juromenha para assistir à festa local.

E como não podia deixar de ser, a Tertúlia também foi bastante descontraída e em ambiente de festa.

O Reileão arranjou um jovem "rival" Juromenhense na arte de cantar o fado, o Nuno. Com mais umas lições do Reileão e pode estar ali um "verdadeiro artista".

Mas também arranjou uma das suas habituais teimosias com a Tá-ta-rá-tá. Não vou aqui divulgar quem tem razão, mas vou meter a definição do lagostim em causa e se algum deles ler, vai ficar a saber quem é o teimoso: « Crustáceo com corpo estreito e alongado, carapaça dura e patas compridos com pinças nas pontas».

Já agora a carapaça só serve a quem a enfia...

Depois..., depois falou-se de politica e tão aprofundadamente que o trio composto por Aphia, Poeta e Eu, inconscientemente nos abstraímos do resto da Tertúlia e em meia hora já tínhamos definido o Governo da República para 2013 e o próximo Presidente da Republica!

Não vou maça-los com a explicação da forma como lá chegámos, são umas contas levadas da breca, posso no entanto adiantar que uma coisa e outra rodam em torno do Manuel Alegre. O Aphia ficou "piurso" com a conclusão final e extravasou-se de sentimentos:

Ai vem o gajo do Bloco
Tão perfumado e airoso
Desce a rua meio louco
À procura do comuna piroso.

POETA, no cérebro do Aphia.

Depois veio o arraial, onde fomos apanhados pelo paparazzi Al-barran:

Alguns Tertúlianos deixaram-se apanhar pela objectiva do Al-barran, outros esquivaram-se.


Em pleno arraial, onde ficou demonstrado que se uns têm mais habilidade para a musica, outros têm uma supremacia natural no "pingolin"!

A alarvidade da noite conseguiu-a o Águia, que numa "conversa" com o Rui Patrício, G. Redes do SCP, atirou-lhe com uma caipirissima acima, que a grande área sportinguista ficou impraticável!

Malditos lampiões estes que nem os jogadores dos Matrecos escapam à sua fúria. São tal e qual aqueles que ganharam o campeonato à pedrada na Academia de Alcochete!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES & DISCOTECAS

- Esplanada do Fórum Café Concerto, Salsa e Merengue. Sábado à noite.

CINE FÓRUM

- Star Trek, sexta ás 21,30h. M/12

DESPORTO & ÓCIO

- III Torneio de Futebol Praia. De quinta a Domingo no parque de Feiras e Exposições de Santiago Maior.
3ª Jornada:FESTAS

- Tradicionais Festas de Verão em Hortinhas, durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio).

- Festas Populares em Juromenha, durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio).

- Festa da subida de divisão e entrega de faixas da A.D.C. Santiago Maior, no Sábado. ( Ver programa próprio).

DIVULGAÇÂO - FESTA DE HORTINHAS

Clique na imagem para ampliar.

PESCA - A CAPTURA DE ACHIGÃS

Ora ai está mais uma boa pescaria de achigãs.

Mais um ano de pesca difícil ao achigã, noto isso principal nas conversas dos pescadores aqui na Al-sport, mas há sempre os teimosos que não desarmam!

É o caso do "Zé" Pedro Barreto, que conseguiu uma pescaria de 22 bons exemplares.
Ei-lo aqui em acção, dentro do pato a tirar mais um achigã.

Estes peixes foram todos tirados de pato, junto à margem na Barragem do Alqueva, Concelho do Alandroal. E mais uma vez com amostras adquiridas na Al-sport, nomeadamente com Senkos D. Ringer da Zoom.Para os amantes deste tipo de pesca, é uma boa noticia, saberem que esta espécie de quando em vez "colabora" com os pescadores. No entanto, noto cada vez mais os pescadores a regressarem à pesca de bóia para capturarem outras espécies mais colaborantes.

Para os "desesperados", procurem aconselhamento na Al-sport :)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

FUTEBOL, MEXIDAS NO DEFESO

O defeso futebolístico no Concelho do Alandroal tem sido "à Sporting", fraquinho!

Com excepção da A.D.C. de Santiago Maior, que tem tido reforços "à Benfica", muitos jogadores e dinheiro em abundância.

