segunda-feira, 14 de junho de 2010

ALANDROAL RECEBEU GALARDÃO ECO XXI 2009/'10


O ECOXXI é um projecto promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa, ABAE, que se destina aos municípios e que visa distinguir as boas práticas no sentido da sustentabilidade desenvolvidas a nível local, nomeadamente nos aspectos relativos à qualidade ambiental e às práticas de educação para a sustentabilidade.

A cidade da Maia acolheu, a cerimónia de entrega do galardão ECOXXI 2009/10 e o concelho de Alandroal recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Verde, símbolo das boas práticas ambientais e de educação para a sustentabilidade que o município tem vindo a promover.

Para a Câmara Municipal de Alandroal, a atribuição da Bandeira Verde representa o reconhecimento de um trabalho contínuo de aperfeiçoamento das boas práticas ambientais e de consciencialização para a necessidade de alterar alguns hábitos e, assim, contribuir para a melhoria do ambiente no concelho. A implementação de um sistema de recolhe de óleos alimentares usados e de diversos consumíveis, bem como a promoção de várias acções de limpeza e consciencialização são alguns exemplos do esforço que o Município está a fazer para ser um exemplo de boas práticas ambientais.

A entrega do galardão ECOXXI 2009/10 visa distinguir os Municípios que apresentaram práticas mais sustentáveis durante o período em análise. Quase 80% dos 39 Municípios que se candidataram foram este ano distinguidos com a Bandeira Verde ECOXXI 2010, o que significa que conseguiram pontuar acima dos 50% da pontuação máxima possível deste índice de sustentabilidade. Este é o caso do Alandroal, que alcançou uma pontuação de 52,5%.

A entidade promotora do ECOXXI procura, através de um sistema de 23 indicadores e diversos sub-indicadores, avaliar diversas vertentes da sustentabilidade. A gestão de recursos, a informação aos munícipes, a energia, mobilidade, floresta, resíduos, turismo e ordenamento do território são alguns dos indicadores avaliados.


Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Alandroal

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos que dão o exemplo no dia a dia contribuindo assim para um ambiente mais saudável. Parabéns aos autarcas que são sensíveis a estas questões tão importantes, pois só assim será possível garantir o equilíbrio ambiental que tanto necessitamos para existir. Que esta preocupação esteja sempre presente em todos como um dever cívico e moral!!!!

Anônimo disse...

5***** estrelas o comentário de 14/06/2010 21:40:00!

Anônimo disse...

QUEM FEZ O TRABALHO O JOÃO FFFF OU O JOÃO MMMM.
QUEREM LÁ VER QUE FOI O JOÃO MMMM SÓ EM 8 MESES, O HOMEM TRABALHA BEM.......

Anônimo disse...

A candidatura foi um trabalho no anterior executivo...

Anônimo disse...

Também algumas candidaturas do anterior vinham já de outro anterior mas fez sempre questão em fazer esquecer o que os comunistas deixaram preparado.