No JSA, falou-se e sei que esteve quase certo o ingresso do treinador "Zé" Manuel Cavacas, no clube. No entanto já na fase final das negociações, houve um desacordo em relação às "luvas".

Goradas estas as negociações, a Direcção partiu para um anseio do ano passado, o regresso do Mister "Juanito", o treinador que levou o JSA à sua melhor classificação de sempre, vice-campeão Distrital e que o ano passado foi Treinador-adjunto no Elvas.

O acordo de "princípios" entre o JSA e o Mister Juanito está feito.

O Grupo Desportivo do Rosário, está como o JSA, tem treinador novo. Mas jogadores? Ainda não há fumo branco.

O novo treinador do G.D.R. Rosário é o Mister Isaias, ex-Bencatelense. Isaías foi também o treinador da subida do JSA em 2002/03.

Já a A.D.C. de Santiago Maior continua com o Mister Vítor Pires, mas o plantel está a levar uma grande remodelação. Pode-se mesmo dizer que tem uma "equipa nova".

Aquisições/Renovações até ao momento nestes três clubes:

Juventude Sport Alandroalense

Treinador - Juanito

Renovações - "Zé" Pinto, Romão, "Zé" Rego e Joãozinho . Quanto a aquisições está tudo na expectativa.

Associação Desportiva e Cultural de Santiago Maior


Treinador - Vitor Pires.

Aquisições:
Tiago Medinas (Ex Atlético Reguengos)
Tiago Conceição (Ex Sp. Corval)
Mário Amélio (Ex Junior Lusitano)
André Cambim (Ex Junior Atlético)
André Roques (Ex Junior Atlético)
Rafael Caeiro (Ex Junior Atlético)
Nelson Carmona (Ex Junior Atlético)
Rodrigo Feijão (Ex Atlético Reguengos)
Nuno Pardal (Ex Amieira )
Rui Bia ( Ex perolivense )
José lameira G.R. ( ex Barrancos ).

Aqui na A.C.D.S.M. o problema está em saber quem renova e quem é dispensado, tal são as entradas!

Grupo Desportivo e Recreativo do Rosário

Treinador - Isaías.

Quanto a jogadores é tudo uma incógnita!!!

Por ultimo e em relação a futebol, o C.C.D. Terena vai participar nos campeonatos distritais nos escalões de Escolas e Infantis.

Fala-se também que este ano o JSA quer retomar os escalões de formação, nomeadamente no escalão de Juvenis. Será que este ano é a sério?

terça-feira, 21 de julho de 2009

FUTEBOL DE PRAIA - RESULTADOS


No passado fim de semana disputou-se a 2ªjornada do III Torneio de Futebol Praia em Santiago Maior.

Resultados seniores masculinos:
CLASSIFICAÇÕES À 2ª JORNADA:
Grupo A
Melhores marcadores: 1º Márcio Silva 9gls (Tarro), 2º Pedro Romeiro 9gls (Papamedias), 3º Nelson Carmona 8gls (Os Jogadores).

Grupo B
Melhores Marcadores: 1º Vítor Perdigão 6gls (Nuno Ramalho), 2º Rui Rodrigues 5gls (J.F. Mina), 3º Célio Nobre 4gls (CCD Ald.Venda).

Grupo C

Melhores Marcadores: 1º Luís Varela 6gls (Sex Simbol), 2º Rúben Falé 6gls (Snack-bar Silva) 3º Joaquim Marono 4gls ( Sex Simbol).

Grupo D
Melhores Marcadores: 1º José Bexiga 10gls (Electrotarro), 2º Luís Furador 5gls. (Rest. Convívio), 3º Marco Silva 5gls ( Electrotarro).

FUTEBOL FEMININO:
J. F. CAPELINS 9 - PANTERAS NEGRAS 3

Classificação: 1º J.F. Capelins 3pts. 2º ConstroHortinhas 3pts. 3º Panteras Negras 0pts. 4º Arrebenta Brutas ( desclassificadas ).

Melhores Marcadoras: 1ª Sara ramalho 4gls (Panteras Negras). 2ª Lídia Proença 3gls. (Constrohortinhas). 3ª Joana Fortes 2gls. (Constrohortinhas).

segunda-feira, 20 de julho de 2009

CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA


Vai viajar?

O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a qualquer cidadão nacional de um dos 27 Estados-Membros da União Europeia e, ainda Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça, beneficiar de assistência médica durante a sua estada temporária em qualquer um destes Estados. Saiba como requerê-lo através da Segurança Social.

Se vai viajar para um destes 31 países, em férias, em viagem de negócios, tirar uns dias para descansar ou estudar, solicite o CESD. O cartão é pessoal e intransmissível, de modelo único e tem um prazo de validade de três anos, renovável.

Pode solicitar o CESD através da Segurança Social, por e-mail, pelo serviço Segurança Social Directa ou por telefone.

O CESD é disponibilizado pela Segurança Social e pela ADSE.

DIVULGAÇÃO - FESTAS POPULARES DE JUROMENHA

Clique na imagem para ampliar.

DIVULGAÇÃO - FESTA DE SUBIDA DA A.D.C. SANTIAGO MAIOR

Clique na imagem para ampliar.

sábado, 18 de julho de 2009

A TERTÚLIA DE SEXTA À NOITE

Todas as sextas-feiras à noite (Excepções incluídas), Eu e um grupo de amigos reunimos num determinado local para debater os mais variados temas da sociedade de uma forma leviana. Com a autorização dos Tertulianos, vou passar a informar os leitores das “alarvidades” conseguidas nessas noites.

Ontem estiveram presentes o Bichano, Poeta, kacus, Aphia, Águia, Verguinha, Tá-ta-rá-tá e Eu. Faltou o Reileão com justificação.

Foram observadores: Comissário, Piriquita e Ku-adrado.

Ordem de Trabalhos:
1. Beldroegas silvestres com queijo e ovos escalfados.( Este ponto é variável semanalmente ).Mais uma boa refeição conseguida através de umas carnosas e suculentas beldroegas apanhadas nos matos da Fonte Soeiro!

2. Discussões infundadas, sobre matérias que não percebemos. ( Este ponto é invariável).

Hoje não me posso alongar muito, pois estou com tempo reduzido, mas posso dizer que os temas foram muitos e alguns bem discutidos.

Assim resumidamente falou-se:

Fazer-se no Alandroal uma Feira Medieval Erótica, proposta feita pelo Verguinha e Tá-ta-rá-tá. Isto num contexto em que o Verguinha acha que se gasta muito dinheiro nos grupos que se trazem ao Alandroal, principalmente nos espectáculos «elitistas que o Zé Carvalho traz ao Fórum». Adiantou ainda que «se quiserem arranjo grupos ou bandas de qualidade e a baixo preço e sem que eu cobre alguma coisa».

Ficámos ainda a saber que a empresa que está a fazer o arranjo urbanístico da praça, quer um alargamento do prazo da entrega da obra. Isto porque as obras se estão a tornar mais difíceis que o previsto. « Erro de cálculo dos arquitectos, na profundidade a que devem ficar os ramais».

Este tema deixou a totalidade dos Tertúlianos muito pesarosos, pois a ser assim, por altura da Festa de Setembro a praça ainda estará intransitável e há o sentimento na Tertúlia que a Festa de Setembro, faz mais sentido se for centralizada na praça.

Por ultimo o Aphia "sentiu" e muito as palavras proferidas a meio da semana por Alberto João Jardim, com a sua intenção de proibir o Comunismo. Quis também saber o que pensam os Tertulianos sobre este tema, mas não ficou muito agradado.

Pois se em geral o Alberto João foi considerado um folião e o que ele diz, regra geral não se deve levar em consideração, neste caso não deixa de ter alguma razão quando o Comunismo como doutrina é totalitário, tal como foi praticado por Estaline, Fidel Castro, Kim Jong-Il ou Mao Tse Tung, os lideres dos 4 bastiões comunistas.

Já proibir o Partido Comunista Português é outra coisa, o PCP cresceu e amadureceu com a Democracia Portuguesa, com ideais de esquerda mas nunca totalitarista. A sua forma de actuar e a maneira como "manobra" os seus militantes são úteis para consolidar a Democracia Portuguesa.

Depois de uma noite bastante "civilizada", considero que a maior alarvidade veio de fora da Tertúlia. Conseguiu-a o Folião Alberto João!

sexta-feira, 17 de julho de 2009

VIAGEM NO TEMPO E NA MEMÓRIA

JOÃO PAULO GALHARDAS

Sétima obra, das trinta que fazem parte do trabalho de Matias José que foi a concurso de poesia do actor Mário Viegas 2007/08, Fórum Cultural de Santarém. A cada ilustração do João Paulo, está associado um poema e o de hoje, é:

Pacto Final

Num mar de sonhos pintados
Foi afogando o seu olhar,
Seu último suspiro...
Tudo parecia consumado!?
Mas nesse breve e derradeiro
Momento de inspiração Divina,
Toda as cores, os traços...
Todos os sonhos de menino!
Por entre as pinceladas do coração
Entravam os primeiros raios de luz
Nas flores do Alentejo que tanto amava.
Finalmente, sem esboçar um único lamento
E com um sorriso de eterna saudade,
Despertavam novamente para a vida
As suas mãos finas e delicadas!!

Matias José

CRISTO II

PROTEJA-SE CONTRA A GRIPE A


Direcção Geral de Saúde aponta alguns passos básicos para manter a gripe afastada (o mais possível) de si e dos outros. Leia e recomende.

Um documento elaborado pela Direcção Geral de Saúde (DGS), disponível na internet, alerta para uma série de medidas a tomar para combater o vírus da gripe H1N1, também conhecido por vírus da gripe suína ou mexicana.

A DGS avisa para evitar o contacto próximo com pessoas com gripe, e manter “pelo menos 1 metro de distância” de pessoas com o vírus. A Direcção de Saúde aconselha os engripados a permanecerem em casa e contactar a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24,de forma a protegerem-se e evitar o contágio a outras pessoas.

A forma de transmissão do vírus é por via aérea ou por contacto com as superfícies contaminadas: “Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão!“, avisa a DGS.

As mãos são fontes ‘privilegiadas’ de transmissão da doença, pelo que se recomenda que sejam lavadas com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Do mesmo modo, convém evitar o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca, sem as ter lavado antes, dado que o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Por fim a Direcção Geral de Saúde recorda que as mesmas medidas são de extrema importância para evitar o contágio nas crianças, e lembra que é importante assegurar o apoio, em caso de doença, de pessoas que lhe sejam próximas.

O que é o vírus da Gripe A (H1N1)?

É um novo vírus que afecta os seres humanos. Nas zonas afectadas a doença tem apresentado um quadro clínico ligeiro.

Como se transmite a Gripe A (H1N1)?

O vírus é transmitido pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva, sobretudo através da tosse e dos espirros, mas também por contacto das mãos com objectos e/ou superfícies contaminados.

Quais os sintomas/sinais da Gripe A (H1N1)?

Os sintomas são febre, tosse, dores de garganta, dores no corpo ou musculares, dores de cabeça, arrepios, fadiga e, nalguns casos, vómitos e diarreia.

Qual o período em que uma pessoa infectada pode contagiar outras?

Os doentes podem infectar outras pessoas por um período até 7 dias.

Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A (H1N1)?

De momento, não existe vacina que proteja os humanos do novo vírus da Gripe A (H1N1), prevê-se que esteja disponível no principio de 2010.

A vacina da gripe sazonal de 2008/2009 protege contra a Gripe A (H1N1)?

Ainda não existe informação sobre esta questão.

A infecção pelo novo vírus da Gripe A (H1N1) pode ser tratada?

Existe um conjunto de medicamentos que pode tratar a doença.

Consulte o quadro abaixo e divulgue-o:
In- www.observatoriodoalgarve.com

quinta-feira, 16 de julho de 2009

AGENDA DE FIM DE SEMANA


ACTIVIDADES

BARES & DISCOTECAS

- Esplanada do Fórum, Grande Noite de Fado com Filipa Cardoso e Carlos Macedo. Sábado à noite.

CINE FÓRUM

- Zack and Miri Fazem um Porno, sexta ás 21,30h. M/16

DESPORTO & ÓCIO

- III Torneio de Futebol Praia. De quinta a Domingo no parque de Feiras e Exposições de Santiago Maior.
2ª Jornada:- III Passeio BTT Nocturno, em Santiago Maior. ( Ver programa próprio ).

FESTAS

- Tradicionais Festas de Verão em Cabeça de Carneiro, durante todo o fim de semana. ( Ver programa próprio).